EN | PT



Apresentação

Enquadramento

Uma das apostas do Centro de Estudos Sociais (CES) consiste na difusão da cultura científica, empenhando-se por isso na promoção de espaços de contacto entre os seus investigadores/as e a comunidade. Nesse sentido, o CES convida as escolas a participar no projeto “O CES vai à Escola”. A iniciativa desenvolve-se, desde janeiro de 2014 em parceria com o Ciência Viva, atestando a importância do trabalho que “O CES vai à Escola” tem vindo a desenvolver.
A atividade, que decorre entre novembro e junho de cada ano lectivo, é vocacionada para alunos de vários ciclos de ensino (2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário). Através dela pretende-se contribuir para a divulgação do conhecimento produzido em diferentes áreas das Ciências Sociais e das Humanidades, através da partilha do trabalho de investigação desenvolvido na nossa instituição e da promoção do debate em seu torno.


Comissão Coordenadora:
Bruno Sena Martins, Miguel Cardina e Susana Costa.


Financiamento:



Temas

Sofrimento e doença mental: experiências singulares, responsabilidade coletiva
Sílvia Portugal e Tiago Pires Marques
Esta iniciativa pretende estimular a formação de uma nova consciência sobre a dignidade e os direitos das pessoas com experiência de doença mental. As nossas ações de sensibilização partem das experiências pessoais de um pequeno grupo de militantes com contacto prolongado com as instituições psiquiátricas, bem como da reflexão de investigadores/as do CES trabalhando nesta área. Cada sessão contará com testemunhos de (con)vivência com a doença mental, através dos quais se procurará transmitir algumas ideias fortes: 
  • as doenças ou diagnósticos são etiquetas em permanente transformação e não captam a humanidade complexa e única de cada pessoa;
  • o estigma da doença mental baseia-se em representações, na maior parte das vezes falsas, e está profundamente enraizado na nossa linguagem comum sem que disso tenhamos consciência;
  • é um imperativo ético e uma mais-valia cultural saber reconhecer os contributos sociais e culturais de pessoas com diferenças psíquicas vincadas (que têm, por vezes, diagnósticos psiquiátricos);
  • o sofrimento e a doença mental são também produto das condições sociais; trata-se por isso de uma questão de cidadania envolvendo uma responsabilização coletiva
À apresentação seguir-se-á um tempo para perguntas e respostas. 

Observações:

  1. Nível de ensino preferencial: 10º ao 12º ano
  2. Area: Preferencialmente no distrito de Lisboa
Outras observações:
Nas suas sessões, o grupo terá sempre o cuidado de aplicar três princípios básicos:
1 – Não causar alarme: a vastíssima maioria das experiências de sofrimento psíquico, que sabemos afetar hoje muitos jovens, são experiências relativamente comuns que, ainda que devam ser levadas muito a sério, não devem ser confundidas com o tema da sessão;
2 – Proteção dos militantes intervenientes: nas apresentações e nas perguntas-
respostas os oradores estabelecem os limites daquilo que pretendem transmitir, de modo a proteger a sua vida privada e a sua integridade psíquica;
3 – Enunciação da posição a partir da qual é feita a intervenção: não somos profissionais da saúde mental; trata-se estritamente de uma ação de sensibilização para os direitos de pessoas com experiência de doença mental e de combate ao estigma
 

Memórias Cruzadas, Políticas do Silêncio: As Guerras Coloniais e de Libertação.
Albert Farré Ventura, Inês Nascimento Rodrigues, Miguel Cardina, Vasco Martins e Verónica Ferreira
O objetivo da presente proposta é levar os alunos a pensar a guerra colonial/guerras de libertação enquanto eventos históricos que produziram memórias cruzadas em Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe, através da exploração de diversas inscrições memoriais, i.e., a dimensão pública, privadas e comunitárias da memória nos diferentes contextos nacionais. Explorar essas memórias permite-nos compreender as diversas maneiras de lembrar e esquecer a Guerra Colonial, tendo a dimensão comparativa o papel de pôr em evidência os silêncios associados à memória pública da violência colonial em Portugal. Da mesma forma, ajuda-nos a compreender o papel da memória das lutas/guerras de libertação na construção de uma narrativa nacional pós-colonial.
Recorremos ao visionamento de materiais audiovisuais, o objetivo da sessão é discutir a produção de memórias de guerra na antiga potência colonial, nos territórios onde esta se desenrolou e noutros onde, não tendo existindo luta armada, o idioma anticolonial adquiriu centralidade.
Ao incitar a reflexão e o debate sobre o papel da memória histórica no presente, o projeto pretende trazer a memória da guerra para o léxico da sala de aula através de uma perspetiva complementar àquela enquadrada pelo ensino da História.
-Atividade proposta no âmbito do projeto “CROME – Crossed Memories, Politics of Silence. The Colonial and Liberation Wars in Postcolonial Times”, financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (European Research Council) (2017-2022).
 

Observações:

  1. Níveis de ensino preferenciais: 10º ao 12.º ano.
  2. Necessidade de projetor multimédia e colunas de som.
  3. Disponibilidade a partir de fevereiro de 2018.
Nota: antevê-se a possibilidade de dividir a sessão em duas, caso se considere mais adequado fazer uma apresentação que incida na perspetiva portuguesa, estabelecendo comparações com os outros casos sempre que necessário, e outra dê maior ênfase às perspetivas dos países africanos em questão, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe

Histórias do “¬outro lado” da história
Maria Paula Meneses e Marisa Gonçalves
Esta oficina propõe dar a conhecer aos jovens portugueses experiências de vida silenciadas, provenientes de espaços colonizados anteriormente por Portugal (Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Timor-Leste). Estas histórias são reveladoras da violência exercida pelo sistema colonial Português e dos seus impactos de longa-duração e que estão ausentes em grande parte da narrativa sobre o colonialismo em Portugal. Serão apresentadas histórias na 1ª pessoa a partir de reportagens, obras de expressão artística (literatura, filmes, música) de uma geração mais velha que viveu o colonialismo, mas também das gerações jovens destes países e das suas vivências nos países independentes, que de alguma forma refletem os impactos do colonialismo mas que revelam novas dinâmicas locais e perspetivas sobre o futuro. Nas oficinas será dada oportunidade aos estudantes para conhecerem estas histórias e, em conjunto, refletirem a partir destes outros olhares sobre esta parte da história de Portugal que permanece pouco conhecida.

Observações:
Níveis de ensino preferenciais: 7º ao 9º ano / e 10º ao 12º ano

Direitos LGBT são Direitos Humanos’: ferramentas para combater a discriminação e a violência
Luciana Moreira Silva
A Constituição da República Portuguesa proíbe, no seu artigo 13º, a discriminação com base na orientação sexual. Ainda assim, a discriminação dá muitas vezes lugar à violência, com consequências sérias como o bullying e o suicídio. Nesta sessão abordam-se questões relacionadas com orientação sexual e identidade de género, com base na Sociologia da Sexualidade e no Direito. Pretende-se refletir coletivamente acerca de mitos, factos e custos associados à discriminação e à violência sexual enquanto elementos que violam os direitos humanos de todas as pessoas. Questões para debate incluem: a) Como podem as sociedades contemporâneas preparar uma resposta mais eficaz face ao ódio e violência contra pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros? b) Qual o papel que cada um/a de nós deve desempenhar, e qual a nossa responsabilidade individual e coletiva? A sessão está organizada da seguinte forma: 1) Conceitos; 2) Direitos LGBT; 3) Discriminação com base na orientação sexual e na identidade de género; 4) Violência homofóbica/ transfóbica; 5) Ferramentas anti-discriminação.

Observações:
A sessão está estruturada para 60 minutos, podendo ser reajustada para 90m, destinando-se preferencialmente a alunas/os entre o 10º e o 12º anos, ou nível universitário. Adequado a todas as áreas curriculares do ensino secundário, sem limite de participantes.

Aprender com os espaços
Carolina Ferreira e Gonçalo Canto Moniz
Aprender com os Espaços pretende levar os alunos e as alunas das escolas a refletirem sobre as qualidades espaciais do complexo escolar que habitam diariamente. Para isso, propomos numa primeira fase, a representação em planta das suas vivências diárias tanto na escola como fora dela. Posteriormente, o grupo será convidado a apresentar criticamente a sua escola e refletirem em conjunto com os investigadores sobre as possibilidades educativas dos espaços.
As espacialidades educativas têm vindo a mudar e a exigir a sua compreensão no sentido de se trabalhar numa reforma eficaz da educação em Portugal. Além disso, esta área encontra-se há muito estagnada em modelos antigos que limitam a diversidade e a abrangência das experiências educativas das comunidades. Por este motivo, esta ação tem como objetivo levar à escola a investigação que temos vindo a realizar no projeto BREAK(ING)WALLS, Outros Lugares Educativos: Cartografia da vida e da Aprendizagem (que integra investigadores da Arquitetura, Ciências da Educação, Sociologia e Geografia) e nos Ateliers de projeto do Departamento de Arquitetura da FCTUC.
No final, esperamos que os alunos consigam reconhecer as potencialidades educativas dos espaços que habitam e que se sintam parte ativa no processo de renovação das escolas em Portugal.

Observações:

  1. Níveis de ensino preferenciais: A sessão destina-se a todos os alunos de qualquer faixa etária.
  2. As sessões são planeadas para grupos que, podendo ser menores, não deverão exceder os 25/30 alunos.
  3. Escolas Preferenciais: Coimbra, Aveiro, Leiria, Viseu, Guarda e Castelo Branco
 

Juventude, precariedade e (des) emprego: que avaliação na atual sociedade portuguesa?
Teresa Maneca Lima
No atual contexto de crise e recessão económica o emprego precário e o desemprego adquirem um estatuto cativo na nossa sociedade. A sua gravidade não está apenas relacionada com os níveis de duração do desemprego, mas cada vez mais com o declínio da qualidade dos empregos disponíveis.
Em finais de 2014, apesar das taxas de desemprego terem apresentado um decréscimo, Portugal continuava a registar valores mais elevados do que a média da União Europeia. Este cenário apresenta duas tendências: um forte aumento do desemprego jovem e um peso cada vez maior do desemprego de longa duração, que o fraco crescimento económico parece não alterar.
Com a transição dos jovens da escola para o mundo do trabalho cada vez mais lenta e difícil, implicando diversos itinerários, descontinuidades e períodos de inatividade, a crise do emprego jovem não é mais uma mera evolução transitória relacionada com os ciclos económicos, mas uma tendência estrutural que compromete o futuro dos jovens e os empurra para estratégias de emigração forçada.
Neste cenário, importa dar a conhecer o contexto do emprego e desemprego em Portugal e que mudanças nas políticas económicas e de emprego importa implementar, que não agravem a insegurança quanto ao presente e ao futuro.

Observações:

  1. Níveis de ensino: 10.º a 12.º anos
  2. Disponibilidade a partir de Janeiro de 2018

Testemunhos da Guerra Colonial Portuguesa: a História em filme
Bruno Sena Martins
A presente proposta de comunicação tomará como ponto de partida a exibição de um filme documentário de 50 minutos realizado pelo dinamizador da sessão no âmbito do  projeto “Vidas Marcadas pela História: a Guerra Colonial Portuguesa e os Deficientes das Forças Armadas”; o filme é composto pelas experiências e testemunhos de ex-combatentes que adquiriram deficiência na Guerra Colonial Portuguesa.
A partir destes testemunhos pretende-se um olhar conflito de modo da abrir um debate sobre as duradouras marcas que deixou na sociedade portuguesa. Procuramos confrontar a contradição entre o “excesso de memória” destes ex-combatentes (na medida em que carregam as marcas biográficas, psicológicas e corpóreas da Guerra Colonial) o “excesso de memória” dos ex-combatentes (na medida em que carregam as marcas biográficas, psicológicas e corpóreas da Guerra Colonial) e o manifesto silêncio da sociedade portuguesa face a um tão significativo conflito.
A análise produzida procura cruzar um olhar atento sobre o legado da Guerra Colonial com a questão da inclusão social das pessoas com deficiência.

Observações:

  1. Níveis de ensino: 7º ao 9º ano e 10º ao 12º ano.
  2. Necessidade de material para a projeção de filme (ligação a colunas de som e data show)
  3. Disponível só a partir de Dezembro de 2017

Vem explorar a tua voz para que com ela possas explorar o mundo
Filipa Lã
A voz humana é um dos instrumentos de comunicação mais fascinantes que o homem possui ao seu dispor. Com ela podemos não só transmitir ideias, como expressamos emoções, confidenciamos a nossa sexualidade, demonstramos o nosso temperamento e criamos arte. O que não sabemos é que a voz também revela um mundo oculto de saberes que se interligam e que, graças ao desenvolvimento tecnológico dos passados 30 anos, deixaram de ser do domínio apenas do auditivo para ser também do domínio do visual. Na produção de uma voz estão envolvidos desde fenómenos físicos, matemáticos, psicológicos, biológicos, bioquímicos, aerodinâmicos, alguns dos quais visíveis em tempo-real com o recurso a um computador portátil, microfone, software de espectrografia e de electrolaringografia, projetor, tela de projeção (ou superfície de projeção).
Este material será trazido para o local onde a atividade se realizará, de forma a que os alunos terão oportunidade de experimentar a sua voz, não só ouvindo-a como também observando-a em diferentes representações espectrográficas e de electrolaringografia. Esta visualização será feita a par com a aprendizagem de conceitos importantes da física (ex. frequências de ressonância, ondas estacionárias, reflexão do som), da matemática (ex. propagação de ondas), da biologia (ex. diferenças entre sexos também reveladas na forma como a voz é produzida, anatomia e fisiologia da laringe e do sistema respiratório), e de estratégias de prevenção de problemas vocais (exercícios práticos de aquecimento e relaxamento vocais, conselhos sobre cuidados a ter com a voz).
Esta ação tem como objetivos: (i) aprender diferentes conceitos de áreas de saber que à partida estariam distantes e que convergem nos fenómenos acústicos, fisiológicos e aerodinâmicos de produção vocal; (ii) levar à escola resultados de investigação sobre diferenças vocais entre sexos e respetivos impactos na saúde vocal, condições de trabalho e formas de comunicação; e (iii) sensibilizar os alunos para a importância da saúde vocal para o bem-estar geral do individuo.

