Gonçalo Canto Moniz

Gonçalo Canto Moniz (Porto, 1971) é investigador do Núcleo Cidades, Culturas e Arquitectura (CCArq) e foi membro da Direcção Executiva do Centro de Estudos Sociais da UC (2014-2017). Licenciado em Arquitectura em 1995 no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde é Professor Auxiliar, Coordenador do Mestrado Integrado em Arquitectura, membro da Comissão Editorial da e|d|arq e editor da revista de cultura arquitectónica, JOELHO. Doutorado pela Universidade de Coimbra com a tese "O Ensino Moderno da Arquitectura. A Reforma de 57 e as Escolas de Belas Artes em Portugal (1931-69)" em 2011. Tem investigado e publicado sobre a Arquitectura Moderna em Portugal, nomeadamente sobre os equipamentos liceais, o ensino da arquitectura e os espaços da justiça, sendo autor do livro "Arquitectura e Instrução: o projecto moderno do liceu, 1836-1936" (e|d|arq, 2007).

Moniz, Gonçalo Canto (2017), "Para um espaço de aprendizagem democrático", Morfema, 4, 12-29

Moniz, Gonçalo Canto; Correia, Luís Miguel; Gonçalves, Adelino (2017), "Fernando Távora Oporto's Urban Renewal. A Changing Moment in Urban Rehabilitation Policy Debate", Journal of Urban History, 009614421668845

Livro

Bandeirinha, José António; Sardo, Delfim; Moniz, Gonçalo Canto (orgs.) (2016), 74-14 Saal and Architecture. Coimbra: e|d|arq, Centre for Social Studies, Fundação