Seminário

Do privado ao público | E agora Maria(s), Clarissa(s) e Amélia(s): tempos ditatoriais, violências sobrepostas e acessibilidade à justiça e à cidadania no Brasil

Vanessa Ribeiro Simon Cavalcanti (Universidade Federal da Bahia)

22 de janeiro de 2018, 17h00

Sala 15, Faculdade de Letras da UC

Resumo

As epistemologias feministas assinalam mudanças no Tempo Presente atribuindo papéis, representações e ações da maternidade e das relações familiares de maneira muito diferente das primeiras ondas-vagas. É comum atribuir-se à família, e em especial à figura feminina, a responsabilidade pelas trajetórias, proteção e ética do cuidado de filh@s, mesmo com avanços no que se refere à divisão de tempo, de atenção e de acompanhamento. Entretanto, no caso brasileiro, e maternidade configura-se em outras dimensões e referencialidades: desde vítimas de torturas à assassinatos pela polícia, forte presença da violência urbana ou sobreposta. Por isso e em cenário de intensificação da violência, o objetivo é analisar modos de valorar o binômio família-maternidade em algumas perspectivas feministas: da mãe familiar à mãe-avó social. Mães de “bandid@s”, de desaparecid@s, de mort@s ou violentad@s tomam espaços nos mass medias e nas ações políticas em prol de justiça e acessibilidade no Brasil desde os anos 70 e são as representações que procuramos identificar nessa sessão. Abordagem sobre casos brasileiros relevantes: Candelária, Acari, pela Diversidade.

Nota biográfica

Vanessa Ribeiro Simon Cavalcanti.  Pós-doutorada pela Universidade de Salamanca (CNPq e CAPES, Brasil). Doutora em Direitos Humanos pela Universidade de Leon, Espanha. Professora e investigadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea, da Universidade Católica do Salvador. Investigadora associada ao Instituto de Sociologia da Universidade do Porto e integrante do Núcleo de Estudos sobre Gênero e Direitos Humanos (NEDH/UCSAL).