Observações:
10º ao 12º ano

(In)Visibilidades na cena do crime e a construção das narrativas criminais
Susana Costa
Nesta sessão pretende-se abordar as (in)visibilidades da investigação criminal, tornadas conhecidas na cena do crime pelos órgãos de Polícia Criminal e de que forma estas permitem a construção de prova em tribunal de primeira instância.
Nos estudos sociais da ciência a prova forense faz parte de um aparato que combina corpos, vestígios, tecnologias, práticas administrativas e práticas jurídicas. Os documentos produzidos pela polícia dependem não só do uso da tecnologia, mas, igualmente, das práticas jurídicas e sociais adotadas pelos primeiros agentes que se deslocam à cena do crime.
Deste modo, os documentos produzidos pela polícia medeiam o entendimento entre a cena do crime e o tribunal.
A polícia dá visibilidade a uma narrativa conferindo legitimidade e credibilidade à sua atuação. Contudo, lidando com objetos impuros, a sua atividade é suscetível de práticas improvisadas. A decisão de dar a “ver” certos aspetos da narrativa deixando outros invisíveis pode ter repercussões na robustez da prova que chega (se chega) a tribunal.
Inserido na minha investigação de pós doutoramento Configurações da Tecnologia de DNA no Sistema de justiça português: análise de casos judiciais e perspetiva dos juízes”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e no projeto Exchange: Forensic Geneticists and the Transnational Exchange of DNA data in the European Union: Engaging Science with Social Control, Citizenship and Democracy (ERC Grant agreement No 648608).
Esta sessão pretende explorar três casos criminais procurando perceber de que forma a narrativa construída pela polícia, baseada no que é tornado visível e invisível, viaja da cena do crime até ao tribunal. 
 

Observações:
Destinatários: alunos do 10º, 11º e 12º ano

O Exílio Português e a Resistência à Ditadura
Susana Martins
Durante a Ditadura Militar e o Estado Novo, um grande número de homens e mulheres viu-se forçado a sair de Portugal para escapar à repressão. Na Europa, na América e em África formaram-se núcleos democratas com especificidades muito próprias, mercê das diferentes atitudes das sociedades de acolhimento, da amplitude desigual ou das discrepâncias do perfil social, profissional e político dos seus membros. Garantir a sobrevivência pessoal e familiar era o objetivo primordial comum a todos, mas não menos importante era para muitos o regresso à batalha política contra o regime.
Apesar das enormes dificuldades impostas pela dispersão geográfica e pelo inevitável distanciamento da realidade vivida no interior do país, no exílio desenharam-se planos de revolta, levaram-se a cabo ousadas iniciativas de grande impacto junto da comunidade internacional, debateram-se as estratégias de combate oposicionista e o realinhamento da sua agenda política, projetou-se, enfim, o futuro depois da queda da ditadura. 

Observações:

  1. Níveis de ensino preferenciais: 10º-12º ano
  2. Sessões disponíveis preferencialmente para a região de Lisboa.
 

Deficiência e Incapacidade: das barreiras à emancipação social
Fernando Fontes
A perspetiva utilizada para entender a deficiência influencia determinantemente os direitos das pessoas com deficiência e consequentemente as suas vidas. Alicerçada numa determinada cultura e ideologia, a forma como a deficiência é entendida resulta de conceções socialmente aceites e reproduzidas (Oliver, 1990) onde se articulam as dinâmicas sociais e culturais que, nos diferentes contextos históricos e geográficos, marcam a vida das pessoas assim catalogadas.
Tendo por base a investigação desenvolvida no Centro de Estudos Sociais sobre as histórias de vida das pessoas com deficiência e os contextos da deficiência em Portugal, esta sessão visa sensibilizar os/as alunos/as para a problemática da deficiência, ajudando-os/as a questionar o modo como a deficiência é socialmente construída e a problematizar a exclusão social de que as pessoas com deficiência são alvo na sociedade Portuguesa. Mais especificamente, pretendemos identificar as representações sociais e culturais prevalecentes bem como as barreiras físicas, culturais e sociais que continuam a alimentar este fenómeno de exclusão social.
 

Observações:
Alunos/as do 7º ao 12º ano

A Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia: desafios sociais, políticos e jurídicos à sua implementação 
Marina Henriques
A proteção dos direitos fundamentais constitui um dos princípios básicos do direito da União Europeia. A Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia estabelece os direitos fundamentais que a União e os Estados-Membros devem respeitar aquando da aplicação do direito da União. Com a adoção do Tratado de Lisboa, em finais de 2009, a Carta dos Direitos Fundamentais passou a ter um valor jurídico vinculativo, congregando seis tipos específicos de direitos: dignidade, liberdades, igualdade, solidariedade, cidadania e justiça.
A Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia reveste-se de grande interesse não só para as instituições da UE, mas também para os cidadãos, graças ao seu papel no reforço do enquadramento dos direitos fundamentais no espaço europeu. Todavia, os direitos para serem efetivos carecem de ser conhecidos pelos cidadãos. Neste sentido, reconhecendo a importância de um espaço de reflexão em torno dos direitos fundamentais, esta sessão tem por objetivo sensibilizar os alunos para a importância dos direitos consagrados na Carta, mas sobretudo para os desafios que se colocam à sua efetiva implementação.  

Observações:

  1. Níveis de ensino preferenciais: 10º ao 12º ano
  2. Até ao final de 2017, a disponibilidade para sessões será limitada, estando restrita a apenas uma sessão por mês.
 

O conflito sírio e as relações internacionais
Teresa Almeida Cravo
Esta sessão pretende debater com os/as estudantes o conflito armado sírio e o seu impacto nas relações internacionais. Na primeira parte analisaremos as características da região do Médio Oriente e Norte de África, para efeitos de contextualização; na segunda parte discutiremos de forma mais aprofundada a guerra na Síria, em termos de causas, atores, dinâmicas e impacto.

Observações:

  1. Níveis de Ensino: Preferencialmente 10º-12º
  2. Disponibilidade apenas no segundo semestre: fevereiro-maio 2018


Temas indisponíveis


Muros e fronteiras: México - Estados Unidos 
Inês Costa e Maria José Canelo
No contexto de discussões correntes sobre a imigração e a propósito do muro que existe já na fronteira entre o México e os Estados Unidos, a sessão tem como objetivo levar o/as estudantes a uma reflexão crítica sobre as histórias comuns de países ligados por fronteiras e, neste caso específico, também a criação de uma categoria identitária específica ligada a essa história, os Mexicanos-Americanos. Associada a esta questão, serão também abordados temas como a raça, a descriminação social, as políticas de imigração dos EUA (e.g. deportações) e a criação de categorias como os 'ilegais'. Tanto a apresentação de informação como a sua contextualização e discussão permitirão alargar e complexificar os conhecimentos do/as aluno/as no domínio da disciplina de Inglês, uma vez que este tipo de temas não são abordados nos manuais.

Observações:
níveis de ensino preferenciais: 10º ao 12º ano.

O conceito “Uma Saúde”: integrar diferentes disciplinas científicas para a promoção da saúde
Rita Campos
A Organização Mundial de Saúde define saúde como “um estado completo de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Ou seja, falar de saúde é incluir o ambiente onde nos movimentamos e os seres vivos com quem o partilhamos.
O conceito “Uma Saúde” é uma abordagem recente à saúde pública com ênfase na interligação entre saúde e ambiente (ou saúde e biodiversidade). A sua principal característica é o facto de reconhecer a importância do conhecimento multidisciplinar e transdisciplinar, oferecendo assim um enquadramento inovador para as estratégias que procuram melhorar a saúde humana e dos restantes animais. Por outras palavras, é um esforço colectivo que considera os factores sociais e ambientais no sentido de melhorar a saúde das populações humanas, dos animais não-humanos e dos ecossistemas.
A partir de um conjunto de histórias ilustrativas deste conceito e da sua abordagem na prevenção da saúde, procurar-se-á debater a relação biodiversidade-saúde, o papel das diferentes áreas científicas que colaboram nesta abordagem e pensar em formas de participação que ajudem a criar um ambiente mais saudável e sustentável.  

Observações:
Níveis de ensino preferenciais: 7º ao 9º ano e 10º ao 12º ano

Oficina de biodiversidade, saúde e mobilização social
Lúcia Fernandes e Rita Campos
O crescimento global das populações humanas e as formas de organização social, política, económica levanta sérios desafios à conservação e gestão da biodiversidade e à manutenção da saúde. A crise ecológica global que afeta a biodiversidade tem profundos impactos sobre todos nós, nomedamente sobre a saúde, definida como um estado completo de bem-estar físico, mental e social. Quer as políticas públicas de ordenamento territorial, quer a mobilização das comunidades locais assumem um papel relevante para a biodiversidade a nível, local, regional e mundial. A oficina suscitará reflexão sobre o lugar de cada aluno/a nesta discussão, a partir do seu do dia a dia, e de como uma mudança de políticas públicas e atitudes relaciona.se e influencia as respostas da sociedade, o contexto local, os países, as regiões. Isso será feito com recurso a jogos, projeções de filmes e imagens, adaptando as sessões aos anos de escolaridade e à realidade em que a escola está inserida.

Observações:

  1. níveis de ensino preferenciais: alunos/as do  1º ao 4º ano / 5º ao 6ºano
  2. só poderemos organizar sessões a partir de fevereiro 2018
 

Seremos todos iguais e livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
Uma das mais importantes conquistas do século XX foi o reconhecimento da importância, valor e universalidade dos Direitos Humanos. Esta sessão pretende dar a conhecer aos estudantes a evolução do sistema de proteção dos Direitos Humanos, os seus instrumentos e principais instituições no plano universal e regional, com particular destaque para o sistema europeu de proteção dos direitos humanos. A reflexão em torno deste tema, seus níveis de garantia, respeito e proteção será igualmente feita por relação com o caso português e recorrendo a exemplos do quotidiano com os quais os estudantes se possam identificar. Esta será uma sessão interativa e incluirá a visualização de pequenos vídeos sobre o tema.

Observações:

  1. públicos-alvo: 8º e 9º anos e 10º a 12º anos
  2. disponibilidade: 3ªs e 4ªs (de outubro a fevereiro); 2º semestre: disponibilidade sempre sujeita a confirmação 




















Agendamento de sessões



Sessões

3 de janeiro de 2018, 10h00, Agrupamento de Escolas de Condeixa- Escola secundária Fernando Namora, Coimbra
Seremos todos iguais e livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
5 de janeiro de 2018, 14h00, Agrupamento de Escolas Lima de Faria, Cantanhede, Cantanhede
Muros e fronteiras: México - Estados Unidos 
Inês Costa e Maria José Canelo
8 de janeiro de 2018, 09h30, Agrupamento escolas Ansião, Ansião
Seremos todos iguais e livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
8 de janeiro de 2018, 10h45, Agrupamento escolas Ansião, Ansião
Seremos todos iguais e livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
9 de janeiro de 2018, 03h15, AEC- Escola Básica nº2 de Condeixa, Condeixa
Seremos todos iguais e livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
9 de janeiro de 2018, 14h00, AEC- Escola Básica nº2 de Condeixa, Condeixa
Seremos todos iguais e livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
9 de janeiro de 2018, 15h10, Agrupamento de Escolas de Estarreja - E.B. 2,3 Prof Dr. Egas Moniz, Avanca - Estarreja
Aprender com os espaços
Carolina Ferreira e Gonçalo Canto Moniz
11 de janeiro de 2018, 10h15, Agrupamento de Escolas Soares Basto, Oliveira de Azeméis
Seremos todos iguais e livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
12 de janeiro de 2018, 10h55, Escola Secundária de Adolfo Portela, Águeda
Testemunhos da Guerra Colonial Portuguesa: a História em filme
Bruno Sena Martins
16 de janeiro de 2018, 14h00, Agrupamento de Escolas de Estarreja - E.B. 2,3 Prof Dr. Egas Moniz, Avanca - Estarreja
O conceito “Uma Saúde”: integrar diferentes disciplinas científicas para a promoção da saúde
Rita Campos
18 de janeiro de 2018, 08h30, Escola Secundária de Adolfo Portela, Águeda
Seremos todos iguais e livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
18 de janeiro de 2018, 10h55, Escola Secundária de Adolfo Portela, Águeda
Seremos todos iguais e livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
19 de janeiro de 2018, 13h45, Escola 2.3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, Coimbra
Seremos todos iguais e livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
24 de janeiro de 2018, 24h05, Escola Secundária Dr.Manuel Fernandes, Abrantes
A Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia: desafios sociais, políticos e jurídicos à sua implementação 
Marina Henriques
25 de janeiro de 2018, 10h00, Escola Sec./3 Arquitecto Oliveira Ferreira, Arcozelo - Vila Nova de Gaia
Seremos todos iguais e livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
25 de janeiro de 2018, 14h30, Secundária de Carvalhos, Vila Nova de Gaia
Seremos todos iguais e livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
21 de fevereiro de 2018, 10h00, Secundária da Maia, Maia
(In)Visibilidades na cena do crime e a construção das narrativas criminais
Susana Costa
22 de fevereiro de 2018, 24h05, Escola Secundária Dr.Manuel Fernandes, Abrantes
Memórias Cruzadas, Políticas do Silêncio: As Guerras Coloniais e de Libertação.
Albert Farré Ventura, Inês Nascimento Rodrigues, Miguel Cardina, Vasco Martins e Verónica Ferreira
1 de março de 2018, 10h00, Agrupamento de Escolas Martinho Árias, Soure
Deficiência e Incapacidade: das barreiras à emancipação social
Fernando Fontes
13 de março de 2018, 12h50, Secundária Viriato, Viseu
Deficiência e Incapacidade: das barreiras à emancipação social
Fernando Fontes
14 de março de 2018, 14h00, Secundária de Pombal, Pombal
O conceito “Uma Saúde”: integrar diferentes disciplinas científicas para a promoção da saúde
Rita Campos
22 de março de 2018, 10h30, Básica e Secundária Oliveira Júnior, São João da Madeira
Histórias do “¬outro lado” da história
Maria Paula Meneses e Marisa Gonçalves
24 de abril de 2018, 10h00, Secundária de Peniche, Peniche
Testemunhos da Guerra Colonial Portuguesa: a História em filme
Bruno Sena Martins
7 de maio de 2018, 14h00, Secundária de Carvalhos, Carvalhos - Vila Nova de Gaia
O conceito “Uma Saúde”: integrar diferentes disciplinas científicas para a promoção da saúde
Rita Campos


