Irina Castro

Irina Castro é investigadora júnior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, e integra o Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade. Em 2009 licenciou-se em Ecologia Aplicada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.Em 2011 concluiu o seu mestrado em Engenharia Ambiental e no mesmo ano integrou o CES como bolseira de investigação no projecto Biosense - O envolvimento da ciência com a sociedade: Ciências da Vida, Ciências Sociais e Públicos, coordendado por João Arriscado Nunes. Desde então, ela tem colaborado no desenvolvimento, promoção e avaliação das iniciativas de comunicação de ciência e promoção das relações ciência-sociedade, com particular incidência sobre a relação entre sociedade e a bio/nanotecnologia. Em 2013, iniciou o doutoramento no programa de Governação, Conhecimento e Inovação (ramo sociologia) no qual desenvolve a construção ontológica das sementes transgênicas através das práticas dos/as cientistas e das controvérsias científicas. Nos últimos anos tem trabalhado em estreita colaboração com João Arriscado Nunes (CES), Rita Serra (CES) e Raul Garcia Barrios, este último investigador do Centro Regional de Investigação Multidisciplinar da Universidade Autónoma do México (CRIM / UNAM). Em 2014 tornou-se colaboradora do Gabinete de Gestão Projetos do CES.

Neilson, Alison Laurie; Castro, Irina (2016), Reflexive Research and Education for Sustainable Development with Coastal Fishing Communities in the Azores Islands: A Theatre for Questions, in P. Castro, U. M. Azeiteiro, P. Bacelar Nicolau, W. Leal Filho, & A. M. Azul (org.), World Sustainability Series. Biodiversity and Education for Sustainable Development. Springer Nature, 203-217

Van Vossole, Jonas; Castro, Irina (2015), Narrativas divergentes sobre a democracia no conflito social português - o caso da privatização da água, in Aragão, Alexandra; Bester, Gisela Maria; Hilário, Gloriete (org.), Direito e Ambiente para uma Democracia Sustentável - Diálogos Multidiscplipanres entre Portugal e Brasil. Curitiba: Instituto Memória