Trauma e Media em tempos de pandemia

Não haverá praticamente ninguém que esteja a passar sem perturbações pela situação de pandemia COVID-19, mas haverá também certamente profissões mais atingidas pelos seus efeitos: desde logo os profissionais de saúde, mas também os da informação. Nesse sentido, o DART CENTER FOR JOURNALISM AND TRAUMA desenvolveu algumas iniciativas que, pelo seu interesse, aqui deixamos apontadas:
A plataforma Zoom servirá de apoio para várias actividades: o curso Reporting Safely in Crisis Zones; múltiplas conversas e discussões sobre a Covid-19 e de como as consequentes injustiças podem ser combatidas através do jornalismo; um programa sobre a consciêncialização para o trauma e auxílio psicosocial para jornalistas. Ao mesmo tempo, está a ser feita a tradução do material bibliográifico já existente para mais linguas e estão a ser lançados vários programas online de autocuidado para jornalistas e fotógrafos, que recentemente cobriram os protestos contra o racismo nos Estados Unidos.
Nos últimos meses, a equipa do Dart Center tem realizado várias conferências específicas para redações e órgãos de comunicação do mundo inteiro, com o objectivo de consciencializar os profissionais de como noticiar a vertente potencialmente traumática desta pandemia, promover o autocuidado e a ajuda entre colegas, e estimular a segurança na cobertura da crise.
Brevemente será lançado um programa piloto, o The Journalist Trauma Support Network, para formar psicoterapeutas e aumentar o número de clínicos disponíveis para ajudar mais jornalistas a uma escala global.
Já no dia 24 de setembro de 2020, irá realizar-se o Dart Awards Virtual Celebration and Winners’ Round Table. Uma celebração online com exemplos de excelência jornalística na cobertura do trauma - na forma de como a violência, o crime, os desastres naturais e outras situações potencialmente traumáticas têm impacto nos indivíduos, nas familias e nas comunidades. O evento contará com uma mesa de discussão sobre estratégias de como humanizar os relatos de tragédia e violência.