Sessões passadas

2017/2018


14 de dezembro de 2017, 10h00, DR. MANUEL FERNANDES, ABRANTES
Seremos todos iguais e livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
13 de dezembro de 2017, 11h40, Escola Básica de Arazede - (Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho), ARAZEDE
Seremos todos iguais e livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
12 de dezembro de 2017, 21h00, Secundária da Gafanha da Nazaré, Gafanha da Nazaré
(In)Visibilidades na cena do crime e a construção das narrativas criminais
Susana Costa
12 de dezembro de 2017, 14h20, EB 2,3 José Saraiva, Leiria
Seremos todos iguais e livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
12 de dezembro de 2017, 10h30, Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido Figueiredo, Tondela
Seremos todos iguais e livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
11 de dezembro de 2017, 12h00, Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, Coimbra
Deficiência e Incapacidade: das barreiras à emancipação social
Fernando Fontes
5 de dezembro de 2017, 14h00, Agrupamento de Escolas Coimbra Centro - Escola Secundária Jaime Cortesão, Coimbra
Vem explorar a tua voz para que com ela possas explorar o mundo
Filipa Lã
9 de novembro de 2017, 14h30, Escola Secundária Adolfo Portela, Águeda
A Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia: desafios sociais, políticos e jurídicos à sua implementação 
Marina Henriques

2016/2017


5 de junho de 2017, 10h00, Sec. Dr. Bernardino Machado, Figueira da Foz
A Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia: direitos, liberdades e princípios em debate
Marina Henriques
20 de maio de 2017, 09h25, Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, Oliveira do Bairro
Oficina de ambiente: bom clima
Lúcia Fernandes e Paula Sequeiros
19 de maio de 2017, 09h00, Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, Oliveira do Bairro
Oficina de ambiente: bom clima
Lúcia Fernandes e Paula Sequeiros
18 de maio de 2017, 15h20, Escola Secundária José Loureiro Botas - Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria, Vieira de Leiria
Crime na Escola
Susana Costa
10 de maio de 2017, 14h15, Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade-Oleiros, Oleiros-Distrito de Castelo Branco
Testemunhos da Guerra Colonial Portuguesa: a História em filme
Bruno Sena Martins
10 de maio de 2017, 10h00, Sec. Dr. Bernardino Machado, Figueira da Foz
A Crise dos Refugiados na Europa e as mobilidades transnacionais
Carlos Nolasco, Elsa Lechner, Joana Sousa Ribeiro e Olga Solovova
8 de maio de 2017, 15h05, Agrupamento de Escolas de Mira (EB2), Mira
Oficina de ambiente: bom clima
Lúcia Fernandes e Paula Sequeiros
8 de maio de 2017, 08h30, Agrupamento de Escolas de Mira (EB2), Mira
Oficina de ambiente: bom clima
Lúcia Fernandes e Paula Sequeiros
4 de maio de 2017, 10h00, Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, Oliveira do Bairro
A Crise dos Refugiados na Europa e as mobilidades transnacionais
Carlos Nolasco, Elsa Lechner, Joana Sousa Ribeiro e Olga Solovova
2 de maio de 2017, 10h30, EB 2/3 de Arazede - (Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho), ARAZEDE
A União Europeia, as fronteiras e a problemática dos refugiados
Daniela Nascimento e Licínia Simão
28 de abril de 2017, 10h05, Escola Secundária Sá de Miranda, Braga
Crime, genética e investigação criminal 
Ana Filipa Queirós, Filipe Santos, Helena Machado, Marta Martins, Rafaela Granja e Sara Matos
27 de abril de 2017, 08h30, Escola Secundária Infanta Dona Maria, Coimbra
Muros e fronteiras: Estados Unidos - México
Maria José Canelo
26 de abril de 2017, 10h00, Escola Secundária de Peniche, Peniche
Testemunhos da Guerra Colonial Portuguesa: a História em filme
Bruno Sena Martins
20 de abril de 2017, 03h10, Secundária de Estarreja, Estarreja
Árvore das Memórias: Lugares e saberes do sul
Ana Fantasia e Pedro Pereira Leite
23 de março de 2017, 14h30, Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, Leiria
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
9 de março de 2017, 14h30, Agrupamento de Escolas de Mealhada, Escola Básica nº2 de Mealhada, Mealhada
A União Europeia, as fronteiras e a problemática dos refugiados
Daniela Nascimento e Licínia Simão
9 de março de 2017, 10h00, E.B. 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz, Avanca
Oficina de ambiente: bom clima
Lúcia Fernandes e Paula Sequeiros
3 de março de 2017, 10h00, Escola Secundária de Estarreja, Estarreja
Deficiência e direitos humanos: do preconceito à emancipação social
Fernando Fontes
21 de fevereiro de 2017, 11h00, E S Marques de Castilho, Águeda
Juventude, Precariedade e (Des)emprego: que avaliação na atual sociedade portuguesa?
Teresa Maneca Lima
15 de fevereiro de 2017, 10h00, Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, Coimbra
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
9 de fevereiro de 2017, 16h00, Escola Básia e Secundária Pedro da Fonseca, Proença-a-Nova
Deficiência e direitos humanos: do preconceito à emancipação social
Fernando Fontes
9 de fevereiro de 2017, 12h00, Escola Secundária Francisco de Holanda, Guimarães
Aprender com os Espaços
Carolina Ferreira e Gonçalo Canto Moniz
9 de fevereiro de 2017, 09h00, E S Marques de Castilho, Águeda
A tecnologia pode promover a cidadania ativa?
Giovanni Allegretti, Isabel Ferreira, Michelangelo Secchi e Sofia Antunes
8 de fevereiro de 2017, 22h00, Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha
A tecnologia pode promover a cidadania ativa?
Giovanni Allegretti, Isabel Ferreira, Michelangelo Secchi e Sofia Antunes
8 de fevereiro de 2017, 12h00, Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, Abrantes
Juventude, Precariedade e (Des)emprego: que avaliação na atual sociedade portuguesa?
Teresa Maneca Lima
7 de fevereiro de 2017, 15h40, Escola Básica de Pereira, coimbra
A tecnologia pode promover a cidadania ativa?
Giovanni Allegretti, Isabel Ferreira, Michelangelo Secchi e Sofia Antunes
7 de fevereiro de 2017, 15h30, Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, Figueira da Foz
Oficina de ambiente: bom clima
Lúcia Fernandes e Paula Sequeiros
7 de fevereiro de 2017, 11h30, Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, Figueira da Foz
Oficina de ambiente: bom clima
Lúcia Fernandes e Paula Sequeiros
3 de fevereiro de 2017, 14h30, E S Marques de Castilho, Águeda
Muros e fronteiras: Estados Unidos - México
Maria José Canelo
1 de fevereiro de 2017, 10h00, Escola Secundária de Peniche, Peniche
Árvore das Memórias: Lugares e saberes do sul
Ana Fantasia e Pedro Pereira Leite
1 de fevereiro de 2017, 10h00, Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha
Muros e fronteiras: Estados Unidos - México
Maria José Canelo
27 de janeiro de 2017, 08h15, Agrupamento de Escola de Coimbra Centro, Coimbra.
A Crise dos Refugiados na Europa e as mobilidades transnacionais
Carlos Nolasco, Elsa Lechner, Joana Sousa Ribeiro e Olga Solovova
26 de janeiro de 2017, 15h00, Secundária de Alberto Sampaio, Braga
Crime, genética e investigação criminal 
Ana Filipa Queirós, Filipe Santos, Helena Machado, Marta Martins, Rafaela Granja e Sara Matos
25 de janeiro de 2017, 16h00, Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclo Fontes Pereira de Melo, Porto
Vem explorar a tua voz para que com ela possas explorar o mundo
Filipa Lã
24 de janeiro de 2017, 13h20, Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, Viseu
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
19 de janeiro de 2017, 14h15, Escola Secundária de Estarreja, Estarreja
Aprender com os Espaços
Carolina Ferreira e Gonçalo Canto Moniz
18 de janeiro de 2017, 14h00, Escola Secundária Infanta Dona Maria, Coimbra
A Crise dos Refugiados na Europa e as mobilidades transnacionais
Carlos Nolasco, Elsa Lechner, Joana Sousa Ribeiro e Olga Solovova
18 de janeiro de 2017, 10h00, Secundária da Boa Nova - Leça da Palmeira, Leça da Palmeira
A Crise dos Refugiados na Europa e as mobilidades transnacionais
Carlos Nolasco, Elsa Lechner, Joana Sousa Ribeiro e Olga Solovova
18 de janeiro de 2017, 02h30, Oliveira Júnior, S. João da Madeira
Aprender com os Espaços
Carolina Ferreira e Gonçalo Canto Moniz
17 de janeiro de 2017, 09h00, Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclo Fontes Pereira de Melo, Porto
A tecnologia pode promover a cidadania ativa?
Giovanni Allegretti, Isabel Ferreira, Michelangelo Secchi e Sofia Antunes
16 de janeiro de 2017, 15h00, Agrupamento de Escolas Martinho Árias de Soure, Soure
A Crise dos Refugiados na Europa e as mobilidades transnacionais
Carlos Nolasco, Elsa Lechner, Joana Sousa Ribeiro e Olga Solovova
16 de janeiro de 2017, 11h00, Escola Secundária da Maia, Maia
Vem explorar a tua voz para que com ela possas explorar o mundo
Filipa Lã
16 de janeiro de 2017, 10h30, Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclo Fontes Pereira de Melo, Porto
A tecnologia pode promover a cidadania ativa?
Giovanni Allegretti, Isabel Ferreira, Michelangelo Secchi e Sofia Antunes
16 de janeiro de 2017, 10h00, Escola Secundária da Maia, Maia
Vem explorar a tua voz para que com ela possas explorar o mundo
Filipa Lã
12 de janeiro de 2017, 10h00, Agrupamento de Escolas de Mealhada, Escola Básica nº2 de Pampilhosa, Mealhada
A voz dos cidadãos: oficinas de trabalho biográfico e transformação social
Clara Keating, Elsa Lechner e Olga Solovova
11 de janeiro de 2017, 14h15, Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, Santa Comba Dão
O fenómeno colonial na banda desenhada
Fabrice Schurmans, Júlia Garraio e Tramor Quemeneur
11 de janeiro de 2017, 14h00, Agrupamento de Escolas de Mealhada, Escola Básica nº2 de Mealhada, Mealhada
A voz dos cidadãos: oficinas de trabalho biográfico e transformação social
Clara Keating, Elsa Lechner e Olga Solovova
9 de janeiro de 2017, 10h00, Agrupamento de Escolas de Mealhada, Escola Secundária de Mealhada, Mealhada
Juventude, Precariedade e (Des)emprego: que avaliação na atual sociedade portuguesa?
Teresa Maneca Lima
6 de janeiro de 2017, 15h00, Colégio João de Barros, Meirinhas - Pombal
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
4 de janeiro de 2017, 14h30, Agrupamento Oliveira Júnior, S. João da Madeira
Aprender com os Espaços
Carolina Ferreira e Gonçalo Canto Moniz
4 de janeiro de 2017, 14h30, E S Marques de Castilho, Águeda
A União Europeia, as fronteiras e a problemática dos refugiados
Daniela Nascimento e Licínia Simão
20 de dezembro de 2016, 10h30, Oliveira Júnior, S. João da Madeira
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
14 de dezembro de 2016, 15h00, Escola Básia e Secundária Pedro da Fonseca, Proença-a-Nova
Deficiência e direitos humanos: do preconceito à emancipação social
Fernando Fontes
13 de dezembro de 2016, 14h30, Escola Secundária Cristina Torres, Figueira da Foz
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
13 de dezembro de 2016, 14h00, Agrupamento de Escolas de Estarreja - E.B. 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz, Avanca
Crime na Escola
Susana Costa
13 de dezembro de 2016, 10h15, Agrupamento de Escolas de Estarreja - E.B. 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz, Avanca
Crime na Escola
Susana Costa
13 de dezembro de 2016, 10h00, Sec. dr. Bernardino Machado, Figueira da foz
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
13 de dezembro de 2016, 10h00, Agrupamento de Escolas de Mealhada, Escola Básica nº2 de Mealhada, Mealhada
A voz dos cidadãos: oficinas de trabalho biográfico e transformação social
Clara Keating, Elsa Lechner e Olga Solovova
13 de dezembro de 2016, 02h00, Agrupamento de Escolas de Mealhada, Escola Básica nº2 de Mealhada, Mealhada
A voz dos cidadãos: oficinas de trabalho biográfico e transformação social
Clara Keating, Elsa Lechner e Olga Solovova
12 de dezembro de 2016, 11h30, Sec. dr. Bernardino Machado, Figueira da foz
Crime na Escola
Susana Costa
9 de dezembro de 2016, 23h50, E. B. 2, 3 João de Meira - Guimarães, GUIMARÃES
Árvore das Memórias: Lugares e saberes do sul
Ana Fantasia e Pedro Pereira Leite
9 de dezembro de 2016, 15h00, Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, Proença-a-Nova
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
9 de dezembro de 2016, 10h00, Agrupamento nº 2 de Abrantes - Escola Dr. Manuel Fernandes, Abrantes
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
9 de dezembro de 2016, 10h00, Agrupamento de escolas da gafanha da nazaré, Gafanha da Nazaré
A Crise dos Refugiados na Europa e as mobilidades transnacionais
Carlos Nolasco, Elsa Lechner, Joana Sousa Ribeiro e Olga Solovova
6 de dezembro de 2016, 11h45, Escola Secundária de Peniche, Peniche
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
5 de dezembro de 2016, 14h00, Rainha D. Isabel, Coimbra, Coimbra
A União Europeia, as fronteiras e a problemática dos refugiados
Daniela Nascimento e Licínia Simão
30 de novembro de 2016, 14h30, Agrupamento de Escolas de Pombal, Pombal
Democratização da democracia: além do voto para estender participação e justiça social
Cristiano Gianolla e Sofia Antunes
30 de novembro de 2016, 10h00, Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha
Democratização da democracia: além do voto para estender participação e justiça social
Cristiano Gianolla e Sofia Antunes
29 de novembro de 2016, 14h30, Escola secundaria da gafanha da nazaré, Gafanha da Nazaré
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
29 de novembro de 2016, 10h30, Escola secundaria da gafanha da nazaré, Gafanha da Nazaré
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
28 de novembro de 2016, 09h00, E S Marques de Castilho, Águeda
A Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia: direitos, liberdades e princípios em debate
Marina Henriques
25 de novembro de 2016, 10h30, Agrupamento de Escolas da Murtosa - EB 2/3 e Secundário Padre António Morais da Fonseca, Murtosa
Deficiência e direitos humanos: do preconceito à emancipação social
Fernando Fontes
25 de novembro de 2016, 10h25, Agrupamento de Escolas de Pombal, Pombal
A União Europeia, as fronteiras e a problemática dos refugiados
Daniela Nascimento e Licínia Simão
22 de novembro de 2016, 15h00, E S Marques de Castilho, Águeda
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
22 de novembro de 2016, 14h30, Escola do Ensino Básico C/ Ensino Secundário José Falcão, Miranda do Corvo
A voz dos cidadãos: oficinas de trabalho biográfico e transformação social
Clara Keating, Elsa Lechner e Olga Solovova
22 de novembro de 2016, 11h45, Agrupamento de Escolas Soares Basto, Oliveira de Azeméis
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
17 de novembro de 2016, 14h00, Sec. Dr. Bernardino Machado, Figueira da Foz
Democratização da democracia: além do voto para estender participação e justiça social
Cristiano Gianolla e Sofia Antunes
17 de novembro de 2016, 10h30, Agrupamento Oliveira Junior, S. João da Madeira
Democratização da democracia: além do voto para estender participação e justiça social
Cristiano Gianolla e Sofia Antunes
7 de novembro de 2016, 12h00, Agrupamento de Escolas de Mealhada, Escola Secundária de Mealhada, Mealhada
A União Europeia, as fronteiras e a problemática dos refugiados
Daniela Nascimento e Licínia Simão
7 de novembro de 2016, 10h40, Escola Básica de Pereira, coimbra
A União Europeia, as fronteiras e a problemática dos refugiados
Daniela Nascimento e Licínia Simão
7 de novembro de 2016, 10h00, Agrupamento de Escolas de Mealhada, Escola Básica nº2 de Mealhada, Mealhada
A União Europeia, as fronteiras e a problemática dos refugiados
Daniela Nascimento e Licínia Simão
2 de novembro de 2016, 10h00, Agrupamento de escolas Soares Basto, Oliveira de Azeméis
A Crise dos Refugiados na Europa e as mobilidades transnacionais
Carlos Nolasco, Elsa Lechner, Joana Sousa Ribeiro e Olga Solovova

