Maria José Canelo

Maria José Canelo é investigadora do Centro de Estudos Sociais desde 2002, integrando o Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz e Professora Auxiliar na Secção de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Doutorou-se em Estudos Americanos na Universidade de Nova Iorque, defendendo a tese "Carey McWilliams and the question of cultural citizenship in the 1940s". Obteve os graus de mestrado (em Estudos Anglo-Americanos) e licenciatura (em Línguas e Literaturas Modernas - Inglês e Alemão) na Universidade de Coimbra. Lecciona na Licenciatura em Línguas Modernas, bem como nos programas de 2º ciclo em Estudos Anglo-Americanos e 3º ciclos em Estudos Americanos. Tem integrado várias equipas de investigação em projectos do NECC, de que destaca "A Representação da Violência e a violência da representação" e "Memória, Violência e Identidade: Novas Perspectivas Comparadas sobre o Modernismo". Os seus actuais interesses de investigação incluem as seguintes áreas e temas: estudos americanos e interamericanos; estudos literários e culturais; questões de identidade nacional e imigração; cidadania cultural; o modernismo e revistas literárias.

Canelo, Maria José (2015), ""Producing Good Neighbors: Carmen Miranda's body as spectacular pan-Americanism"", Révue Française d´Etudes Americaines, 2014/2 [publicada em/published in 2015], 139, 60-76

Livro

Canelo, Maria José; Soares, Marta (orgs.) (2013), Discourses That Matter: Selected Essays in English and American Studies. Newcastle upon Tyne, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing

Canelo, Maria José (2013), Dominar o medo e controlar a violência: a 2ª Guerra Mundial na revista _Common Ground, in António Sousa Ribeiro (org.), A Representação da Violência e a Violência da Representação. Coimbra: Almedina (Coleção CES/Almedina), 127-138