Giovanni Allegretti

Giovanni (Aldo Luigi) Allegretti é licenciado em Arquitetura (1996) e Doutorado em Planeamento Urbano, Territorial e Ambiental (2000) pela Universidade do Florença, Itália. Atualmente é investigador sénior do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, e faz parte do Núcleo "DECIDe", sendo parte da sua coordenação. As suas áreas principais de pesquisa incluem a participação dos cidadãos na gestão das transformações territoriais e nos Orçamentos Participativos municipais (Europa, América Latina e África), temas sobre os quais tem inúmeras publicações. Outro tema acompanhado diz respeito à cidade informal e à autoprodução do habitat (em Brasil e Cabo Verde); trabalhou igualmente sobre usos excêntricos dos espaços públicos e práticas de 'cidadania insurgente' relacionadas aos fenómenos da migração extracomunitária (no âmbito da União Europeia). Hoje trabalha também o tema do alojamento estudantil na internacionalização universitária. Atualmente estuda o tema das Redes de Cidades no cenário internacional, dado que o CES é observador dos trabalhos da Comissão de Inclusão Social e Democracia Participativa da CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos) e do Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP. Desde 2007 está comprometido com a organização dos Encontros dos Municípios Lusófonos e com o Fórum de Poderes Locais (FORAL CPLP), criado no seio da CPLP em Março 2009. É membro do Standing Group on "Democratic Innovations" no European Consortium of Political Research (ECPR). No CES, desempenha ainda as funções de Coordenador-Executivo do Doutoramento "Democracia no século XXI", coordenando o Observatório "PEOPLEs':Participação, Inovação e Poderes Locais". Desde o 2002 tem sido "assistant professor" de Gestão Urbana e Analise do Território e dos Assentamentos na Universidade de Florença, Faculdade de Arquitetura. Coordenou cientificamente a área de formação do Programa "Orçamento Participativo Portugal", cofinanciado pela EQUAL, que desde 2008 formou mais de 600 técnicos e administradores municipais portugueses no campo do orçamento participativo. Também tem a coordenação científica do projeto europeu "PARLOCAL" gerido pela Provincia de Malaga, Espanha. Atualmente, é o coordenador geral do projeto internacional "EMPATIA.Enabling Multichannel PArticipation Through ICT Adaptations"(2015-2017), financiado pelo Horizon 2020, e da Unidade Portuguesa dos Projetos UNISOST (coordenado pela Associação EStà - Economia e Sostenibilità, de Milão, italia) e DUPLA-PAZ (coordenado pela ONG "Oikos" de Udine, Italia, e financiado pela Região Friuli Venezia Giulia).He is a member of the project "Comunix" funded by Erasmus+ Programme. É membro dos Grupos de Pesquisa do CNPQ brasileiro: "Mobilidades? A vivência acadêmica internacional" do CNPQ brasileiro, coordenado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de S. Paulo; e "Núcleo PRODEP - Teoria democrática, Sociedade Civil e Espaço Público" coordenado pela UFMG de Belo Horizonte. Atualmente, é copresidente da Autoridade Independente para a Guarantia e a Promoção da Participação da Região Toscana (Itália), para o mandato 2014-2019. É membro do Conselho Académico do Institute for Political Ecology (IPE) em Zagreb, Croácia e do Conselho Cientifico do Doutoramento em Politicas Publicas da Universidade IUAV de Veneza. Foi fundador e cocoordenador do Festival de cinema e audiovisual chamado "Democracine" em Porto Alegre, Brasil, e coorganizador da Itinerância em Portugal do "Fest-Cineamazonia".

Modesto Abreu, Jonas; Allegretti, Giovanni (2016), "Comportamento político violento e avanço global da direita: uma análise do caso brasileiro", Crítica e Sociedade: revista de cultura política, 6, 2, 88-121

Secchi, Michelangelo; Allegretti, Giovanni; Tang, Audrey (2016), Hybrid Scales of Citizen Engagement: how technological integration can scale-up participatory processes?, in Renato Balbim (org.), The Geopolitics of Cities: old challenges, new issues. Brasilia (BR): IPEA, 213-246

Allegretti, Umberto; Corsi, Cecilia; Allegretti, Giovanni (2016), "Constituent Process and Constituent Assembly: the making of constitutions through the larger involvement of citizens", Forum di Quaderni Costituzionali - Rassegna, 8, 1-25