Rita São Marcos

Nota biográfica

Rita São Marcos é socióloga e tem participado em vários projetos de investigação e extensão universitária focados na governação de questões ambientais nos Açores. Especializou-se em envolvimento e participação pública, e os seus atuais interesses de investigação centram-se na democracia, decisão política e governação das pescas. Atualmente, como Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, debruça-se acerca do papel das comunidades piscatórias na governação das pescas. No seu estudo, através de uma abordagem indutiva e qualitativa, investiga, especificamente, a agência e participação política das associações da pesca artesanal dos Açores em órgãos consultivos (regionais e europeus). Com o objetivo de contribuir para uma maior democratização dos sistemas de governação das pescas, está a analisar as relações entre democracia participativa e conhecimento científico, o poder da ciência e as perspetivas cidadãs.

Últimas Publicações

Capítulo em Livro

Neilson, Alison Laurie; São Marcos, Rita (2020), Catch of the Day, in Joel B. Pontius, Mike B. Muller & David Greenwood (org.), Place-based Learning for the Plate: Hunting, Foraging and Fishing for Food. Cham: Springer International Publishing, 87-104