Carmen Amado Mendes

Professora Auxiliar da Licenciatura e do Mestrado em Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (desde 2006 e 2007, respetivamente); membro da direcção da European Association for Chinese Studies e co-organizadora da conferência de 2014, em Portugal (www.eacs2014.pt); Doutorada em estudos políticos pela School of Oriental and African Studies, Universidade de Londres, Mestre pelo Institut des Hautes Études Européennes, Universidade de Estrasburgo, e Licenciada pelo Instituto de Ciências Sociais e Políticas, Universidade Técnica de Lisboa. Foi Presidente da Secção de Relações Internacionais e vogal da direcção da Associação Portuguesa de Ciência Política; professora visitante na Universidade de Macau; investigadora de pós-doutoramento do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa; Auditora do Instituto de Defesa Nacional; Co-fundadora da empresa ChinaLink Consultores Lda e do Observatório da China em Portugal; e coordenadora de um projecto na Universidade de Coimbra sobre o papel de Macau nas relações da China com os Países de Língua Portuguesa, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Autora de Portugal, China and the Macau Negotiations, Hong Kong University Press, 2013, e de outras publicações, disponíveis para consulta em: www.uc.pt/feuc/carmen.

Livro

Mendes, Carmen Amado (2017), 中葡澳门谈判. Pequim: Social Sciences Academic Press e Fundação Mac

Mendes, Carmen Amado (2016), A evolução das relações Luso-Chinesas, in Zhu Lun e Ríos, Xulio (org.), Estudios Iberoamericanos 2015-2016. China: Academia de Ciencias Sociais, 396-422

Mendes, Carmen Amado; Guimarães, José (2016), Macau: the missing link of a BRICS-Politik, in Song, Yanan e Ritchie, David (org.), BRICS: Institutionalization & Macau. China: Social Sciences Academic Press, 237-279