Elísio Estanque

Nasceu no Alentejo (Rio de Moinhos - Aljustrel), tendo frequentado o ensino secundário em Aljustrel, Liceu Nacional de Faro, Externato Marquês de Pombal, Lisboa. Com 16 anos fixou residência nesta cidade, onde trabalhou e continuou os estudos. Foi activista sindical e de diversos movimentos sociais no período revolucionário (1974-1975). Como trabalhador-estudante frequentou e concluiu a licenciatura em Sociologia no ISCTE - Universidade de Lisboa entre 1981 e 1985. Em Novembro de 1985 integrou a equipe de sociologia/ ciências sociais da FEUC, onde se mantém. Desde sempre foi irreverente, independente e crítico dos abusos de poder de todos os tipos; continua activista de diferentes causas de esquerda, mas é contra quaisquer seguidismos e alinhamentos cegos. Procura usar os seus conhecimentos e experiência ao serviço dos valores democráticos e do combate às injustiças sociais.

Livro

Estanque, Elísio; Braga, Ruy; Costa, Hermes A. (orgs.) (2017), Desigual e Combinado. Precariedade e Lutas Sociais no Brasil e em Portugal. São Paulo: Alameda

Estanque, Elísio (2017), "Onde pára a classe média? Breves notas sobre o conceito e a realidade portuguesa", Sociologia - Problemas e Práticas, xx, 83, 37-54

Livro