2015/2016


15 de abril de 2017, 10h00, Agrupamento de escolas Soares Basto, Oliveira de Azeméis
Aprender com os Espaços
Carolina Ferreira e Gonçalo Canto Moniz
19 de maio de 2016, 14h00, Escola Secundária Domingos Sequeira, Leiria
Os caminhos de Alice e as alternativas para a Europa. Aprender e transformar a partir das inovações sociais e da diversidade do mundo
Alice Cruz, Aline Mendonça, Antoni Jesús Aguiló, Boaventura de Sousa Santos, Bruno Sena Martins, Catarina Antunes Gomes, Cecília MacDowell Santos, Cristiano Gianolla, Dhruv Pande, Élida Lauris, Eva Maria Garcia Chueca, Francisco Freitas, José Luis Exeni, José Manuel Mendes, Julia Suárez-Krabbe, Luciane Lucas dos Santos, Mara Bicas, Maria Paula Meneses, Maurício Hashizume, Raúl Fernández, Sara Araújo, Teresa Cunha e Tshepo Madlingozi
19 de maio de 2016, 10h00, Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, Santa Comba Dão
Crime na Escola
Susana Costa
12 de maio de 2016, 15h00, Escola Secundária da Maia, Maia
Objectivos de Desenvolvimento Sustentável: o que há de novo?"
Daniela Nascimento e Paula Duarte Lopes
12 de maio de 2016, 14h00, Escola Secundária de Adolfo Portela, águeda
Democratização da democracia: além do voto para estender participação e justiça social
Cristiano Gianolla e Sofia Antunes
12 de maio de 2016, 08h45, Escola Secundária de Oliveira do Bairro, Oliveira do Bairro
Democratização da democracia: além do voto para estender participação e justiça social
Cristiano Gianolla e Sofia Antunes
12 de maio de 2016, 08h30, Secundária Marques de Castilho, Águeda
Democratização da democracia: além do voto para estender participação e justiça social
Cristiano Gianolla e Sofia Antunes
10 de maio de 2016, 15h00, Agrupamento de Escolas de Estarreja, Estarreja
Aprender com os Espaços
Carolina Ferreira e Gonçalo Canto Moniz
10 de maio de 2016, 14h30, Escola Secundária de Adolfo Portela, 0liveira do Bairro
As vozes femininas no Atlântico Negro. O que a arte e literatura podem oferecer
Fabrice Schurmans
9 de maio de 2016, 14h30, Escola Secundária Adolfo Portela, Águeda
O conflito sírio e as relações internacionais
Teresa Almeida Cravo
5 de maio de 2016, 14h00, agrupamento de escolas do Cerco, Porto
A Crise dos Refugiados na Europa e as mobilidades transnacionais
Carlos Nolasco, Elsa Lechner, Joana Sousa Ribeiro e Olga Solovova
4 de maio de 2016, 10h00, Secundária da Maia, Maia-Porto
Igualdade não é (só) assunto de mulheres...
Sílvia Roque e Teresa Maneca Lima
2 de maio de 2016, 10h00, Secundaria Infanta D. Maria, Coimbra
Os caminhos de Alice e as alternativas para a Europa. Aprender e transformar a partir das inovações sociais e da diversidade do mundo
Alice Cruz, Aline Mendonça, Antoni Jesús Aguiló, Boaventura de Sousa Santos, Bruno Sena Martins, Catarina Antunes Gomes, Cecília MacDowell Santos, Cristiano Gianolla, Dhruv Pande, Élida Lauris, Eva Maria Garcia Chueca, Francisco Freitas, José Luis Exeni, José Manuel Mendes, Julia Suárez-Krabbe, Luciane Lucas dos Santos, Mara Bicas, Maria Paula Meneses, Maurício Hashizume, Raúl Fernández, Sara Araújo, Teresa Cunha e Tshepo Madlingozi
28 de abril de 2016, 12h00, Escola Secundária da Mealhada, Mealhada
Testemunhos da Guerra Colonial Portuguesa: a História em filme
Bruno Sena Martins
27 de abril de 2016, 10h00, Escola Básica nº 2 da Pampilhosa, Pampilhosa
Testemunhos da Guerra Colonial Portuguesa: a História em filme
Bruno Sena Martins
21 de abril de 2016, 14h00, Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento Aveiro, Aveiro
Testemunhos da Guerra Colonial Portuguesa: a História em filme
Bruno Sena Martins
21 de abril de 2016, 10h00, Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento Aveiro, Aveiro
Testemunhos da Guerra Colonial Portuguesa: a História em filme
Bruno Sena Martins
20 de abril de 2016, 10h00, Escola Secundária de Vale de Cambra, Coimbra
A Crise dos Refugiados na Europa e as mobilidades transnacionais
Carlos Nolasco, Elsa Lechner, Joana Sousa Ribeiro e Olga Solovova
19 de abril de 2016, 11h50, Escola Secundária de Gondomar, Gondomar
Os caminhos de Alice e as alternativas para a Europa. Aprender e transformar a partir das inovações sociais e da diversidade do mundo
Alice Cruz, Aline Mendonça, Antoni Jesús Aguiló, Boaventura de Sousa Santos, Bruno Sena Martins, Catarina Antunes Gomes, Cecília MacDowell Santos, Cristiano Gianolla, Dhruv Pande, Élida Lauris, Eva Maria Garcia Chueca, Francisco Freitas, José Luis Exeni, José Manuel Mendes, Julia Suárez-Krabbe, Luciane Lucas dos Santos, Mara Bicas, Maria Paula Meneses, Maurício Hashizume, Raúl Fernández, Sara Araújo, Teresa Cunha e Tshepo Madlingozi
19 de abril de 2016, 02h40, Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, Montemor - o - Velho
Oficina da economia da abundância: mercados de trocas solidárias
Luciane Lucas dos Santos e Teresa Cunha
11 de abril de 2016, 10h00, Escola Secundária Mário Sacramento, Aveiro
Objectivos de Desenvolvimento Sustentável: o que há de novo?"
Daniela Nascimento e Paula Duarte Lopes
7 de abril de 2016, 11h30, Agrupamento Escolas Martinho Árias-Soure, FORMOSELHA- Montemor-o-Velho
Democratização da democracia: além do voto para estender participação e justiça social
Cristiano Gianolla e Sofia Antunes
5 de abril de 2016, 14h00, Escola Básica e Secundária Soares Basto, Oliveira de Azeméis
Os caminhos de Alice e as alternativas para a Europa. Aprender e transformar a partir das inovações sociais e da diversidade do mundo
Alice Cruz, Aline Mendonça, Antoni Jesús Aguiló, Boaventura de Sousa Santos, Bruno Sena Martins, Catarina Antunes Gomes, Cecília MacDowell Santos, Cristiano Gianolla, Dhruv Pande, Élida Lauris, Eva Maria Garcia Chueca, Francisco Freitas, José Luis Exeni, José Manuel Mendes, Julia Suárez-Krabbe, Luciane Lucas dos Santos, Mara Bicas, Maria Paula Meneses, Maurício Hashizume, Raúl Fernández, Sara Araújo, Teresa Cunha e Tshepo Madlingozi
5 de abril de 2016, 10h00, Agrupamento de escolas Soares Basto, Oliveira de Azeméis
Os caminhos de Alice e as alternativas para a Europa. Aprender e transformar a partir das inovações sociais e da diversidade do mundo
Alice Cruz, Aline Mendonça, Antoni Jesús Aguiló, Boaventura de Sousa Santos, Bruno Sena Martins, Catarina Antunes Gomes, Cecília MacDowell Santos, Cristiano Gianolla, Dhruv Pande, Élida Lauris, Eva Maria Garcia Chueca, Francisco Freitas, José Luis Exeni, José Manuel Mendes, Julia Suárez-Krabbe, Luciane Lucas dos Santos, Mara Bicas, Maria Paula Meneses, Maurício Hashizume, Raúl Fernández, Sara Araújo, Teresa Cunha e Tshepo Madlingozi
4 de abril de 2016, 10h00, Escola Secundária de Peniche, Peniche
Objectivos de Desenvolvimento Sustentável: o que há de novo?"
Daniela Nascimento e Paula Duarte Lopes
28 de março de 2016, 10h00, Escola Secundária da Mealhada, Mealhada
Testemunhos da Guerra Colonial Portuguesa: a História em filme
Bruno Sena Martins
16 de março de 2016, 09h30, Oliveira Júnior, São João da Madeira
A Crise dos Refugiados na Europa e as mobilidades transnacionais
Carlos Nolasco, Elsa Lechner, Joana Sousa Ribeiro e Olga Solovova
16 de março de 2016, 08h30, Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro - Escola Secundária de Oliveira do Bairro, Oliveira do Bairro
Juventude, Precariedade e (Des)emprego: que avaliação na atual sociedade portuguesa?
Teresa Maneca Lima
11 de março de 2016, 10h15, Escola Secundária D. Maria, Coimbra
A Crise dos Refugiados na Europa e as mobilidades transnacionais
Carlos Nolasco, Elsa Lechner, Joana Sousa Ribeiro e Olga Solovova
11 de março de 2016, 10h00, Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, Penela, Penela
A Crise dos Refugiados na Europa e as mobilidades transnacionais
Carlos Nolasco, Elsa Lechner, Joana Sousa Ribeiro e Olga Solovova
25 de fevereiro de 2016, 10h20, secundaria Garcia de Orta, Porto
Objectivos de Desenvolvimento Sustentável: o que há de novo?"
Daniela Nascimento e Paula Duarte Lopes
1 de fevereiro de 2016, 10h00, Secundária Marques de Castilho, Águeda
Crime, genética e investigação criminal 
Ana Filipa Queirós, Filipe Santos, Helena Machado, Marta Martins, Rafaela Granja e Sara Matos
25 de janeiro de 2016, 19h00, Secundária Jaime Cortesão, Coimbra
Orçamento Participativo: um exercício lúdico de cidadania na escola
Giovanni Allegretti, Maria Andréa Luz da Silva, Neiara Morais e Sofia Antunes
25 de janeiro de 2016, 13h00, Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, Santa Comba Dão
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
25 de janeiro de 2016, 10h30, Colégio Bissaya Barreto, Coimbra
Testemunhos da Guerra Colonial Portuguesa: a História em filme
Bruno Sena Martins
25 de janeiro de 2016, 10h30, Agrupamento de escolas Oliveira Júnior, São João da Madeira
Orçamento Participativo: um exercício lúdico de cidadania na escola
Giovanni Allegretti, Maria Andréa Luz da Silva, Neiara Morais e Sofia Antunes
25 de janeiro de 2016, 09h00, secundaria Garcia de Orta, Porto
A Crise dos Refugiados na Europa e as mobilidades transnacionais
Carlos Nolasco, Elsa Lechner, Joana Sousa Ribeiro e Olga Solovova
22 de janeiro de 2016, 12h00, Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, Abrantes
A Crise dos Refugiados na Europa e as mobilidades transnacionais
Carlos Nolasco, Elsa Lechner, Joana Sousa Ribeiro e Olga Solovova
21 de janeiro de 2016, 10h15, Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha
Tens direito a água potável?
Paula Duarte Lopes
15 de janeiro de 2016, 11h45, Escola Secundária Martinho Árias - Soure, Soure
Tens direito a água potável?
Paula Duarte Lopes
13 de janeiro de 2016, 02h00, Secundária Marques de Castilho, Águeda
Os Desertores
Miguel Cardina
12 de janeiro de 2016, 15h30, Secundária da Boa Nova de Leça da Palmeira, Leça da Palmeira - Matosinhos
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
12 de janeiro de 2016, 15h25, Agrupamento de Escola Dr Ferreira da Silva, Cucujães
Deficiência e direitos humanos: do preconceito à emancipação social
Fernando Fontes
12 de janeiro de 2016, 14h00, Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, Cucujães - Oliveira de Azeméis
Objectivos de Desenvolvimento Sustentável: o que há de novo?"
Daniela Nascimento e Paula Duarte Lopes
12 de janeiro de 2016, 11h30, Secundária com 3.º CEB, Dr. Bernardino Machado (Agrupamento de Escolas Figueira Mar), Figueira da Foz
As vozes femininas no Atlântico Negro. O que a arte e literatura podem oferecer
Fabrice Schurmans
12 de janeiro de 2016, 09h30, Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, Santa Comba Dão
Aprender com os Espaços
Carolina Ferreira e Gonçalo Canto Moniz
12 de janeiro de 2016, 08h25, Escola Sec/3 Diogo de Macedo (Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo), Olival VNG
