Formação Avançada

Cursos de Formação Avançada

Guilherme, Maria Manuela (2016), formador no • Intercultural, interculturalismo ou interculturalidade? 'Línguas glocais' no ensino superior no Brasil (Intercultural, interculturalism or interculturalidade[e]? 'Glocal languages' in higher education in Brazil), (4h), February 2016), Doctoral programme, Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa;.

Guilherme, Maria Manuela (2016), formador no • Interculturalidade crítica e o ensino/aprendizagem de línguas: Exemplos de desenvolvimento curricular em universidades brasileiras (Critical interculturality and language education: Examples of curriculum management in Brazilian universities), (2h), January 2016, Postgraduate programme,, Coimbra, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra.

Guilherme, Maria Manuela (2015), coordenação do • GLOCADEMICS: Relações de poder entre línguas/culturas em equipas de investigação no mundo académico global e pós-colonial , Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra.

Guilherme, Maria Manuela (2015), formador no • Pedagogias críticas da comunicação intercultural (16h), Maio 2015, Salvador da Bahia, Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia.

Guilherme, Maria Manuela (2015), formador no • Educação Intercultural em Pedagogia Crítica (8h), November 2015, Pós-graduação em Educação,, São Paulo, Brasil, UNINOVE, Universidade 9 de Julho.

Guilherme, Maria Manuela (2009), formador no • Intercultural Communication: Political and academic approaches in Europe and the Americas (2h), 2009, Department of Human Communication, California State University, Fullerton, Department of Human Communication, California State University, Fullerton.

Guilherme, Maria Manuela (2008), coordenação do • Intercultural Competence for Tourist Purposes (8h), Lisboa, Escola Superior de Hotelaria e Turismo.

Guilherme, Maria Manuela (2007), coordenação do • Global English and Critical Cosmopolitan Citizenship (3h), Salvador da Bahia, Associação Cultural Brasil-Estados Unidos,Salvador da Bahia.

Guilherme, Maria Manuela (2007), coordenação do • Language, Intercultural Dialogue and Citizenship (2h), Fullerton, Ca., USA, California State University, Fullerton, Department of Human Communication.

Guilherme, Maria Manuela (2007), coordenação do • English as a Vehicle for Intercultural Communication and Critical Citizenship (2h), Jáen, Andalucia, Departamento de Inglês, Universidad de Jáen, Andalucia.

Guilherme, Maria Manuela (2007), coordenação do • Intercultural Competence in Multicultural Teamwork: Diversity Management and Intercultural Responsibility (2h), Jáen, Andalucia, Departamento de Inglês, Universidad de Jáen, Andalucia.

Guilherme, Maria Manuela (2007), coordenação do • Interculturalidade e Cidadania em Educação: Representações do Norte e do Sul (3h),, Bahia, Salvador, Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

Guilherme, Maria Manuela (2007), coordenação do • Línguas, Culturas e Educação: Para um cosmopolistismo crítico (3h), Bahia, Salvador, Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

Guilherme, Maria Manuela (2006), coordenação do • Intercultural Competence for Professional Mobility (8h), Lisboa, Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas.

Guilherme, Maria Manuela (2006), coordenação do • Educação Multicultural ou Intercultural: Da Política à Prática (12h), Coimbra, Portugal, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra.

Guilherme, Maria Manuela (2006), coordenação do • Intercultural Competence for Professional Mobility (12h), Coimbra, Portugal, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra.

Guilherme, Maria Manuela (2006), coordenação do • The Present and the Future of Humanities: Challenges and Opportunities (2h), Koper, Slovenia, International Humanities Camp, University of Primorska and the Faculty of Humanities Koper, Slovenia.

Guilherme, Maria Manuela (2005), coordenação do • A dimensão intercultural na educação para a cidadania (The intercultural dimension of citizenship education) (6 h), Coimbra, Portugal, Associação Fernão Mendes Pinto, Coimbra.

Guilherme, Maria Manuela (2005), coordenação do • Interculturalidade e Cidadania nos sistemas educativos ibéricos (12h), Coimbra, Portugal, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra.

Guilherme, Maria Manuela (2005), coordenação do • Diferenciação socio-cultural e estratégias de integração - EQUAL Project , Coimbra, Portugal, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra .

