Gender workshop

Tocatas, fugas e as origens da Femininity - Julia Kristeva e a sua filosofia

Zuzanna Sanches (Universidade Nacional da Irlanda)

17 de novembro de 2011, 17h00

Sala 1, CES-Coimbra

Resumo

Julia Kristeva (nascida em 1941) é uma filósofa e psicanalista franco-búlgara. As suas obras abordam questões em torno do feminismo, abjecção, semiótica, maternidade e intertextualidade. Na escrita de Julia Kristeva, a existência deve ser entendida como uma relação de estranhos. Aí, os conceitos de alteridade e Alteridade misturam-se, sendo que o primeiro corresponde aos excluídos e o segundo actua como espaço ou local hipotético que pertence ao significante puro, e não é uma entidade física. Neste sentido, a estranheza e a alteridade ganham um novo significado, não apenas no âmbito da esfera política como também nos estudos de psicanálise e de género. Compreender a intertextualidade das nossas vidas pode fazer com que experimentemos prazer - total êxtase ou alegria ao descobrirmos o significado da reunião entre a individualidade e a alteridade: seja na criação de uma criança ou na criação de um texto.

Neste seminário, iremos estudar atentamente um texto de Julia Kristeva - “Toccata and Fugue for the Foreigner”, o primeiro capítulo do seu livro Strangers to Ourselves (1991). Iremos falar sobre as particularidades teóricas da feminilidade ou do 'tempo das mulheres': a sua heterogeneidade, multiplicidade e momentaneidade segundo Kristeva. Tentaremos responder à questão sobre quem é uma mulher, e se existe tal lugar para ela, normalmente designado por feminismo.

Nota biográfica

Zuzanna Sanches possui o doutoramento em Literatura Inglesa com a tese intitulada The Counter-Discourses of Femininity na ficção de Elizabeth Bowen.  Estudou na Universidade de Varsóvia, na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade de Lisboa. Actualmente, é investigadora no ULICES/CEAUL – (Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa), estando integrada no grupo de investigação Moderna Diferença. É colaboradora no CETAPS (Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies)/Relational. Possui uma bolsa de pós-doutoramento da FCT com um projecto sobre as escritoras irlandesas contemporâneas, estando a trabalhar com as Professoras Doutoras Luísa Flora e Margaret Kelleher. É investigadora visitante na Universidade Nacional da Irlanda, em Maynooth.

Os seus interesses de investigação incluem: literatura e cultura irlandesas; literatura e cultura britânicas, teoria da literatura; estudos de género e identidade; feminismos; hermenêutica; tradução.

ARTIGO EM DISCUSSÃO:
- Kristeva, Julia (1991) “Toccata and Fugue for the Foreigner”, Strangers to Ourselves, Columbia

Organização: Gisele Wolkoff, Júlia Garraio (NHUMEP) e Mihaela Mihai (DECIDe).

Nota: «Gender Workshop Series» é um espaço de discussão em torno de um ou dois textos sobre género que se realiza uma vez por mês.