Crime na Escola
Susana Costa
7 de janeiro de 2016, 15h00, Secundária de peniche, Peniche
A Crise dos Refugiados na Europa e as mobilidades transnacionais
Carlos Nolasco, Elsa Lechner, Joana Sousa Ribeiro e Olga Solovova
7 de janeiro de 2016, 11h15, Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha
A Crise dos Refugiados na Europa e as mobilidades transnacionais
Carlos Nolasco, Elsa Lechner, Joana Sousa Ribeiro e Olga Solovova
6 de janeiro de 2016, 11h15, Escola Secundária Infanta D. Maria, Coimbra
Igualdade não é (só) assunto de mulheres...
Sílvia Roque e Teresa Maneca Lima
5 de janeiro de 2016, 14h30, Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, Ílhavo
Crime, genética e investigação criminal 
Ana Filipa Queirós, Filipe Santos, Helena Machado, Marta Martins, Rafaela Granja e Sara Matos
4 de janeiro de 2016, 08h30, Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro - Escola Secundária de Oliveira do Bairro, Oliveira do Bairro
A Crise dos Refugiados na Europa e as mobilidades transnacionais
Carlos Nolasco, Elsa Lechner, Joana Sousa Ribeiro e Olga Solovova
17 de dezembro de 2015, 10h10, Básica e Secundária à Beira Douro - Medas, Medas Gondomar
Crime na Escola
Susana Costa
17 de dezembro de 2015, 10h00, Escola Básica e Secundária Oliveira júnior, S. João da Madeira
Crime, genética e investigação criminal 
Ana Filipa Queirós, Filipe Santos, Helena Machado, Marta Martins, Rafaela Granja e Sara Matos
16 de dezembro de 2015, 10h15, Agrupamento de Escolas de Ansião, Anião
Deficiência e direitos humanos: do preconceito à emancipação social
Fernando Fontes
16 de dezembro de 2015, 08h30, Escola Secundária Infanta D. Maria, Coimbra
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
14 de dezembro de 2015, 17h00, Agrupamento de Escolas da Mealhada (Escola Básica nº 2 da Mealhada), Mealhada
Olhando os “outros” e nos vendo: debater o racismo através da análise de ilustrações de manuais escolares de história (Brasil e Portugal)
Luciane Ribeiro Dias Gonçalves, Marta Araújo e Silvia Rodríguez Maeso
14 de dezembro de 2015, 15h30, Agrupamento de Escolas da Mealhada (Escola Básica nº 2 da Mealhada), Mealhada
Olhando os “outros” e nos vendo: debater o racismo através da análise de ilustrações de manuais escolares de história (Brasil e Portugal)
Luciane Ribeiro Dias Gonçalves, Marta Araújo e Silvia Rodríguez Maeso
14 de dezembro de 2015, 14h30, Agrupamento de Escolas da Mealhada (Escola Básica nº 2 da Mealhada), Mealhada
Olhando os “outros” e nos vendo: debater o racismo através da análise de ilustrações de manuais escolares de história (Brasil e Portugal)
Luciane Ribeiro Dias Gonçalves, Marta Araújo e Silvia Rodríguez Maeso
14 de dezembro de 2015, 14h00, Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, Carregal do Sal
Aprender gramáticas da dignidade humana: para uma escola geradora de justiça cognitiva e social
Adriano Moura
11 de dezembro de 2015, 16h30, Agrupamento de Escolas da Mealhada (Escola Básica nº 2 da Mealhada), Mealhada
Olhando os “outros” e nos vendo: debater o racismo através da análise de ilustrações de manuais escolares de história (Brasil e Portugal)
Luciane Ribeiro Dias Gonçalves, Marta Araújo e Silvia Rodríguez Maeso
11 de dezembro de 2015, 12h00, Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, Abrantes
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
11 de dezembro de 2015, 10h00, Agrupamento de escolas de Penacova - Escola Sede, Penacova
A Crise dos Refugiados na Europa e as mobilidades transnacionais
Carlos Nolasco, Elsa Lechner, Joana Sousa Ribeiro e Olga Solovova
11 de dezembro de 2015, 09h00, Escola Básica Rainha Santa Isabel, Coimbra
Migrantes nas malhas do crime: tráfico de seres humanos e auxílio à imigração ilegal
Maria João Guia
11 de dezembro de 2015, 03h30, Agrupamento de Escolas da Mealhada (Escola Básica nº 2 da Mealhada), Mealhada
Olhando os “outros” e nos vendo: debater o racismo através da análise de ilustrações de manuais escolares de história (Brasil e Portugal)
Luciane Ribeiro Dias Gonçalves, Marta Araújo e Silvia Rodríguez Maeso
11 de dezembro de 2015, 02h30, Agrupamento de Escolas da Mealhada (Escola Básica nº 2 da Mealhada), Mealhada
Olhando os “outros” e nos vendo: debater o racismo através da análise de ilustrações de manuais escolares de história (Brasil e Portugal)
Luciane Ribeiro Dias Gonçalves, Marta Araújo e Silvia Rodríguez Maeso
10 de dezembro de 2015, 16h30, Escola Básica da Pampilhosa - Agrupamento de Escolas da Mealhada, Pampilhosa
Olhando os “outros” e nos vendo: debater o racismo através da análise de ilustrações de manuais escolares de história (Brasil e Portugal)
Luciane Ribeiro Dias Gonçalves, Marta Araújo e Silvia Rodríguez Maeso
10 de dezembro de 2015, 15h30, Escola Básica da Pampilhosa - Agrupamento de Escolas da Mealhada, Pampilhosa
Olhando os “outros” e nos vendo: debater o racismo através da análise de ilustrações de manuais escolares de história (Brasil e Portugal)
Luciane Ribeiro Dias Gonçalves, Marta Araújo e Silvia Rodríguez Maeso
10 de dezembro de 2015, 15h15, Agrupamento de Escolas Figueira Mar - Escola Sec. Dr. Bernardino Machado, Figueira da Foz
Igualdade não é (só) assunto de mulheres...
Sílvia Roque e Teresa Maneca Lima
10 de dezembro de 2015, 14h30, Escola Básica da Pampilhosa - Agrupamento de Escolas da Mealhada, Pampilhosa
Olhando os “outros” e nos vendo: debater o racismo através da análise de ilustrações de manuais escolares de história (Brasil e Portugal)
Luciane Ribeiro Dias Gonçalves, Marta Araújo e Silvia Rodríguez Maeso
10 de dezembro de 2015, 10:30, Colégio Bissaya Barreto, Coimbra
Deficiência e direitos humanos: do preconceito à emancipação social
Fernando Fontes
10 de dezembro de 2015, 10h00, Escola Secundaria João Gonçalves Zarco, Avenida Villagarcia de Arosa, Matosinhos
A Crise dos Refugiados na Europa e as mobilidades transnacionais
Carlos Nolasco, Elsa Lechner, Joana Sousa Ribeiro e Olga Solovova
9 de dezembro de 2015, 10h00, Básica e Secundária Oliveira Júnior, S. João da Madeira
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
7 de dezembro de 2015, 15h30, Agrupamento de Escolas de Mealhada- Escola básica nº2 de Mealhada, Mealhada
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
7 de dezembro de 2015, 10h45, Secundária Marques de Castilho, Águeda
A Crise dos Refugiados na Europa e as mobilidades transnacionais
Carlos Nolasco, Elsa Lechner, Joana Sousa Ribeiro e Olga Solovova
3 de dezembro de 2015, 14h40, Escola Secundária Viriato, Viseu
Deficiência e direitos humanos: do preconceito à emancipação social
Fernando Fontes
3 de dezembro de 2015, 14h00, Agrupamento de Escolas de Pombal, Pombal
A Crise dos Refugiados na Europa e as mobilidades transnacionais
Carlos Nolasco, Elsa Lechner, Joana Sousa Ribeiro e Olga Solovova
3 de dezembro de 2015, 14h00, Secundária Marques de Castilho, Águeda
O conflito sírio e as relações internacionais
Teresa Almeida Cravo
3 de dezembro de 2015, 10h00, Escola Secundária Viriato, Viseu
Deficiência e direitos humanos: do preconceito à emancipação social
Fernando Fontes
27 de novembro de 2015, 12h00, Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, Cucujães - Oliveira de Azeméis
Juventude, Precariedade e (Des)emprego: que avaliação na atual sociedade portuguesa?
Teresa Maneca Lima
27 de novembro de 2015, 11h45, Escola Secundária Martinho Árias - Soure, Soure
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
26 de novembro de 2015, 18h30, Colégio Bissaya Barreto, Coimbra
Olhando os “outros” e nos vendo: debater o racismo através da análise de ilustrações de manuais escolares de história (Brasil e Portugal)
Luciane Ribeiro Dias Gonçalves, Marta Araújo e Silvia Rodríguez Maeso
26 de novembro de 2015, 17h30, Colégio Bissaya Barreto, Coimbra
Olhando os “outros” e nos vendo: debater o racismo através da análise de ilustrações de manuais escolares de história (Brasil e Portugal)
Luciane Ribeiro Dias Gonçalves, Marta Araújo e Silvia Rodríguez Maeso
26 de novembro de 2015, 16h30, Colégio Bissaya Barreto, Coimbra
Olhando os “outros” e nos vendo: debater o racismo através da análise de ilustrações de manuais escolares de história (Brasil e Portugal)
Luciane Ribeiro Dias Gonçalves, Marta Araújo e Silvia Rodríguez Maeso
26 de novembro de 2015, 09h30, Secundária Marques de Castilho, Águeda
Aprender com os Espaços
Carolina Ferreira e Gonçalo Canto Moniz
26 de novembro de 2015, 03h30, Colégio Bissaya Barreto, Coimbra
Olhando os “outros” e nos vendo: debater o racismo através da análise de ilustrações de manuais escolares de história (Brasil e Portugal)
Luciane Ribeiro Dias Gonçalves, Marta Araújo e Silvia Rodríguez Maeso
26 de novembro de 2015, 02h30, Colégio Bissaya Barreto, Coimbra
Olhando os “outros” e nos vendo: debater o racismo através da análise de ilustrações de manuais escolares de história (Brasil e Portugal)
Luciane Ribeiro Dias Gonçalves, Marta Araújo e Silvia Rodríguez Maeso
23 de novembro de 2015, 10h10, Escola Secundária Júlio Dinis, Ovar
A Crise dos Refugiados na Europa e as mobilidades transnacionais
Carlos Nolasco, Elsa Lechner, Joana Sousa Ribeiro e Olga Solovova
19 de novembro de 2015, 11h30, Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, Figueira da Foz
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
19 de novembro de 2015, 11h00, Escola Secundária Adolfo Portela, Agueda
Deficiência e direitos humanos: do preconceito à emancipação social
Fernando Fontes
18 de novembro de 2015, 11h15, Agrupamento de Escolas de Pombal, Pombal
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
17 de novembro de 2015, 10h00, Agrupamento Escolas Marquês Marialva Cantanhede, Cantanhede
A Crise dos Refugiados na Europa e as mobilidades transnacionais
Carlos Nolasco, Elsa Lechner, Joana Sousa Ribeiro e Olga Solovova
12 de novembro de 2015, 10h00, escola secundária de Soure (Agrupamento de Escolas Martinho Árias - Soure), Soure
A União Europeia, as fronteiras e a problemática dos refugiados
Licínia Simão
11 de novembro de 2015, 10h15, Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, Cucujães - Oliveira de Azeméis
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
3 de novembro de 2015, 11h00, Escola Secundária Viriato, Abraveses, Viseu
Deficiência e direitos humanos: do preconceito à emancipação social
Fernando Fontes
22 de outubro de 2015, 10h15, Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, Coimbra
A Crise dos Refugiados na Europa e as mobilidades transnacionais
Carlos Nolasco, Elsa Lechner, Joana Sousa Ribeiro e Olga Solovova
11 de outubro de 2015, 09h30, Secundária Marques de Castilho, Águeda
Crime na Escola
Susana Costa

