Investigação

Atuais interesses de investigação

Cidadania Social e Crise do Estado Providência

Globalização, mal-estar e conflitualidade

Risco social, integração e marginalização

Policy analysis

Microempreendedorismo, economia popular e economia solidária

Projetos de investigação

2010-01-01 - 2011-12-31 - "Da lesão vértebro-medular à inclusão social: a deficiência enquanto desafio pessoal e sociopolítico ", na qualidade de investigador responsável, financiado por FCT.

2007-10-01 - 2009-09-30 - "A desinstitucionalização dos doentes mentais. O papel das redes sociais nos cuidados de saúde", na qualidade de investigador responsável, financiado por FCT.

2007 - 2009 - "Microempreendedorismo e associativismo em países de desenvolvimento periférico", na qualidade de investigador responsável, financiado por CNPq (Edital 18/2007, processo nº 490774/2007-5).

2007 - 2009 - "O papel das redes sociais nos cuidados de saúde", coordenado por Luiz Inácio Gaiger, financiado por (Edital 18/2007, processo nº 490774/2007-5).

2006 - 2007 - "Estudo de Avaliação Prospectiva do Microempreendedorismo em Portugal", coordenado por José Portela, financiado por POEFDS.

2006 - 2007 - "O Impacto do (des)emprego na pobreza e exclusão social no Distrito de Coimbra", na qualidade de investigador responsável, financiado por POEFDS.

2005 - 2007 - "Rotas de (In)sucesso da Intervenção Social em Famílias muito Vulneráveis", na qualidade de investigador responsável, financiado por Fundação da Ciência e da Tecnologia (Projecto POCTI/SOC/59979/2004).

2003 - 2004 - "RENCOM - Regional socio-economic and cultural development in three Eastern European and three Western European countries: Facilitating regional learning processes in a competitive environment", coordenado por Jacques Vilrox e Jan De Schampheleire (Univ. Livre de Bruxelas), financiado por V Quadro.

2002 - 2004 - "Enfrentar a Vulnerabilidade Social. As Famílias e as Políticas em Passo Certo ?", na qualidade de investigador responsável, financiado por Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT 39644/SOC/2001).

2002 - 2004 - "RESORE - Employee's resources and social rights in Europe", coordenado por Bernard Priot, financiado por V Quadro.

1998 - 1999 - "A Transformação da Família e a Regressão da Sociedade-Providência, no âmbito do Projecto A Situação da Região Norte no Domínio Social. Estudos de Avaliação e Prospectiva", coordenado por Silvia Portugal / Pedro Hespanha, financiado por Comissão de Coordenação Regional do Norte.

1998 - 1999 - "Comparative Social Inclusion Policies and Citizenship in Europe: Towards a New European Social Model ", coordenado por Maurice Roche, financiado por Programa TSER (DG XII) .

1998 - 1999 - "Inclusion Through Participation. Inclusion and Exclusion in Social Policies and Everiday Experience in Central and Peripheral Areas", na qualidade de investigador responsável, financiado por DGXII da Comissão da União Europeia (SRD) no âmbito do Programa TSER .
    Parceiros Projeto:
              - Universidade de Utrecht (NL)

1996 - 1999 - "As determinantes globais dos sistemas de saúde e de protecção social: o papel do Estado e das Organizações não-Governamentais", na qualidade de investigador responsável, financiado por programa PRAXIS XXI.

1996 - 1999 - "Policy-relevant Models of the Natural and Anthropogenic Dynamics of Degradation and Desertification and their Spatio-Temporal Manifestations (ARCHAOMEDES II)", coordenado por Universidade de Cambridge, financiado por DGXII da Comissão da União Europeia no âmbito do IV Programa do Ambiente.

1996 - 1997 - "O papel da sociedade na protecção social: dinâmicas locais e instituições particulares num sistema renovado de segurança social ", na qualidade de investigador responsável, financiado por JNICT//Ministério da Solidariedade e Segurança Social.

1993 - 1997 - "O Estado e a Sociedade Civil: a Criação de Actores Sociais num Período de Reconstituição do Estado ", coordenado por Boaventura de Sousa Santos, financiado por Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica.

1991 - 1994 - "Observatório Intercentros sobre Estado e Sociedade em Portugal - Estado, Políticas Públicas e Regulação Socio-económica", na qualidade de investigador responsável, financiado por Fundação Gulbenkian .

1988 - 1990 - "O Estado, a Economia e a Reprodução Social na Semiperiferia do Sistema Mundial ", coordenado por Boaventura de Sousa Santos, financiado por JNICT.

ASPEN - Active Social Policies European Network

ESPAnet Portugal, Network for European Social Policy Analysis

Réseau Européen de Laboratoires Formes de So-cia-bilité, Rupture de Solidarité et Régulation Sociale