Maria Manuel Leitão Marques

mmanuel@ces.uc.pt

Maria Manuel Leitão Marques é licenciada em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e doutorada e agregada em economia pela Faculdade de Economia da mesma Universidade. Atualmente, é Professora Catedrática da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos Sociais desde a sua fundação. Participou e coordenou vários projetos nacionais e internacionais em Direito Económico, Direito da Concorrência e Sociologia do Direito e administração pública, em Portugal e no estrangeiro, sendo autora de vários livros e artigos publicados em diferentes línguas. É Vice-Presidente da Association Internationale de Droit Économique. Foi Secretária de Estado da Modernização Administrativa e responsável pelas áreas da simplificação administrativa e do governo eletrónico entre 2005 e 2011, tendo coordenado o Programa Simplex. Atualmente, a sua investigação incide especialmente sobre a regulação pública da economia e sobre a inovação nos serviços públicos.

Marques, Maria Manuel Leitão; Domingues, Mafalda (2015), Reforma da Administração e Inovação no Setor Público: um balanço das medidas no Memorando de Entendimento com a Troika, in Maria de Lurdes Rodrigues e Pedro Adão e Silva (org.), Governar com a Troika: Políticas Públicas em tempos de austeridade. Coimbra: Almedina, 283-297

Marques, Maria Manuel Leitão; Bettencourt Nunes, Leonor (2015), Deepening the freedom of services through pro-competitive regulation: the case of EU Services Directive, in Josef Drexl and Vicente Bagnoli (org.), State-Initiated Restraints of Competition. Cheltenham, Northampton: Edward Elgar Publishing, 103-134

Livro

Marques, Maria Manuel Leitão; Oliveira, Fernanda Paula; Guedes, Ana Cláudia; Maia Rafeiro, Mariana (2014), Sistema da Indústria Responsável. Comentário ao novo regime de acesso à atividade industrial. Almedina