Objectivos: Que cidadania temos no Portugal de hoje? – eis a questão em torno da qual iremos desenvolver as 4 sessões de trabalho compreendidas neste curso de formação. Convocando especialistas de várias disciplinas científicas – teoria política, ciência política, direito e economia – este curso visa traçar um diagnóstico da cidadania no Portugal contemporâneo. Entre os temas a discutir contam-se o debate entre a concepção hegemónica de cidadania de cariz liberal e as alternativas de matriz radical democrática, as múltiplas limitações ao exercício efectivo da cidadania, os desafios levantados pelo pluralismo jurídico à concepção liberal de cidadania, e a relação entre a concepção hegemónica de cidadania e as teorias económicas da democracia.
Destinatários: Investigadores e docentes universitários; estudantes do ensino superior, jornalistas, dirigentes e activistas de organizações não-governamentais; público em geral.
Responsável: Doutor Filipe Carreira da Silva, Centro de Estudos Sociais, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
Duração: 12 horas (dias 26 e 27 de Novembro de 2004)
Programa:
- Sessão 1 (26 de Novembro: 10h – 13h)
Teoria Política e Cidadania
Filipe Carreira da Silva, CES
- Sessão 2 (26 de Novembro: 14h – 17h)
Ciência Política e Cidadania
Manuel Villaverde Cabral, ICS
- Sessão 3 (Sábado, 27 de Novembro: 10h – 13h)
Direito e Cidadania
Marisa Matias, CES
- Sessão 4 (Sábado, 27 de Novembro: 14h – 17h)
Economia e Cidadania
José Reis, FEUC/CES
Local de funcionamento: Centro de Estudos Sociais (Biblioteca), Universidade de Coimbra, Colégio de S. Jerónimo, Largo de D. Dinis.
Preço de inscrição: € 100 público, € 50 estudantes (inclui material de apoio)
Limite de inscrições: 25
Prazo de inscrição: 19 de Novembro
Apoios: Fundação Calouste Gulbenkian (Prémio Estímulo à Investigação Científica, 2003)
Ficha de inscrição
|