Estágios de Verão 2009

Ocupação Científica de Jovens nas Férias
 

 
 
Ciência Viva no CES 2009 - 20 A 24 De Julho

Ambientes urbanos: riscos e usos da natureza na cidade

Rita Serra, Alexandre Tavares, Laura Centemeri, Eduardo Basto e António Coutinho (Departamento de Botânica, UC)

Nº de Alunos: 5 (inclui 2 estudantes espanhóis)

Neste estágio vamos fazer uma viagem por florestas aprisionadas em cidades, para conhecer as suas histórias, os riscos que enfrentam e pensar os seus destinos. Os estagiários farão uma investigação sobre três espaços florestados na cidade de Coimbra, com visitas de campo em colaboração com o Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra, entrevistas a cientistas naturais e sociais, decisores e cidadãos. Após dois dias de investigação terão de decidir o futuro dos três espaços num jogo de papéis em que representarão as diferentes posições (os cidadãos, os ecologistas, activistas, planeadores, decisores públicos).

 
O que os olhos não vêem: nanotecnologias dentro e fora do laboratório

Ângela Marques Filipe, João Arriscado Nunes, Marisa Matias, António Carvalho, Daniel Neves, Verónica Ambrósio, Luís Pereira de Almeida (CNC, UC) e João Nuno Moreira (CNC, UC).

Nº de Alunos: 4 (inclui 2 estudantes espanhóis)

Neste estágio vamos procurar recriar a trajectória duma nanotecnologia desde o momento em que ela é desenvolvida num laborátorio, passando pelas suas implicações e investigação social, até ao momento da decisão política. Este estágio incluirá um dia com os investigadores em nanotecnologia do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC). Nos restantes dias serão realizados grupos de discussão e debate, aprendizagem de metodologias inovadoras de investigação sociológica sobre estes temas e a reprodução duma deliberação política sobre nanotecnologias. Os estagiários poderão assim ficar a par de algumas questões importantes que se colocam face a uma tecnologia emergente, bem como, familiarizar-se com as novas formas de aproximação entre investigadores de várias áreas e actores sociais e não-académicos.

 
POEMACTO: Práticas e teorias da escrita criativa

Graça Capinha, Rita Grácio, Jorge Fragoso, Cristina Nery e Teresa Fonseca

Nº de Alunos: 5 (inclui 2 estudantes espanhóis)

Este estágio pretende expor os alunos à prática da escrita criativa como ponto de partida para uma reflexão sobre as suas implicações sociais e políticas. Toma-se poiesis no seu sentido etimológico, ou seja, o fazer na e com a linguagem. Além dos exercícios de escrita e sua discussão, os estagiários, serão incluídos numa equipa de trabalho de campo que realizará observação participante numa Escola Secundária de Coimbra; participarão na recolha de material na Internet para a constituição de um corpus do Observatório da Poesia Electrónica; terão experiência de trabalho editorial através da participação numa reunião do Conselho de Redacção da Revista Oficina da Poesia; finalmente, apresentarão o seu trabalho poético com os membros da Oficina de Poesia numa leitura de poemas. O estágio incluirá ainda uma sessão de focus group.