2014/2015


22 de maio de 2015, 12h00, Escola EB 2, 3 e Secundário Padre António Morais da Fonseca, Murtosa
Igualdade não é (só) assunto de mulheres...
Sílvia Roque e Teresa Maneca Lima
21 de maio de 2015, 12h00, Escola Secundária Infanta Dona Maria, Coimbra
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
15 de maio de 2015, 10h30, Agrupamento de Escolas D. Dinis, Santo Tirso
CSI à Portuguesa
Susana Costa
15 de maio de 2015, 08h30, Agrupamento de Escolas D. Dinis, Santo Tirso
CSI à Portuguesa
Susana Costa
13 de maio de 2015, 12h00, Agrupamento de escolas de Esgueira, Esgueira- Aveiro
Igualdade não é (só) assunto de mulheres...
Sílvia Roque e Teresa Maneca Lima
13 de maio de 2015, 10h00, Agrupamento de escolas de Esgueira, Esgueira- Aveiro
Igualdade não é (só) assunto de mulheres...
Sílvia Roque e Teresa Maneca Lima
13 de maio de 2015, 08h30, Agrupamento de Escolas de Mealhada - Escola Básica Nº2 da Pampilhosa, Pampilhosa do Botão
Testemunhos da Guerra Colonial Portuguesa: a História em filme
Bruno Sena Martins
8 de maio de 2015, 14h00, Escola Secundária Adolfo Portela, Águeda
Os caminhos de Alice e as alternativas para a Europa. Aprender e transformar a partir das inovações sociais e da diversidade do mundo
Alice Cruz, Aline Mendonça, Antoni Jesús Aguiló, Boaventura de Sousa Santos, Bruno Sena Martins, Catarina Antunes Gomes, Cecília MacDowell Santos, Cristiano Gianolla, Dhruv Pande, Élida Lauris, Eva Maria Garcia Chueca, Francisco Freitas, José Luis Exeni, José Manuel Mendes, Julia Suárez-Krabbe, Luciane Lucas dos Santos, Mara Bicas, Maria Paula Meneses, Maurício Hashizume, Raúl Fernández, Sara Araújo, Teresa Cunha e Tshepo Madlingozi
8 de maio de 2015, 10h00, Escola Básica Vale Aveiras, Aveiras de Cima - Azambuja
Deficiência e direitos humanos: do preconceito à emancipação social
Fernando Fontes
5 de maio de 2015, 10h30, Colégio José Álvaro Vidal/ Fundação CEBI, Alverca do Ribatejo
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
4 de maio de 2015, 11h45, Escola Secundária de Soure, Soure
Igualdade não é (só) assunto de mulheres...
Sílvia Roque e Teresa Maneca Lima
4 de maio de 2015, 10h00, Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, Leiria
Objetivos de Desenvolvimento do Milénio: sonho ou realidade?
Daniela Nascimento e Paula Duarte Lopes
23 de abril de 2015, 24h05, Dr. Manuel Fernandes, Abrantes
A CIDADE MÚLTIPLA: O desenvolvimento sustentável das cidades numa perspectiva multidisciplinar
António Olaio, Cláudia Pato de Carvalho, João Paulo Cardielos e Luísa Trindade
23 de abril de 2015, 14h00, Básica nº 2 da Pampilhosa do Agrupamento de Escolas da Mealhada, Pampilhosa
ABRIL vai à Escola
Maria Manuela Cruzeiro
22 de abril de 2015, 15h00, Nº2 da Pampilhosa do Agrupamento de Escolas da Mealhada, Pampilhosa do Botão
ABRIL vai à Escola
Maria Manuela Cruzeiro
22 de abril de 2015, 10h00, Escola Secundária de Monserrate, Viana do Castelo
ABRIL vai à Escola
Maria Manuela Cruzeiro
22 de abril de 2015, 03h15, Escola Secundária de Sta. Maria Maior, Viana do Castelo
ABRIL vai à Escola
Maria Manuela Cruzeiro
21 de abril de 2015, 15h00, Agrupamento de Escolas do Monte da Ola, Viana do Castelo
ABRIL vai à Escola
Maria Manuela Cruzeiro
20 de abril de 2015, 10h00, Escola Secundária de Gondomar - Agrupamento de Escolas n.º1 de Gondomar, Gondomar
Os caminhos de Alice e as alternativas para a Europa. Aprender e transformar a partir das inovações sociais e da diversidade do mundo
Alice Cruz, Aline Mendonça, Antoni Jesús Aguiló, Boaventura de Sousa Santos, Bruno Sena Martins, Catarina Antunes Gomes, Cecília MacDowell Santos, Cristiano Gianolla, Dhruv Pande, Élida Lauris, Eva Maria Garcia Chueca, Francisco Freitas, José Luis Exeni, José Manuel Mendes, Julia Suárez-Krabbe, Luciane Lucas dos Santos, Mara Bicas, Maria Paula Meneses, Maurício Hashizume, Raúl Fernández, Sara Araújo, Teresa Cunha e Tshepo Madlingozi
14 de abril de 2015, 09h30, Escola Secundária Adolfo Portela, Águeda
Economias Solidárias
Teresa Cunha
13 de abril de 2015, 14h05, Agrupamento Escolas Martinho Árias-Soure, Soure
Juventude, Precariedade e (Des)emprego: que avaliação na atual sociedade portuguesa?
Teresa Maneca Lima
13 de abril de 2015, 09h30, Escola Básica Integrada de Pereira - Agrupamento de escolas de Montemor-o-Velho, coimbra
Árvore das Memórias: Lugares e saberes do sul
Pedro Pereira Leite
9 de abril de 2015, 10h15, Escola Secundária Adolfo Portela, Águeda
A CIDADE MÚLTIPLA: O desenvolvimento sustentável das cidades numa perspectiva multidisciplinar
António Olaio, Cláudia Pato de Carvalho, João Paulo Cardielos e Luísa Trindade
8 de abril de 2015, 14h30, Escola Secundária da Boa Nova - Leça da Palmeira, Leça da Palmeira
Igualdade não é (só) assunto de mulheres...
Sílvia Roque e Teresa Maneca Lima
8 de abril de 2015, 12h00, Escola Secundária da Boa Nova - Leça da Palmeira, Leça da Palmeira
Igualdade não é (só) assunto de mulheres...
Sílvia Roque e Teresa Maneca Lima
20 de março de 2015, 10h00, Escola Secundária da Maia, Maia
A CIDADE MÚLTIPLA: O desenvolvimento sustentável das cidades numa perspectiva multidisciplinar
António Olaio, Cláudia Pato de Carvalho, João Paulo Cardielos e Luísa Trindade
19 de março de 2015, 15h00, Agrupamento Escolas de Cister, Alcobaça
Testemunhos da Guerra Colonial Portuguesa: a História em filme
Bruno Sena Martins
19 de março de 2015, 11h00, Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz, Figueira dab Foz
As prisões no Estado Novo (1933-1974)
Miguel Cardina
18 de março de 2015, 16h30, Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, Albergaria-a-Velha
As prisões no Estado Novo (1933-1974)
Miguel Cardina
18 de março de 2015, 10h25, Agrupamento de Escolas da Sertã, Sertã
Objetivos de Desenvolvimento do Milénio: sonho ou realidade?
Daniela Nascimento e Paula Duarte Lopes
17 de março de 2015, 11h15, Colégio Bissaya Barreto, Coimbra
As prisões no Estado Novo (1933-1974)
Miguel Cardina
16 de março de 2015, 12h00, Escola Secundária C/3ºCiclo do Ensino Básico Pinhal do Rei, Marinha Grande (Leiria)
As prisões no Estado Novo (1933-1974)
Miguel Cardina
13 de março de 2015, 15h30, Agrupamento de Escolas de Mêda, Mêda
As prisões no Estado Novo (1933-1974)
Miguel Cardina
13 de março de 2015, 14h30, Agrupamento de Escolas de Mêda, Mêda
As prisões no Estado Novo (1933-1974)
Miguel Cardina
13 de março de 2015, 04h30, Agrupamento de Escolas de Mêda, Mêda
As prisões no Estado Novo (1933-1974)
Miguel Cardina
12 de março de 2015, 10h15, Secundária Infanta Dona Maria, Coimbra
Migrantes nas malhas do crime: tráfico de seres humanos e auxílio à imigração ilegal
Maria João Guia
10 de março de 2015, 15h00, Escola secundária de Peniche, Peniche
Árvore das Memórias: Lugares e saberes do sul
Pedro Pereira Leite
9 de março de 2015, 10h00, Escola Secundária de Peniche, Peniche
Igualdade não é (só) assunto de mulheres...
Sílvia Roque e Teresa Maneca Lima
6 de março de 2015, 11h45, Escola Secundária de Peniche, Peniche
Objetivos de Desenvolvimento do Milénio: sonho ou realidade?
Daniela Nascimento e Paula Duarte Lopes
5 de março de 2015, 15h15, Secundária Infanta Dona Maria, Coimbra
Objetivos de Desenvolvimento do Milénio: sonho ou realidade?
Daniela Nascimento e Paula Duarte Lopes
4 de março de 2015, 15h40, Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Oliveira do Hospital
Juventude, Precariedade e (Des)emprego: que avaliação na atual sociedade portuguesa?
Teresa Maneca Lima
28 de fevereiro de 2015, 14h30, Escola Dr. João das Regras, Lourinhã
Orçamento Participativo: um exercício lúdico de cidadania na escola
Giovanni Allegretti, Maria Andréa Luz da Silva, Neiara Morais e Sofia Antunes
27 de fevereiro de 2015, 11h45, Escola Secundária de Peniche, Peniche
A CIDADE MÚLTIPLA: O desenvolvimento sustentável das cidades numa perspectiva multidisciplinar
António Olaio, Cláudia Pato de Carvalho, João Paulo Cardielos e Luísa Trindade
27 de fevereiro de 2015, 10h30, Escola Básica de Fãnzeres- Agrupamentos de Escolas de Santa Bárbara, Fânzeres
Deficiência e direitos humanos: do preconceito à emancipação social
Fernando Fontes
27 de fevereiro de 2015, 10h00, Escola Básica Eugénio de Castro, Coimbra
Economias Solidárias
Teresa Cunha
26 de fevereiro de 2015, 10h00, Escola Secundária Adolfo Portela, Águeda
Economias Solidárias
Teresa Cunha
25 de fevereiro de 2015, 10h15, Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, Coimbra
Testemunhos da Guerra Colonial Portuguesa: a História em filme
Bruno Sena Martins
25 de fevereiro de 2015, 10h00, Secundária da Maia, Maia
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
24 de fevereiro de 2015, 10h00, Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, Coimbra
O que esconde o armário? Cidadania íntima e modelos não convencionais de viver a intimidade
Ana Cristina Santos, Ana Lúcia Santos, Beatrice Gusmano, Hélia Santos, Luciana Moreira Silva, Pablo Pérez Navarro e Tatiana Motterle
19 de fevereiro de 2015, 02h30, Agrupamento de Escolas de Mealhada - Escola Básica nº2 da Pampilhosa, Pampilhosa
Migrações Internacionais - os fluxos migratórios dos jogadores de futebol
Carlos Nolasco
12 de fevereiro de 2015, 10h15, Escola Básica e secundária Quinta das Flores, Coimbra
As prisões no Estado Novo (1933-1974)
Miguel Cardina
11 de fevereiro de 2015, 10h45, Escola Secundária de Peniche, Peniche
Árvore das Memórias: Lugares e saberes do sul
Pedro Pereira Leite
10 de fevereiro de 2015, 15h00, Escola Secundária de Peniche, Peniche
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
10 de fevereiro de 2015, 10h30, Agrupamento de Escolas de Sardoal, Sardoal
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
3 de fevereiro de 2015, 11h50, Secundária de Viriato, Viseu
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
29 de janeiro de 2015, 09h00, Secundária Garcia de Orta, Foz - Porto
A CIDADE MÚLTIPLA: O desenvolvimento sustentável das cidades numa perspectiva multidisciplinar
António Olaio, Cláudia Pato de Carvalho, João Paulo Cardielos e Luísa Trindade
28 de janeiro de 2015, 08h30, Agrupamento de Escolas de Mealhada- EB2,3 de Mealhada, Coimbra
Migrações Internacionais - os fluxos migratórios dos jogadores de futebol
Carlos Nolasco
26 de janeiro de 2015, 03h05, Secundária de Albergaria-a-Velha, Albergaria-a-Velha
CSI à Portuguesa
Susana Costa
23 de janeiro de 2015, 10h10, Escola Secundária José Loureiro Botas, Vieira de Leiria
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
22 de janeiro de 2015, 15h00, Escola Básica de Montemor-o-Velho, Montemor-o-Velho
Deficiência e direitos humanos: do preconceito à emancipação social
Fernando Fontes
21 de janeiro de 2015, 10h15, Agrupamento de Escolas Serafim Leite, São João da Madeira
Igualdade não é (só) assunto de mulheres...
Sílvia Roque e Teresa Maneca Lima
19 de janeiro de 2015, 14h30, Escola Secundária D.ª Inês de Castro, Alcobaça
CSI à Portuguesa
Susana Costa
19 de janeiro de 2015, 10h30, Externato Cooperativo da Benedita, Benedita
CSI à Portuguesa
Susana Costa
15 de janeiro de 2015, 15h15, Infanta Dona Maria, Coimbra
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
14 de janeiro de 2015, 12h00, Secundária Infanta D. Maria, Coimbra
Igualdade não é (só) assunto de mulheres...
Sílvia Roque e Teresa Maneca Lima
12 de janeiro de 2015, 15h25, Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro, Coimbra
Deficiência e direitos humanos: do preconceito à emancipação social
Fernando Fontes
12 de janeiro de 2015, 14h15, Agrupamento de Escolas da Mealhada - Escola Básica Nº2 da Pampilhosa, Pampilhosa
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
12 de janeiro de 2015, 10h00, Agrupamento Escolas Martinho Árias-Soure, FORMOSELHA- Montemor-o-Velho
Objetivos de Desenvolvimento do Milénio: sonho ou realidade?
Daniela Nascimento e Paula Duarte Lopes
9 de janeiro de 2015, 10h00, Escola Secundária João Gonçalves Zarco, Matosinhos, Avenida Vilagarcia de Arosa
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
7 de janeiro de 2015, 14h30, Escola Básica e Secundária do Padrão da Légua, R. dos Fogueteiros, Custóias - Matosinhos
Igualdade não é (só) assunto de mulheres...
Sílvia Roque e Teresa Maneca Lima
7 de janeiro de 2015, 11h00, Escola Secundária Adolfo Portela, Águeda
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
7 de janeiro de 2015, 08h30, Agrupamento de Escolas de Mealhada- EB2,3 de Mealhada, Coimbra
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
6 de janeiro de 2015, 15h15, Escola Secundária de Lima-de-Faria, Cantanhede
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
5 de janeiro de 2015, 11h45, Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheirto, Caldas da Rainha
Igualdade não é (só) assunto de mulheres...
Sílvia Roque e Teresa Maneca Lima
5 de janeiro de 2015, 10h30, Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheirto, Caldas da Rainha
Igualdade não é (só) assunto de mulheres...
Sílvia Roque e Teresa Maneca Lima
15 de dezembro de 2014, 10h00, Agrupamento de escola de Martim de Freitas, Coimbra
Migrantes nas malhas do crime: tráfico de seres humanos e auxílio à imigração ilegal
Maria João Guia
10 de dezembro de 2014, 11h40, Escola Secundária de Peniche, Peniche
A CIDADE MÚLTIPLA: O desenvolvimento sustentável das cidades numa perspectiva multidisciplinar
António Olaio, Cláudia Pato de Carvalho, João Paulo Cardielos e Luísa Trindade
9 de dezembro de 2014, 10h15, Escola Secundária João Gonçalves Zarco, Matosinhos, Avenida Vilagarcia de Arosa
Igualdade não é (só) assunto de mulheres...
Sílvia Roque e Teresa Maneca Lima
3 de dezembro de 2014, 02h30, Gomes Teixeira, Porto
Testemunhos da Guerra Colonial Portuguesa: a História em filme
Bruno Sena Martins
2 de dezembro de 2014, 15h00, Escola Secundária de Peniche, Peniche
"Direitos LGBT são Direitos Humanos": ferramentas para combater a discriminação e a violência com base na homofobia e transfobia
Ana Cristina Santos, Ana Lúcia Santos, Beatrice Gusmano, Hélia Santos, Luciana Moreira Silva, Pablo Pérez Navarro e Tatiana Motterle
1 de dezembro de 2014, 11h50, Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha
"Direitos LGBT são Direitos Humanos": ferramentas para combater a discriminação e a violência com base na homofobia e transfobia
Ana Cristina Santos, Ana Lúcia Santos, Beatrice Gusmano, Hélia Santos, Luciana Moreira Silva, Pablo Pérez Navarro e Tatiana Motterle
1 de dezembro de 2014, 10h10, Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha
"Direitos LGBT são Direitos Humanos": ferramentas para combater a discriminação e a violência com base na homofobia e transfobia
Ana Cristina Santos, Ana Lúcia Santos, Beatrice Gusmano, Hélia Santos, Luciana Moreira Silva, Pablo Pérez Navarro e Tatiana Motterle
26 de novembro de 2014, 14h00, Secundária da Sertã
Juventude, Precariedade e (Des)emprego: que avaliação na atual sociedade portuguesa?
Teresa Maneca Lima
26 de novembro de 2014, 10h00, Secundária Infanta D. Maria, Coimbra
Igualdade não é (só) assunto de mulheres...
Sílvia Roque e Teresa Maneca Lima
21 de novembro de 2014, 14h00, Escola Secundária Adolfo Portela, Águeda
Juventude, Precariedade e (Des)emprego: que avaliação na atual sociedade portuguesa?
Teresa Maneca Lima
21 de novembro de 2014, 10h10, Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha
Quando o sonho americano é interrompido. O impacto da deportação na vida dos imigrantes
Katia Cardoso
18 de novembro de 2014, 15h00, Escola Secundária de Peniche, Peniche
Igualdade não é (só) assunto de mulheres...
Sílvia Roque e Teresa Maneca Lima
14 de novembro de 2014, 14h45, Escola Secundária de Peniche, Peniche
Juventude, Precariedade e (Des)emprego: que avaliação na atual sociedade portuguesa?
Teresa Maneca Lima
12 de novembro de 2014, 10h10, Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha
Árvore das Memórias: Lugares e saberes do sul
Pedro Pereira Leite
6 de novembro de 2014, 14h00, Básica de Montemor-o-Velho, Montemor-o-Velho
Economias Solidárias
Teresa Cunha
27 de outubro de 2014, 15h10, Esc Secundária Dr Mario Sacramento, Aveiro
Quando o sonho americano é interrompido. O impacto da deportação na vida dos imigrantes
Katia Cardoso
27 de outubro de 2014, 13h30, Esc Secundária Dr Mario Sacramento, Aveiro
Quando o sonho americano é interrompido. O impacto da deportação na vida dos imigrantes
Katia Cardoso
24 de outubro de 2014, 12h00, E.B.S. Dr. Ferreira da Silva, Cucujães, Oliveira de Azeméis
Juventude, Precariedade e (Des)emprego: que avaliação na atual sociedade portuguesa?
Teresa Maneca Lima
20 de abril de 2014, 14h25, EB de Eugénio de Castro, Coimbra
ABRIL vai à Escola
Maria Manuela Cruzeiro
2 de março de 2014, 14h00, Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara, Fânzeres (Gondomar)
Oficina de ambiente: uma teia de relações
Lays Paes e Silva e Lúcia de Oliveira Fernandes
2 de março de 2014, 12h30, Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara, Fânzeres (Gondomar)
Oficina de ambiente: uma teia de relações
Lays Paes e Silva e Lúcia de Oliveira Fernandes
2 de março de 2014, 11h30, Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara, Fânzeres (Gondomar)
Oficina de ambiente: uma teia de relações
Lays Paes e Silva e Lúcia de Oliveira Fernandes
2 de março de 2014, 10h30, Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara, Fânzeres (Gondomar)
Oficina de ambiente: uma teia de relações
Lays Paes e Silva e Lúcia de Oliveira Fernandes
2 de março de 2014, 09h30, Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara, Fânzeres (Gondomar)
Oficina de ambiente: uma teia de relações
Lays Paes e Silva e Lúcia de Oliveira Fernandes
24 de fevereiro de 2014, 10h00, Escola Secundária Camões, Lisboa
Árvore das Memórias: Lugares e saberes do sul
Pedro Pereira Leite
13 de fevereiro de 2014, 12h00, Secundária Infanta D. Maria, Coimbra
"Direitos LGBT são Direitos Humanos": ferramentas para combater a discriminação e a violência com base na homofobia e transfobia
Ana Cristina Santos, Ana Lúcia Santos, Beatrice Gusmano, Hélia Santos, Luciana Moreira Silva, Pablo Pérez Navarro e Tatiana Motterle

