Elsa Lechner

Doutorada em Antropologia Social pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (2003) é, desde 2014, Investigadora Principal no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Foi Fulbright Visiting Scholar nas Universidades de Rutgers e Brown, EUA (2014/15) com um projeto de pesquisa biográfica entre portugueses de New Jersey. Co-coordenadora do Núcleo das Humanidades, Migrações, e Estudos para a Paz do CES e membro do CC do CES (2010-2014). Foi bolseira de pós-doutoramento da FCT no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e no ISCTE. A sua pesquisa incide sobre processos identitários em contextos migratórios, relações interculturais, pesquisa biográfica, sofrimento e resiliência dos migrantes, emigração portuguesa e imigração em Portugal, e práticas de inclusão/participação. Coordenadora de um projeto Gulbenkian sobre histórias, memórias e inovação na emigração portuguesa, em articulação com o Museu da Pessoa (Sâo Paulo), Departamento de Estudos Portugueses da Universidade de Paris X-Nanterre, Universidade de Berkeley, e Universidade de Rutgers-Newark. Autora de vários artigos nacionais e estrangeiros sobre pesquisa biografica no estudo das migrações.

Lechner, Elsa (2017), "Narratives In|With and Beyond Borders: Constraints and Potentialities of Biographical Research with Refugees", a/b: Auto/Biography Studies, 32, 3, 637-643

Lechner, Elsa (2016), "Autobiographical writings of Portuguese emigrants to Newark: glocal emancipation and resisting stereotypes", Journal of Lusophone Studies, 2, 1.2

Lechner, Elsa (2016), "Migração, resiliência e empoderamento: uma equação teórico-prática à luz da pesquisa biográfica", Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, 1, 2, 314-325