Diálogos em torno do desenvolvimento alternativo e decrescimento

Giacomo D'Alisa

João Rodrigues

Marcelo Firpo de Souza Porto

24 de janeiro de 2018, 14h30

Sala 2, CES | Alta

Resumo Resumo

O debate sobre crise ecológica, alternativas de desenvolvimento, economias e epistemologias tem sido central nas discussões em torno das Epistemologias do Sul, das abordagens decoloniais, da ecologia política e da economia ecológica, entre outras áreas. O presente seminário irá iniciar um diálogo entre as discussões em torno dos feminismos,  pós-colonialismos e economias alternativas com as propostas desenvolvidas principalmente na Europa sobre o decrescimento econômico. Quais as tensões e possibilidades de diálogos entre diferentes economias alternativas (feminista, solidária) e a construção de alternativas de desenvolvimento frente à crescente crise ecológica?

Giacomo D´Alisa - Descolonialidade e decrescimento
João Rodrigues – Capitalismo e crise do desenvolvimento
Marcelo Firpo PortoEcologia Política e Epistemologias do Sul: tensões e convergências

Notas biográficas

Giacomo D´Alisa –   Economista ecológico e ecologista politico, investigador em pós-doutoramento no CES, é um dos organizadores do livro “Decrescimento: vocabulário para um novo mundo”.

João Rodrigues –  Economista, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador do CES. Dedica-se, entre outros, aos temas da economia política e da história do neoliberalismo

Marcelo Firpo Porto – Investigador da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, atua na interface entre saúde coletiva, ecologia, política, lutas sociais e epistemologias.