2013/2014


12 de junho de 2014, 02h00, Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), Coimbra
Deficiência, Corpo e Exclusão Social
Bruno Sena Martins, Lia Paiva, Marcia Moraes e Maria Rita Campello
5 de junho de 2014, 10h00, Agrupamento de Escolas da Mealhada, Escola nº2 de Pampilhosa, Pampilhosa
Oficina de ambiente: uma teia de relações
Lays Paes e Silva e Lúcia de Oliveira Fernandes
29 de maio de 2014, 14h30, Agrupamento Escolas Albergaria a Velha, Albergaria a Velha
Testemunhos da Guerra Colonial Portuguesa: a História em filme
Bruno Sena Martins
29 de maio de 2014, 10h00, Escola Secundária Jorge Peixinho, Quinta do Anjo
Os caminhos de Alice e as alternativas para a Europa. Aprender e transformar a partir das inovações sociais e da diversidade do mundo
Alice Cruz, Aline Mendonça, Antoni Jesús Aguiló, Boaventura de Sousa Santos, Bruno Sena Martins, Catarina Antunes Gomes, Cecília MacDowell Santos, Cristiano Gianolla, Dhruv Pande, Élida Lauris, Eva Maria Garcia Chueca, Francisco Freitas, José Luis Exeni, José Manuel Mendes, Julia Suárez-Krabbe, Luciane Lucas dos Santos, Mara Bicas, Maria Paula Meneses, Maurício Hashizume, Raúl Fernández, Sara Araújo, Teresa Cunha e Tshepo Madlingozi
21 de maio de 2014, 10h00, secundária infanta d. maria, coimbra
Juventude, Precariedade e (Des)emprego: que avaliação na atual sociedade portuguesa?
Teresa Maneca Lima
21 de maio de 2014, 08h30, Básica Eugénio de Castro, Coimbra
Testemunhos da Guerra Colonial Portuguesa: a História em filme
Bruno Sena Martins
8 de maio de 2014, 08h30, Básica Eugénio de Castro, Coimbra
ABRIL vai à Escola
Maria Manuela Cruzeiro
7 de maio de 2014, 10h00, Agrupamento de Escolas Soares Basto, Oliveira de Azeméis
ABRIL vai à Escola
Maria Manuela Cruzeiro
4 de maio de 2014, 14h00, EB 2/3 de Arazede - Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, Arazede - Montemor-o-Velho
ABRIL vai à Escola
Maria Manuela Cruzeiro
2 de maio de 2014, 14h00, Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, Leiria
Migrantes nas malhas do crime: tráfico de seres humanos e auxílio à imigração ilegal
Maria João Guia
2 de maio de 2014, 11h25, EB 2/3 de Arazede - Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, Arazede - Montemor-o-Velho
ABRIL vai à Escola
Maria Manuela Cruzeiro
30 de abril de 2014, 10h00, Agrupamento escolas Martinho Árias - Soure, Soure
ABRIL vai à Escola
Maria Manuela Cruzeiro
30 de abril de 2014, 09h00, Secundária Marques de Castilho, Águeda
"Direitos LGBT são Direitos Humanos": ferramentas para combater a discriminação e a violência com base na homofobia e transfobia
Ana Cristina Santos, Ana Lúcia Santos e Luciana Moreira Silva
29 de abril de 2014, 14h00, Colégio Bissaya Barreto, Bencanta - Coimbra
Oficina de ambiente: uma teia de relações
Lays Paes e Silva e Lúcia de Oliveira Fernandes
29 de abril de 2014, 10h20, Escola Secundária D. Duarte, Coimbra
As prisões no Estado Novo (1933-1974)
Miguel Cardina
28 de abril de 2014, 10h30, 2/3 Jorge de Montemor, Montemor-o-Velho
Testemunhos da Guerra Colonial Portuguesa: a História em filme
Bruno Sena Martins
28 de abril de 2014, 10h00, 2/3 Drº José Santos Bessa - Carapinheira, Carapinheira - Montemor-o-Velho
ABRIL vai à Escola
Maria Manuela Cruzeiro
28 de abril de 2014, 02h30, 2/3 Jorge de Montemor, Montemor
Testemunhos da Guerra Colonial Portuguesa: a História em filme
Bruno Sena Martins
24 de abril de 2014, 14h00, 2/3 Drº José Santos Bessa - Carapinheira, Carapinheira - Montemor-o-Velho, Montemor-o-Velho
ABRIL vai à Escola
Maria Manuela Cruzeiro
24 de abril de 2014, 10h15, Instituto Pedro Hispano, Granja do Ulmeiro, Soure
ABRIL vai à Escola
Maria Manuela Cruzeiro
23 de abril de 2014, 14h45, Secundária Marques de Castilho, Águeda
ABRIL vai à Escola
Maria Manuela Cruzeiro
23 de abril de 2014, 10h00, Escola Secundária Adolfo Portela, Águeda
ABRIL vai à Escola
Maria Manuela Cruzeiro
4 de abril de 2014, 15h00, Biblioteca Municipal de Mêda/ Agrupamento de Escolas de Meda, Meda
ABRIL vai à Escola
Maria Manuela Cruzeiro
4 de abril de 2014, 14h00, Biblioteca Municipal de Mêda/ Agrupamento de Escolas de Meda, Mêda
ABRIL vai à Escola
Maria Manuela Cruzeiro
4 de abril de 2014, 11h00, Biblioteca Municipal de Mêda/ Agrupamento de > Escolas de Meda, Mêda., Meda
ABRIL vai à Escola
Maria Manuela Cruzeiro
3 de abril de 2014, 14h00, Agrupamento de escolas de montemor-o-velho, Montemor-o-velho
CSI à Portuguesa
Susana Costa
3 de abril de 2014, 10h00, Agrupamento de Escolas da Sertã, Sertã
Migrações Internacionais - os fluxos migratórios dos jogadores de futebol
Carlos Nolasco
28 de março de 2014, 16h00, Escola Secundária de Estarreja (Agrupamento), Estarreja, Estarreja
"Direitos LGBT são Direitos Humanos": ferramentas para combater a discriminação e a violência com base na homofobia e transfobia
Ana Cristina Santos, Ana Lúcia Santos e Luciana Moreira Silva
26 de março de 2014, 14h00, Agrupamento de Escolas Martinho Árias - Soure, Soure
Tráfico laboral em Portugal: desafios e direitos
Elisabete Pessanha e Madalena Duarte
25 de março de 2014, 14h00, Agrupamento de Escolas Martinho Árias - Soure, Soure
Migrantes nas malhas do crime: tráfico de seres humanos e auxílio à imigração ilegal
Maria João Guia
24 de março de 2014, 15h00, Escola Secundária de Estarreja (Agrupamento), Estarreja
"Direitos LGBT são Direitos Humanos": ferramentas para combater a discriminação e a violência com base na homofobia e transfobia
Ana Cristina Santos, Ana Lúcia Santos e Luciana Moreira Silva
20 de março de 2014, 10h20, Dr. Manuel Fernandes, Abrantes
Igualdade em diálogo
Mónica Lopes e Sara Portovedo
12 de março de 2014, 11h00, Agrupamento de Escolas da Murtosa, Murtosa
Juventude, Precariedade e (Des)emprego: que avaliação na atual sociedade portuguesa?
Teresa Maneca Lima
10 de março de 2014, 14h30, Escola Secundária de Pombal (Agrupamento de Escolas de Pombal), Pombal
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
26 de fevereiro de 2014, 10h00, Escola Secundária de Pombal (Agrupamento de Escolas de Pombal), Pombal
As prisões no Estado Novo (1933-1974)
Miguel Cardina
21 de fevereiro de 2014, 10h00, Escola Secundária de Peniche, Peniche
As prisões no Estado Novo (1933-1974)
Miguel Cardina
13 de fevereiro de 2014, 17h00, Escola E. B. 2, 3 Marquês de Pomba, Pombal
Oficina de ambiente: uma teia de relações
Lays Paes e Silva e Lúcia de Oliveira Fernandes
13 de fevereiro de 2014, 16h00, Escola E. B. 2, 3 Marquês de Pomba, Pombal
Oficina de ambiente: uma teia de relações
Lays Paes e Silva e Lúcia de Oliveira Fernandes
13 de fevereiro de 2014, 15h00, Escola E. B. 2, 3 Marquês de Pomba, Pombal
Oficina de ambiente: uma teia de relações
Lays Paes e Silva e Lúcia de Oliveira Fernandes
13 de fevereiro de 2014, 12h00, Escola E. B. 2, 3 Marquês de Pomba, Pombal
Oficina de ambiente: uma teia de relações
Lays Paes e Silva e Lúcia de Oliveira Fernandes
13 de fevereiro de 2014, 11h00, Escola E. B. 2, 3 Marquês de Pomba, Pombal
Oficina de ambiente: uma teia de relações
Lays Paes e Silva e Lúcia de Oliveira Fernandes
13 de fevereiro de 2014, 10h00, Escola E. B. 2, 3 Marquês de Pombal, Pombal
Oficina de ambiente: uma teia de relações
Lays Paes e Silva e Lúcia de Oliveira Fernandes
13 de fevereiro de 2014, 8h25 - 16h55, Escola E. B. 2, 3 Marquês de Pombal, Pombal
Oficina de ambiente: uma teia de relações
Lays Paes e Silva e Lúcia de Oliveira Fernandes
13 de fevereiro de 2014, 00h00, Escola E. B. 2, 3 Marquês de Pomba, Pombal
Oficina de ambiente: uma teia de relações
Lays Paes e Silva e Lúcia de Oliveira Fernandes
4 de fevereiro de 2014, 14h00, Secundária Infanta D. Maria, Coimbra, Coimbra
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
4 de fevereiro de 2014, 10h15, Secundária Infanta Dona Maria, Coimbra
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
29 de janeiro de 2014, 14h45, Secundária Marques de Castilho, Águeda
Juventude, Precariedade e (Des)emprego: que avaliação na atual sociedade portuguesa?
Teresa Maneca Lima
23 de janeiro de 2014, 14h00, Agrupamento de Escola de Oliveira de Frades, Oliveira de Frades
Juventude, Precariedade e (Des)emprego: que avaliação na atual sociedade portuguesa?
Teresa Maneca Lima
22 de janeiro de 2014, 14h45, Secundária Marques de Castilho, Águeda
Tráfico laboral em Portugal: desafios e direitos
Elisabete Pessanha e Madalena Duarte
21 de janeiro de 2014, 15h00, Escola Secundária de Peniche, Peniche
Juventude, Precariedade e (Des)emprego: que avaliação na atual sociedade portuguesa?
Teresa Maneca Lima
20 de janeiro de 2014, 14h00, Escola dos 2º e 3º Ciclos com Sec. Padre António Morais Fonseca, Murtosa
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
15 de janeiro de 2014, 14h45, Secundária MArques de Castilho, Águeda
"Problema" meu? Mulheres, deficiência e estigma
Ana Cristina Santos, Ana Lúcia Santos, Bruno Sena Martins, Cláudia Nogueira e Fernando Fontes
14 de janeiro de 2014, 14h30, Martinho Árias - Soure, Soure
Juventude, Precariedade e (Des)emprego: que avaliação na atual sociedade portuguesa?
Teresa Maneca Lima
8 de janeiro de 2014, 10h00, Secundária Marques de Castilho, Águeda
Objetivos de Desenvolvimento do Milénio: sonho ou realidade?
Daniela Nascimento e Paula Duarte Lopes
8 de janeiro de 2014, 02h00, Secundária Marques de Castilho, Águeda
