Carina Gomes

Carina Gomes é investigadora do Centro de Estudos Sociais, integrando o Núcleo de Estudos sobre Cidades, Culturas e Arquitetura. É licenciada em Sociologia, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e mestre em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a tese "A (re)criação dos lugares. Coimbra: cidade e imaginário turístico". É doutorada em Sociologia, no programa "Cidades e Culturas Urbanas", da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação centram-se nas questões das cidades e seus centros históricos, turismo, imaginários turísticos urbanos, património e culturas urbanas. Atualmente, é Vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, com os pelouros da Cultura, Turismo e Juventude.

Fortuna, Carlos; Barreira, Irlys; Bezerra, Roselane; Gomes, Carina Sousa (2013), "O passado e as cidades: Revalorizações patrimonialistas em Fortaleza e Coimbra", in Carlos Fortuna e Rogerio Proença Leite (org.), Diálogos Urbanos: Territórios, Culturas, Patrimónios. Coimbra: Almedina, 261-289

Fortuna, Carlos; Gomes, Carina (2013), "Turismo, Cidade e Universidade: O caso de Coimbra", in Fernanda Cravidão e Norberto Santos (org.), Turismo e Cultura: Destinos e Competitividade. Coimbra: Imprensa da Universidade, 267-289

Livro

Fortuna, Carlos; Gomes, Carina; Ferreira, Claudino; Abreu, Paula; Casaleiro, Paula; Peixoto, Paulo (2012), A cidade e o turismo: dinâmicas do turismo urbano em Coimbra. Coimbra: Almedina