27 e 28 de Maio de 2005
Coordenadores
Rui Bebiano e Maria Manuela Cruzeiro
Objectivos
O curso abordará os métodos de recolha e de validação da informação centrada no testemunho oral. Partirá de distintas experiências de investigação no terreno e de diferentes abordagens disciplinares. Num mundo no qual as novas tecnologias permitem, de uma forma crescente, a manipulação e a multiplicação da voz individual, pretende-se inventariar e debater o valor dessa voz na definição e na redefinição das memórias, tomando a oralidade como ferramenta privilegiada da comunicação humana e enquanto factor instrumental na construção dos movimentos sociais.
Destinatários
O curso dirige-se essencialmente a docentes, a investigadores, a estudantes e a outros profissionais que lidem com o inventário, o tratamento e a interpretação do testemunho oral, provenientes de áreas como a sociologia, a história, o direito, o jornalismo, as ciências da comunicação, a ciência política, a antropologia social, a psiquiatria, a psicologia, a biblioteconomia e a arquivística.
Seminários
27 de Maio, 6ª feira
Sessão 1
10H00-12H00
Elísio Estanque (CES/FEUC)
Movimentos Sociais, Memória e Identidade
Pretende-se abordar os velhos e os novos movimentos sociais tendo em linha de conta que estes nos recolocam a todo o momento perante a questão da memória, na medida em que esta define o núcleo central da identidade dos sujeitos. Nesta sessão discutir-se-á esta questão, com base nos dilemas e desafios que hoje enfrentam os movimentos sociais locais e globais.
Sessão 2
14H30-16H30
Luísa Tiago de Oliveira (CEHCP/ISCTE)
História Oral: pluralidade de problemas e soluções
Através da análise de diversas obras historiográficas, procurar-se-á anotar e discutir a utilização que os seus autores fizeram da História Oral. Atender-se-á às suas práticas, nomeadamente os processos de escolha dos informantes, os tipos de transcrição e os modos de abordagem da questão da confidencialidade.
Sessão 3
16H45-18H45
Graça Capinha (CES/FLUC)
A História como uma Poética de Eventos: Bardos da Emigração
Reflectir-se-á sobre a memória e o fenómeno poético em contexto de emigração, a partir de uma investigação realizada em comunidades de emigrantes portugueses nos EUA e no Brasil. Os poetas dessas comunidades apresentam-se como indivíduos representativos da experiência nómada, num processo de permanente desterritorialização do sujeito e da linguagem da sua história.
28 de Maio, Sábado
Sessão 4
9H00-11H00
Maria Manuela Cruzeiro (CD25A)
A História Oral do 25 de Abril
Destacar-se-á a importância do testemunho oral na recolha e preservação da memória individual e colectiva referente ao período que antecede e se sucede a Abril de 1974. Este será considerado na sua dupla função: a de suprir, complementar ou corrigir o documento escrito, e a de produzir informação inédita. Abordar-se-ão também questões de natureza metodológica e ética na criação de fontes históricas através do testemunho oral.
Sessão 5
11H15-13H15
Rui Bebiano (CES/FLUC)
Testemunho, Nostalgia e Alternativa
Serão abordados situações e processos no decurso dos quais o testemunho oral pode funcionar como factor de resistência ou de expressão alternativa, perante os instrumentos de reconstrução e de uniformização da memória colectiva. Estes têm vindo a ser particularmente suscitados pela proliferação da informação escrita e pelo império da imagem, no contexto da revolução comunicacional em curso.
15H00-17H00 – Debate Final e Conclusões (com a participação de outros convidados)
Local de funcionamento:
Centro de Estudos Sociais
Preço de inscrição: 100€ público; 50€ estudante
Limite de inscrições: 30
Prazo de inscrição: 15 de Maio de 2005
|