João Paulo Dias

jpdias@ces.uc.pt

João Paulo Dias é sociólogo, Mestre em Sociologia do Direito pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Doutor em Sociologia do Direito na mesma instituição. Actualmente é Diretor-Executivo e Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Autor de diversos artigos e livros, entre os quais, "Por caminhos da(s) reforma(s) da justiça" (2003), com João Pedroso e Catarina Trincão, "O mundo dos magistrados: a evolução da organização e do auto-governo judiciário" (2004), "O papel do Ministério Público no poder judicial: estudo comparado dos países latino-americanos" (2008) (Coord. com Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo) ou "O Ministério Público no acesso ao direito e à justiça" (2013), entre outros. Debruça-se, em termos de interesses de investigação, sobre as questões do Acesso ao Direito e à Justiça, do papel do Ministério Público e, em particular, da caraterização sociológica das magistraturas (juízes e magistrados do Ministério Público) numa perspetiva comparada.

Dias, João Paulo (2016), O Ministério Público como Agente de Mudança Social, in Maria L Rodrigues, Conceição Gomes, et al. (org.), 40 Anos de políticas de justiça em Portugal. Coimbra: Almedina, 757-786

Dias, João Paulo (2016), "A reforma do mapa judiciário: desafios ao Ministério Público no acesso ao direito e à justiça", Revista do Ministério Público, 145, 41-74

Dias, João Paulo (2016), "The transition to a democratic Portuguese judicial system: (delaying) changes in the legal culture", International Journal of Law in Context, 12, 1, 24-41