Responsável:
Prof.ª Doutora Graça Capinha
Este curso pretende levar a cabo uma reflexão sobre o poder e a linguagem. Num mundo em que cada vez mais se torna claro que a crise é, não uma fase, mas uma função do processo social, torna-se claro que a consciência do poético (no sentido aristotélico mais amplo: fazer da/na palavra) tem de acompanhar o conhecimento descentrado que temos de nós mesmos e do mundo. Trata-se de olhar atentamente para linguagens alternativas, da arte e do pensamento, que se escrevem como projecto emancipatório, o qual, sendo poético (feito com e na linguagem), é radicalmente político e cosmopolita – e, nesse sentido, um exercício de cidadania. É este tipo de resistência, esta luta para encontrar uma linguagem adequada, não só para reflectir, mas também para interferir no presente, que nos irá ocupar, observando a transversalidade do processo em linguagens contemporâneas que vão da poesia, ao cinema, e á filosofia.
Seminários:
1 - "Poética e Cidadania" – Prof.ª Doutora Graça Capinha
2 - "Hospitalidade Poética e Cidadania" – Prof.ª Doutora Fernanda Bernardo (Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)
3 - "A Cidade e o Cinema" – Prof. Doutor Mário Jorge Torres (Departamento de Anglística, Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa)
4 – Discussão final.
|