Guilherme, Maria Manuela (2005), coordenação do • Intercultural Competence for Professional Mobility (12h), Coimbra, Portugal, Associação Fernão Mendes Pinto, Coimbra.

Guilherme, Maria Manuela (2005), coordenação do • Cosmopolitan Citizenship and the need for a Critical Pedagogy in Foreign Language and Culture Education (15h) Seminar series (5): MA course, , Provo, Utah, USA, Brigham Young University, Utah .

Guilherme, Maria Manuela (2005), coordenação do • Intercultural Competence for Professional Mobility ( 25h), Coimbra, Portugal, Centro de Estudos e Formação Autárquica, Coimbra.

Guilherme, Maria Manuela (2005), coordenação do • Gestão da Diversidade e Responsabilidade Intercultural em Equipas Multiculturais (Diversity Management and Intercultural Responsibility in Multicultural Teams) (12h), Coimbra, Portugal, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra.

Guilherme, Maria Manuela (2005), coordenação do • Intercultural Competence for Professional Mobility (20h), Graz, Austria, European Centre for Modern Languages, Council of Europe, Graz, Austria.

Guilherme, Maria Manuela (2005), coordenação do • Conhecimentos, sustentabilidade e justiça cognitiva (Knowledge, sustainability and cognitive justice) (6 h), 2005 - PhD and M.A. Programme in "Poscolonialism and Global Citizenship" , Coimbra, Portugal, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra.

Guilherme, Maria Manuela (2004), coordenação do • A Dimensão Intercultural na Educação para a Cidadania: Análise de documentos oficiais e sua realização prática (The Intercultural Dimension of Citizenship Education: Document Analysis and their implementation) (12h), Coimbra, Portugal, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra.

Guilherme, Maria Manuela (2004), coordenação do • Estratégias de Interacção em Equipas Multiculturais (Strategies of Interaction in Multicultural Teams) (12 h), Coimbra, Portugal, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra.

Guilherme, Maria Manuela (2003), coordenação do • Diferenciação socio-cultural e estratégias de integração - EQUAL Project , Coimbra, Portugal, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra.

Guilherme, Maria Manuela (2003), coordenação do • Ensino do Inglês no ensino secundário em Portugal (English teaching in secondary education in Portugal) (2 h), Coimbra, Portugal, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra.

Guilherme, Maria Manuela (2002), coordenação do • A educação global no Programa de Inglês do Ensino Secundário (Global education in the Secondary School English Syllabus) (25 h), Almada, Portugal, Centro de Formação de Almada Ocidental.

Guilherme, Maria Manuela (2002), coordenação do • Língua/cultura estrangeira, os media e as novas tecnologias: Técnicas de laboratório e de aprendizagem autónoma (Foreign language/culture, media and new technologies: Laboratory techniques and autonomous learning) (25 h), Lisboa, Portugal, Sindicato dos Professores da Grande Lisboa..

Guilherme, Maria Manuela (2001), coordenação do • Desenvolvimento da consciência cultural crítica nas aulas de língua/cultura estrangeira , Almada, Portugal, Centro de Formação de Almada Ocidental .

Guilherme, Maria Manuela (1996), coordenação do • A pedagogia crítica na aula de língua estrangeira (Critical pedagogy in foreign language classes) (50 h), Lisboa, Portugal, Centro de Formação Rui Grácio .

Guilherme, Maria Manuela (1996), coordenação do • A aula de língua estrangeira na formação integral (Foreign language lessons and whole education) (25 h), Almada, Portugal, Centro de Formação de Almada Ocidental .

Guilherme, Maria Manuela (1996), coordenação do • A pedagogia crítica na aula de língua estrangeira (Critical pedagogy in foreign language classes) (50 h), Almada, Portugal, Centro de Formação de Almada Ocidental .

Guilherme, Maria Manuela (1995), coordenação do • A Reforma Educativa na Irlanda do Norte: Uma visita ao projecto Education for Mutual Understanding (Educational reform in Northern Ireland: A visit to the Project Education for Mutual Understanding) (2h), Lisboa, Portugal, Esc. Sec. Maria Amália Vaz de Carvalho .

