Linhas de Investigação

Cidades e Transformações Urbanas

Inclui a investigação sobre a vida urbana e o urbanismo, o planeamento urbano, a regeneração urbana, a história das cidades, as culturas urbanas e a memória do espaços e lugares. Interessam as visões interdisciplinares que permitem estudar ou contribuir para os processos de transformação urbana, em Portugal e no Mundo (em particular no Sul), através de métodos etnográficos ou de investigação-ação, como o projeto, a participação, o mapeamento, e a observação. 

 
Arte e Prática Conceptual

Esta linha de investigação desenvolve-se num âmbito interdisciplinar que é proporcionado pela relação entre o sistema de crenças e práticas materiais culturalmente identificadas como Arte e o que designaremos como Prática Conceptual, isto é a produção de um conhecimento reflexivo e autoreflexivo da experiência humana e das suas interações com o mundo natural, social, cultural e ideológico. 

 
Patrimónios e Culturas Espaciais

No âmbito desta linha, Património Contestado representa uma área temática que aborda as problemáticas relacionadas com a apropriação, manipulação ou obliteração do património por certos grupos populacionais, frequentemente com objetivos políticos. Património Contestado é uma temática transversal a vários projetos em curso no CES, sobretudo naqueles que abordam questões do pós-colonialismo e de identidade coletiva. 

 
Arquitetura e Práticas Espaciais

Abrange também o discurso crítico, estudos da prática profissional (incluindo projeto), a habitação, e o espaço colonial e pós-colonial, com um enfoque nos países com língua portuguesa. Emprega métodos como a história (arquitetónica, urbana, vernacular ou formal), a etnografia arquitetónica ou urbana, a fenomenologia, o ensaio teórico ou crítico, por vezes através de investigação pelo projeto.

 
Cultura em Desenvolvimento Sustentável

Nesta linha, o termo cultura inclui património (entendido de uma forma abrangente) e as abordagens de investigação incluem perspetivas críticas sobre o desenvolvimento sustentável. A investigação encontra-se associada à criação de políticas públicas. Inclui três sub-linhas: Produção Cultural, Participação e Governança (inclui Museologia Social); Mapeamento Cultural, Planeamento e Avaliação de Impacto; e Cultura, Turismo e Desenvolvimento Local.