Colóquio Internacional

Colóquio INTIMATE debate PMA e Gestação de Substituição

2-3 MAR 2017

Procriação Medicamente Assistida e Gestação de Substituição serão os temas centrais do Colóquio Internacional «Queering Parenting» que reúne em Coimbra 150 delegados/as de todo o mundo, nos dias 2 e 3 de março de 2017.

O evento decorre no Teatro da Cerca de São Bernardo e no Centro de Estudos Sociais (CES) e é uma iniciativa do projeto de investigação INTIMATE: Cidadania, Cuidado e Escolha – A Micropolítica da Intimidade na Europa do Sul, coordenado por Ana Cristina Santos e financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC).

Neste encontro irão ser apresentados os principais resultados dos estudos implementados em Portugal, Espanha e Itália em torno do tema das parentalidades LGBT/Queer, com especial atenção aos tópicos da Procriação Medicamente Assistida e da Gestação de Substituição.

Entre académicos/as, ativistas e decisores políticos ligados à temática em análise estarão presentes Jacqui Gabb, Christian Klesse, Chiara Bertone ou Teresa Pizarro Beleza. Destaque ainda para as presenças de Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, e do Presidente do Intergrupo do Parlamento Europeu para os Direitos LGBTI, Daniele Viotti, que participarão num debate com outros decisores políticos de países do Sul da Europa.

Este colóquio internacional contará com a presença de participantes provenientes da África do Sul, Bélgica, Colômbia, Grécia, EUA, Israel, México ou Reino Unido, para além de Portugal, Espanha e Itália, países abrangidos pelos estudos do projeto INTIMATE.