Paula Duarte Lopes

pdl@fe.uc.pt

Paula Duarte Lopes é investigadora da área dos Estudos para a Paz (Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz) do Centro de Estudos Sociais e professora de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, leccionando no 1o e 2o ciclos de Relações Internacionais, bem como no Programa de Doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos. Doutorada em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Johns Hopkins nos Estados Unidos da América. Mestre em Políticas da Economia Mundial pela London School of Economics and Political Science na Grã-Bretanha. Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação incidem actualmente sobre missões de paz, ajuda pública ao desenvolvimento, governação ambiental e conflitos hídricos internacionais. Tem várias publicações sobre estas temáticas.

Freire, Maria Raquel; Lopes, Paula Duarte; Nascimento, Daniela (2016), "'Responsibility to protect' and the African Union: assessing the AU's capacity to respond to regional complex humanitarian and political emergencies", African Security Review, 17, 1, 1-19

Freire, Maria Raquel; Lopes, Paula Duarte (2016), Problematising global-local dynamics in Timor-Leste, in Annika Björkdahl, Kristine Höglund, Gearoid Millar, Jaïr van der Lijn and Willemijn Verkoren (org.), Peacebuilding and Friction: Global and Local Encounters in Post Conflict Societies. London: Routledge

Lopes, Paula Duarte (2016), Timor-Leste: Building on Local Governance Structures: Embedding UN Peace Efforts from Within, in Richmond, Oliver; Pogodda, Sandra (org.), Post-liberal Peace Transitions. Edinburgh: Edinburgh University Press