Sara Matos

Sara Matos é investigadora júnior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Atualmente frequenta o doutoramento no programa de Governação, Conhecimento e Inovação. Está integrada no projeto Exchange - Forensic Geneticists and the Transnacional Exchange of DNA data in EU: Engaging Science with Social Control, Citizenship and Democracy, coordenado por Helena Machado. Em 2003, licenciou-se em Sociologia pela Universidade do Minho, onde desenvolveu um trabalho intitulado: "Base de dados de perfis de DNA com propósitos forenses em Portugal: questões de âmbito ético, prático e político. Perspetivas de estudantes das ciências da vida e exatas". Em 2015, concluiu o mestrado em Crime, Diferença e Desigualdade na mesma Universidade, com a dissertação intitulada de "Perspetivas de casais e de diretores de biobancos face à criopreservação do sangue do cordão umbilical em Portugal".

Matos, Sara; Machado, Helena; Granja, Rafaela (2017), "(Crio)Preservar a vida: significados de família, parentalidade e responsabilidade, in Claudia Fonseca; Fabiola Rohden; Patrice Schuch (org.), Ciência, Medicina e Perícia nas Tecnologias de Governo. Porto Alegre, Brasil: Coleções Editoriais do CEGOV, 151-171

Matos, Sara (2016), Perspetivas de casais heterossexuais face à criopreservação do sangue do cordão umbilical em Portugal, in Helena Machado (org.), Genética e Cidadania. Porto: Afrontamento