Notícia

Newsletter do Projeto MEMOIRS

5 de maio de 2018

A partir de dia 5 de maio será possível ler online, todos os sábados, a newsletter de Memoirs  – Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias, um projeto de investigação que estuda a Europa de hoje a partir das suas heranças coloniais sob o olhar das segundas e terceiras gerações.

Nas várias edições da newsletter, que pode ser subscrita no site do projeto, e lida online neste link, serão abordados temas como a Europa e a sua herança colonial, memória e pós-memória, os filhos dos retornados, os africanos europeus, trauma e compaixão, perda e reconciliação, imaginação e criatividade, circulações e comunidade, racismo e cidadania, democracia e memória, discursos artísticos, produções culturais, narrativas de guerra, libertação e identidade, ficções e estórias.

Margarida Calafate Ribeiro, António Pinto Ribeiro, António Sousa Ribeiro, Bruno Sena Martins, Fátima da Cruz Rodrigues, Felipe Cammaert, Fernanda Vilar, Hélia Santos, Miguel Bandeira Jerónimo, Miguel Cardina, Mónica V. Silva, Paulo de Medeiros, Roberto Vecchi e Sílvia Roque são alguns dos/as investigadores/as envolvidos/as, que contará ainda com a colaboração de artistas e ensaístas internacionais.