Relações Laborais, Emprego e Sindicalismo

 

As inscrições neste curso encontram-se neste momento condicionadas devido à elevada procura. Agradecemos no entanto que faça a sua inscrição condicional (em breve será contactado/a).

Data: 3 e 4 de Novembro de 2006

Coordenação: Elísio Estanque e Hermes Costa (CES/ NETSIND) 

Duração: 12 horas

Objectivos: O presente curso destina-se a apresentar e discutir as novas tendências de mudança no campo das relações laborais, do emprego e do sindicalismo e as suas repercussões na sociedade portuguesa, com base no conhecimento acumulado ao longo da realização de diversos projectos de pesquisa e dando sequência às múltiplas publicações em torno destes temas promovidas pela equipa de investigadores do CES (organizada no Núcleo de Estudos do Trabalho e do Sindicalismo). Os organizadores convidaram ainda alguns especialistas destas áreas, com vasta experiência de terreno, procurando desta forma conjugar a actualização teórica e científica com o conhecimento prático dos parceiros sociais. Assim, os quatro módulos contemplados pelo nosso curso abarcam várias temáticas que, em articulação, contribuirão para uma compreensão integrada destes problemas.

Destinatários: dirigentes empresariais; membros de associações; agentes da concertação social; quadros do IEFP; gestores de recursos humanos; dirigentes e activistas sindicais; estudantes.

PROGRAMA:

Dia 3 de Novembro de 2006 (sexta-feira)

Sessão 1 - 10,00h às 13,00h:
Tema: Relações de trabalho, desigualdades sociais e sindicalismo
Formador: Elísio Estanque (CES/FEUC)
Tópicos: 1. Relações de trabalho e desigualdades sociais no contexto global; 2. Estruturas de poder e direitos dos trabalhadores; 3. A precariedade do emprego e a fragmentação do trabalho; 4. A globalização económica e as novas desigualdades sociais; 5. Liderança, cultura e democracia na empresa; 6. Reestruturação da indústria e inovação social; 7. Inovação tecnológica, competitividade e coesão social; 8. Dilemas e problemas do sindicalismo português

Sessão 2 - 15,00h às 18,00h:
título: Cultura negocial e gestão de conflitos nas empresas
formador(es): António Casimiro Ferreira (CES/FEUC); convidado - António Chora (Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa)
Tópicos: 1. Modelo ou modelos de dialogo social?; 2. A importância do conflito e da negociação; 3. Da macroconcertação à participação na vida das empresas; 4. Sistemas de regulação de conflitos laborais; 5. Os conflitos individuais de trabalho; 6. Os conflitos colectivos de trabalho; 7. A efectividade das normas laborais; 8. A experiência da Autoeuropa;

Dia 4 de Novembro de 2006 (Sábado)

Sessão 3 - 10,00h às 13,00h:
Título: Emprego, desemprego e acesso ao emprego
Formador: Paulo Pedroso (ISCTE)
Tópicos: 1. Os problemas do emprego e do desemprego em Portugal no contexto europeu; 2. As desigualdades de género e a feminização do emprego; 3. Emprego, competitividade e inovação tecnológica; 4. As políticas de emprego em Portugal desde os anos 1990; 5. Estratégias para o emprego, educação e formação profissional; 6. O acesso ao emprego e o desemprego jovem; 7. Emprego, desemprego e coesão social  -- a segurança social e a sua sustentabilidade.

Sessão 4 - 15,00h às 18,00h:
título: Desafios e respostas transnacionais do sindicalismo
Formador: Hermes Costa (CES/FEUC); convidados - Eduardo Chagas (Federação Europeia de Trabalhadores de Transportes, ETF); Ulisses Garrido (CGTP)
Tópicos:1. O internacionalismo sindical como aspiração histórica; 2. Obstáculos à transnacionalização do sindicalismo; 3. Estruturas do movimento sindical internacional; 4. O internacionalismo sindical sectorial: o papel das Federações Sindicais Europeias; 5. o caso da ETF (história, objectivos, campanhas); 6. temas emergentes.

Inscrições (máx. 30 pessoas): Tel. 239 855 570; Email: ces@ces.uc.pt

Local de funcionamento: CES – Colégio de S. Jerónimo, Largo D. Dinis – Coimbra (2º Piso)
(Entrada junto ao Posto de Turismo ao cimo das escadas Monumentais – o CES fica ao lado da agência da CGD)

Prazo de inscrição: 30 de Outubro

Preço: Estudantes: 25 Euros; Não-Estudantes: 50 Euros.

Nota: Os formandos receberão no início do curso uma pasta com documentação do CES e textos de apoio, bem como um Certificado de Participação.
(apresentação e programa em: www.ces.uc.pt)