Olga Solovova

Olga Solovova é investigadora do Centro de Estudos Sociais e membro do Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz. É Doutorada em Letras (Sociolinguística) pela Universidade de Coimbra (2014) com a tese que propõe uma abordagem ecológica sobre políticas de língua no país, articulando o caso específico de políticas de língua em famílias migrantes que sustentam a existência de escolas informais de línguas para além de português em Portugal. É membro da equipa portuguesa do projeto europeu ILOCALAPP: Incidental Learning of Other Cultures and Languages through an App, financiado pela agência Erasmus+ e coordenado pela Universidade de Bolonha, Itália. O projeto visa criar uma aplicação móvel para orientação cultural e linguística de estudantes de mobilidade internacional nas cidades universitárias europeias. Co-coordena dentro do CES, com a Doutora Maria José Carvalho da Biblioteca Norte-Sul, a organização e implementação do ciclo anual de formação avançada "Publicar sem perecer: Sobreviver ao turbilhão" orientado para as/os investigadoras/es em início de carreira. Os seus interesses de investigação centram-se em questões de ideologia linguística e políticas de língua, construções discursivas de identidade cultural em sociedades multilingues, abordagens multilingues à literacia e alfabetização, abordagens semióticas à construção do espaço social.

Solovova, Olga (2018), "Opening up ideological spaces for multilingual literacies at the margins of the Portuguese education system? Ethnographic insights from a Russian complementary school", International Journal of Sociology of Language, Special issue "Discourses about Literacy: Critical, Historical and Ethnographic Research in Brazil, Portugal and Timor-Leste"

Solovova, Olga (2017), "Ideologias em marcha: fotografias a documentar a viagem de refugiados/as", O Drama dos/as Refugiados/as na Europa, Cescontexto-Debates, 18, 19-28

Matos, Ana Raquel; Solovova, Olga (2016), "«Crónica de uma morte anunciada»: os discursos de imprensa sobre os movimentos de protesto na educação em Portugal (2005-2015)", Discurso & Sociedad, 10, 4, 685-707