Maria Manuela Guilherme

MARIA MANUELA DUARTE GUILHERME é Investigadora Marie Curie no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde integra o Núcleo de Democracia, Cidadania e Direito. O seu projecto GLOCADEMICS - "'Glocal Languages' and 'Intercultural Responsibility' in a postcolonial global academic world: Power relations between languages/cultures within and between research groups" desenrola-se entre o Centro de Estudos Sociais, UC, e o Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo, Brasil. Tem um doutoramento em Ciências Sociais/Educação em Línguas e Culturas pela Universidade de Durham no Reino Unido e um Mestrado em Estudos Culturais (Estudos Americanos e Educação Bilíngue) pela Universidade Nova de Lisboa. Em 2001, foi-lhe atribuido o Prémio "Birkmaier Award", por investigação em projecto doutoral, em Washington D. C., pelo American Council on the Teaching of Foreign Languages e o Modern Language Journal. O seu mérito académico está também reconhecido no capítulo biográfico de Phipps, A. (2012). "Manuela Guilherme" em C. A. Chapelle (ed.) The Encyclopaedia of Applied Linguistics. Oxford: Blackwell Publ. Os seus interesses de investigação são Comunicação e Educação Intercultural, Teoria e Pedagogia Crítica, Políticas Linguísticas, e Educação para a Cidadania Global. Coordenou projectos internacionais financiados pela Comissão Europeia tais como:(a) ICOPROMO - Intercultural Competence for Professional Mobility (Leonardo da Vinci Programme), também apoiado pelo European Centre for Modern Languages, Conselho da Europa [2003-2006]) e (b) INTERACT - Intercultural Active Citizenship Education (Sixth European Framework Programme), também pela Fundação Calouste Gulbenkian [2004-2007]).Foi co-coordenadora científica do Projecto RIAIPE3: "Programa Marco Interuniversitario para la equidad y la cohesion social de las instituciones de educación superior en America Latina" (2010-2013), financiado pelo Programa ALFA da Comissão Europeia para a cooperação entre a Europa e a América Latina. A sua obra tem sido publicada internacionalmente. É autora de "Critical Citizens for an Intercultural World: Foreign Language Education as cultural politics", 2002, e co-editora de "Critical Pedagogy: Political approaches to language and intercultural communication",2004, ambos publicados pela Multilingual Matters, e de "European and Latin American Higher Education between mirrors: Conceptual frameworks and policies of equity and social cohesion" pela Sense Publishers. Foi ainda co-autora de "ICOPROMO - Intercultural Competence for Professional Mobility", European Centre of Modern Languages, Council of Europe (2007), e editora principal de "The Intercultural Dynamics of Multicultural Working" pela Multilingual Matters (2010), bem como autora de capítulos de livros e enciclopédias da Sage e Routledge. É também membro do Conselho Editorial de algumas revistas científicas, tais como a "Language and Intercultural Communication" e as revistas "Dialogia" e "Roteiro", Brasil.

Guilherme, Maria Manuela (2016), "Da praxis de-colonial e intercultural no ensino superior indígena: Andante ma non troppo.", Revista Lusófona de Educação, 31, 31, 179-197

Guilherme, Manuela; Dietz, Gunther (2015), "Difference in Diversity: Multiple perspectives on multi-, inter-, and trans-cultural conceptual complexities", Journal of Multicultural Discourses, 10, 1, 22-24

Guilherme, Maria Manuela (2015), Critical Pedagogy, in J. M. Bennett (org.), Encyclopaedia of Intercultural Competence. Thousand Oaks, Ca.: Sage