Objectivos: O curso visa apresentar uma introdução a metodologias de participação em domínios sujeitos a impactos científicos e tecnológicos. Um dos principais objectivos do curso é o desenvolvimento de competências de coordenação e facilitação de iniciativas de participação de cidadãos em debates e deliberações sobre temas envolvendo ao mesmo tempo controvérsias científicas e técnicas e impactos sociais e ambientais incertos ou potencialmente perigosos ou indesejados. O curso inclui uma introdução geral às condições, experiências e metodologias de participação cidadã e um exercício de simulação de dois métodos: a cartografia de controvérsias que articulam as dimensões científico-técnica, social e política e a organização de um fórum deliberativo. Serão igualmente discutidos os critérios e modos de avaliação dos exercícios de participação, nos planos processual e dos resultados.
Destinatários: O curso destina-se a dirigentes associativos, animadores culturais, técnicos de autarquias, activistas de organizações e movimentos cívicos, professores, investigadores e estudantes.
Responsável: Prof. Doutor João Arriscado Nunes, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (CES).
Duração: 12 horas (21 e 22 de Janeiro de 2005 )
Programa:
- Sessão 1 (10h-13h)
Introdução às metodologias de participação cidadã
João Arriscado Nunes (CES/FEUC) e Marisa Matias (CES)
- Sessão 2 (15h-18h)
Oficina de cartografia de controvérsias
João Arriscado Nunes (CES/FEUC) e Marisa Matias (CES)
- Sessão 3 (10h-13h)
Exercício de participação e deliberação
João Arriscado Nunes (CES/FEUC) e Marisa Matias (CES)
- Sessão 4 (15h-18h)
Avaliação de processos e resultados
João Arriscado Nunes (CES/FEUC), Clara Keating (CES/FLUC) e Tiago Santos Pereira (CES)
Local de funcionamento: Sala 3.1 da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
Preço de inscrição: 100€ público; 50€ estudante (inclui material de apoio).
Limite de inscrições: 25.
Prazo de inscrição: 14 de Janeiro de 2005
|