Catarina Martins

cmartins@ci.uc.pt

Catarina Martins é Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Investigadora do Centro de Estudos Sociais. Foi leitora, durante vários anos, na Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar. É Doutorada em Literatura Alemã pela Universidade de Coimbra (2008). Tem publicado sobre temas de literatura comparada e de literatura de expressão alemã, bem como sobre temas africanos na literatura portuguesa e literaturas africanas lusófonas, anglófonas e francófonas, em particular de mulheres. De entre as suas actuais áreas de investigação destacam-se os estudos pós-coloniais e os estudos feministas, associados a temas e problemáticas das literaturas e culturas de expressão alemã, e de literaturas e culturas africanas anglófonas e francófonas. Tem trabalhado ainda sobre teorias feministas do Sul, e sobre a questão da representação da infância e da violência na literatura e no cinema.

Martins, Catarina (2016), Gegen den deutschen Spiegel schreiben. Selbstbilder schwarzer Frauen in Deutschland, in on Hoff, Dagmar / Jirku, Brigitte E. / Sousa Ribeiro, António / Sanna, Simonetta(Hrsg.) (org.), Einschnitte - Signaturen der Gewalt in textorientierten Medien. Würzburg: Könnigshausen & Neumann ISBN: 978-3-8260-5922

Martins, Catarina (2016), Nós e as Mulheres dos Outros. Feminismos entre o Norte e a África, in António Sousa Ribeiro e Margarida Calafate Ribeiro (org.), Geometrias da Memória: configurações pós-coloniais. Porto: Afrontamento, 251-277

Martins, Catarina (2016), Mulheres poderosas: género, raça, sexualidade, classe, nação e outras categorias nómadas na literatura contemporânea de mulheres africanas, in Leandro Colling (org.), Dissidências Sexuais e de Género. Salvador: Edufba ISBN 978-85-232-1538-5, 177-192