Guilherme, Maria Manuela (1995), coordenação do • A importância da comunicação intercultural no futuro próximo (The importance of intercultural communication in the near future) (2 h), Lisboa, Portugal, Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho .

Guilherme, Maria Manuela (1995), coordenação do • A importância da comunicação intercultural no futuro próximo (2 h), Lisboa, Portugal, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Guilherme, Maria Manuela (1992), coordenação do • A orientação pedagógica e o ensino de uma língua estrangeira (Pedagogical mentoring and foreign language education) (24h), Lisboa, Portugal, Universidade Nova de Lisboa .

Guilherme, Maria Manuela (1991), coordenação do • Acções de Formação para a Generalização da Reforma Curricular (Teacher Development and Curricular Reform Implementation) (15 h), Lisboa, Portugal, Escola Secundária Eça de Queiroz .

Guilherme, Maria Manuela (1990), coordenação do • A crosscultural and interdisciplinary approach - Have fun with your students and colleagues: You're not paid enough to get bored (2 h), Figueira da Foz, Portugal, Associação Portuguesa de Professores de Inglês.

Guilherme, Maria Manuela (1990), coordenação do • A Relação Pedagógica (The Pedagogical Relationship) (30h), Lisboa, Portugal, Escola Preparatória Manuel da Maia .

Guilherme, Maria Manuela (1990), coordenação do • A Relação Pedagógica (The Pedagogical Relationship) (30h), Lisboa, Portugal, Escola Secundária de Linda-a-Velha.

Guilherme, Maria Manuela (1989), coordenação do Relating themes within a unit (6h), Lisboa, Portugal, British Council.

Guilherme, Maria Manuela (1989), coordenação do • A Relação Pedagógica (The Pedagogical Relationship) (104h), Lisboa, Portugal, Escola Secundária D. Filipa de Lencastre .

Orientações de Teses de Doutoramento

04-01-2016 - Orientação da tese de Doutoramento "CONHECIMENTOS INDÍGENAS E INTERCULTURALIDADE: OS SABERES TRADICIONAIS NAS ESCOLAS DO POVO PIPIPÃ, FLORESTA, PERNAMBUCO.", da autoria de ANA CAROLINA GOMES COIMBRA.

2010 - Orientação da tese de Doutoramento "European Doctorate", da autoria de Marisol Valldeperez .

2010 - Orientação da tese de Doutoramento "European Doctorate", da autoria de Patricia Mata.

Supervisões de Projetos de Pós-Doutoramento

2014 - Supervisão do projeto "O PROFESSOR DE LÍNGUAS INTERCULTURALISTA: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA DO SÉCULO XXI ", da autoria de Edleise Mendes.

2013 - Supervisão do projeto "A worthwhile educational challenge: Developing intercultural citizenship in Japan", da autoria de Mark Sawyer.

Orientações de Teses de Mestrado

02-02-2016 - Orientação da tese de Mestrado "O DISCURSO DOS PROFESSORES FRENTE ÀS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS NO ÂMBITO EDUCACIONAL", da autoria de SÍLVIO CÉSAR FERREIRA FELICIANO.

20-01-2016 - Orientação da tese de Mestrado "PLURALIDADE E DIVERSIDADE: diferenças e especificidades culturais dos afrodescendentes no espaço escolar", da autoria de MARIA JOSÉ MARTINS DE QUEIROZ SANTOS.

2014 - Orientação da tese de Mestrado "O Portefolio como instrumento de reflexão na disciplina de Desenho A do ensino secundário", da autoria de Carla Lopes.

2014 - Orientação da tese de Mestrado "Perspetivas e desafíos dos profesores face às necesidades educativs especiais: Uma visão transdisciplinar na escola regular ", da autoria de Lecir Oliveira .

2013 - Orientação da tese de Mestrado "A expressão identitária através do proceso rizomático nas Artes Visuais ", da autoria de Ligia Carteiro .

2012 - Orientação da tese de Mestrado "Apropriação e utilização de conhecimento científico no ensino das artes: (Auto)Formação docente ", da autoria de Catarina I. S. M. Costa .

2012 - Orientação da tese de Mestrado "Passo a Passo: Rumo à incluso e cooperação numa turma CEF ", da autoria de Carla Martins.