Migrantes nas malhas do crime: tráfico de seres humanos e auxílio à imigração ilegal
Maria João Guia
13 de dezembro de 2013, 15h00, Escola Secundária de Peniche, Peniche
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
13 de dezembro de 2013, 12h00, Sec. Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
11 de dezembro de 2013, 14h00, Secundária Marques de Castilho, Águeda
Tráfico laboral em Portugal: desafios e direitos
Elisabete Pessanha e Madalena Duarte
11 de dezembro de 2013, 10h00, Martinho Árias - Soure, Soure
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
10 de dezembro de 2013, 15h25, Secundária Infanta D. Maria, Coimbra
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
9 de dezembro de 2013, 14h30, Agrupamento de Escola Martim de Freitas, Coimbra
Igualdade em diálogo
Mónica Lopes e Sara Portovedo
9 de dezembro de 2013, 14h00, 3º ciclo e Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha
Igualdade em diálogo
Mónica Lopes e Sara Portovedo
3 de dezembro de 2013, 14h00, Agrupamento de Escolas Finisterra, Cantanhede, Cantanhede, Cantanhede
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
3 de dezembro de 2013, 02h00, Agrupamento de Escolas Finisterra, Cantanhede, Cantanhede
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
2 de dezembro de 2013, 10h00, Agrupamento de escolas do cerco, Porto
Migrantes nas malhas do crime: tráfico de seres humanos e auxílio à imigração ilegal
Maria João Guia
28 de novembro de 2013, 14h00, Escola Secundária D. Duarte - Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, Coimbra
Migrações Internacionais - os fluxos migratórios dos jogadores de futebol
Carlos Nolasco
28 de novembro de 2013, 11h50, Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, Abrantes
Quando o sonho americano é interrompido. O impacto da deportação na vida dos imigrantes
Katia Cardoso
27 de novembro de 2013, 14h45, Secundária Marques de Castilho, Águeda
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
22 de novembro de 2013, 10h00, Escola Secundária de Peniche, Av. 25 de Abril 2520-202 Peniche
As vozes femininas no Atlântico Negro. O que a arte e literatura podem oferecer
Fabrice Schurmans
20 de novembro de 2013, 14h45, Secundária Marques de Castilho, Águeda
Igualdade em diálogo
Mónica Lopes e Sara Portovedo
20 de novembro de 2013, 10h00, Secundária Garciade Orta, Porto
Juventude, Precariedade e (Des)emprego: que avaliação na atual sociedade portuguesa?
Teresa Maneca Lima
19 de novembro de 2013, 15h00, Escola Secundária de Peniche, Peniche
Os caminhos de Alice e as alternativas para a Europa. Aprender e transformar a partir das inovações sociais e da diversidade do mundo
Alice Cruz, Aline Mendonça, Antoni Jesús Aguiló, Boaventura de Sousa Santos, Bruno Sena Martins, Catarina Antunes Gomes, Cecília MacDowell Santos, Cristiano Gianolla, Dhruv Pande, Élida Lauris, Eva Maria Garcia Chueca, Francisco Freitas, José Luis Exeni, José Manuel Mendes, Julia Suárez-Krabbe, Luciane Lucas dos Santos, Mara Bicas, Maria Paula Meneses, Maurício Hashizume, Raúl Fernández, Sara Araújo, Teresa Cunha e Tshepo Madlingozi
12 de novembro de 2013, 10h00, Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha
Juventude, Precariedade e (Des)emprego: que avaliação na atual sociedade portuguesa?
Teresa Maneca Lima
31 de outubro de 2013, 08h30, Escola Profissional Raul Dória, Porto
Juventude, Precariedade e (Des)emprego: que avaliação na atual sociedade portuguesa?
Teresa Maneca Lima
22 de outubro de 2013, 14h00, Escola Profissional Raul Dória, Porto
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
14 de março de 2013, 11h30, Secundária Oliveira Junior, S.João da Madeira
Migrantes nas malhas do crime: tráfico de seres humanos e auxílio à imigração ilegal
Maria João Guia

2012/2013


5 de julho de 2013, 11h50, Eb 2,3 c/ Sec José Falcão, Miranda do Corvo
Objetivos de Desenvolvimento do Milénio: sonho ou realidade?
Daniela Nascimento e Paula Duarte Lopes
5 de junho de 2013, 14h00, Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, Miranda do Corvo
Objetivos de Desenvolvimento do Milénio: sonho ou realidade?
Daniela Nascimento e Paula Duarte Lopes
27 de maio de 2013, 14h30, Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, Albergaria-a-Velha
ABRIL vai à Escola
Maria Manuela Cruzeiro
17 de maio de 2013, 10h00, Escola secundária Dr. Manuel Fernandes, Abrantes
Migrantes nas malhas do crime: tráfico de seres humanos e auxílio à imigração ilegal
Maria João Guia
15 de maio de 2013, 14h00, Escola Secundária Marques de Castilho, Águeda
Testemunhos da Guerra Colonial Portuguesa: a História em filme
Bruno Sena Martins
15 de maio de 2013, 08h25, Secundária José Estêvão, Aveiro
Minas a explodir nos substantivos": poesia da guerra colonial
Hélia Santos, Luciana Moreira Silva, Margarida Calafate Ribeiro e Mónica Silva
10 de maio de 2013, 14h00, Agrupamento de Escolas Coimbra Centro - Escola Secundária de Jaime Cortesão, Coimbra
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
9 de maio de 2013, 14h30, Escola Secundária Marques de Castilho, Águeda
Objetivos de Desenvolvimento do Milénio: sonho ou realidade?
Daniela Nascimento e Paula Duarte Lopes
9 de maio de 2013, 10h00, Agrupamento de escolas de Castelo de Paiva, Castelo de Paiva
Migrantes nas malhas do crime: tráfico de seres humanos e auxílio à imigração ilegal
Maria João Guia
8 de maio de 2013, 14h00, Colégio Bissaya Barreto, Coimbra
ABRIL vai à Escola
Maria Manuela Cruzeiro
7 de maio de 2013, 03h30, Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, Abrantes
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
26 de abril de 2013, 10h00, Escola Secundária C/3 Ciclo do Ensino Básico Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz
As prisões no Estado Novo (1933-1974)
Miguel Cardina
24 de abril de 2013, 14h00, Escola Secundária Marques de Castilho, Águeda
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
24 de abril de 2013, 11h00, Escola Secundária C/3 Ciclo do Ensino Básico Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz
As prisões no Estado Novo (1933-1974)
Miguel Cardina
24 de abril de 2013, 10h30, Escola Secundária de Montemor- o-Velho, Montemor-o-Velho
ABRIL vai à Escola
Maria Manuela Cruzeiro
22 de abril de 2013, 10h30, EBI de Pereira, Montemor-o-Velho
ABRIL vai à Escola
Maria Manuela Cruzeiro
17 de abril de 2013, 14h00, Escola Secundária Marques de Castilho, Águeda
Ciências Sociais e Humanidades: uma introdução
Carlos Nolasco
16 de abril de 2013, 12h00, Secundária Infanta D. maria, Coimbra
Migrantes nas malhas do crime: tráfico de seres humanos e auxílio à imigração ilegal
Maria João Guia
15 de abril de 2013, 11h50, José Estevão, Aveiro
Minas a explodir nos substantivos": poesia da guerra colonial
Hélia Santos, Luciana Moreira Silva, Margarida Calafate Ribeiro e Mónica Silva
12 de abril de 2013, 12h00, Secundária de Adolfo Portela, Águeda
Objetivos de Desenvolvimento do Milénio: sonho ou realidade?
Daniela Nascimento e Paula Duarte Lopes
14 de março de 2013, 10h30, Agrupamento de Escolas da Sertã, Sertã
Objetivos de Desenvolvimento do Milénio: sonho ou realidade?
Daniela Nascimento e Paula Duarte Lopes
6 de março de 2013, 12h30, Escola Secundária da Mealhada, Mealhada
Minas a explodir nos substantivos": poesia da guerra colonial
Hélia Santos, Luciana Moreira Silva, Margarida Calafate Ribeiro e Mónica Silva
6 de março de 2013, 08h30, Escola Secundária da Mealhada, Mealhada
Minas a explodir nos substantivos": poesia da guerra colonial
Hélia Santos, Luciana Moreira Silva, Margarida Calafate Ribeiro e Mónica Silva
19 de fevereiro de 2013, 10h20, Escola Secundária da Mealhada, Mealhada
Juventude, Precariedade e (Des)emprego: que avaliação na atual sociedade portuguesa?
Teresa Maneca Lima
14 de fevereiro de 2013, 10h20, Fernando Namora, Condeixa
Dar voz às doenças: o papel das associações de doentes na promoção dos direitos
Marta Roriz
6 de fevereiro de 2013, 12h00, Secundária de Adolfo Portela, Águeda
As prisões no Estado Novo (1933-1974)
Miguel Cardina
5 de fevereiro de 2013, 14h00, Secundária Dr. Mário Sacramento, Aveiro
Orçamento Participativo: um exercício lúdico de cidadania na escola
Giovanni Allegretti, Maria Andréa Luz da Silva, Maria Margareth Lins Rossal, Neiara Morais e Sofia Antunes
31 de janeiro de 2013, 14h00, Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha
Orçamento Participativo: um exercício lúdico de cidadania na escola
Giovanni Allegretti, Maria Andréa Luz da Silva, Maria Margareth Lins Rossal, Neiara Morais e Sofia Antunes
30 de janeiro de 2013, 11h30, Agrupamento de Escolas Martinho Arias - Soure, Soure
Igualdade em diálogo
Mónica Lopes e Sara Portovedo
23 de janeiro de 2013, 08h30, Escola Prof. Raul Dória, Porto
Tráfico laboral em Portugal: desafios e direitos
Elisabete Pessanha e Madalena Duarte
22 de janeiro de 2013, 10h15, Escola Prof. Raul Dória, Porto
Tráfico laboral em Portugal: desafios e direitos
Elisabete Pessanha e Madalena Duarte
11 de janeiro de 2013, 14h30, Agrupamento de Escolas Martinho Arias - Soure, Soure
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
8 de janeiro de 2013, 10h30, Agrupamento de escolas de Mirandela, Mirandela
Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo
Daniela Nascimento
6 de dezembro de 2012, 14h00, EB Jorge de Montemor, Montemor - o- Velho
Orçamento Participativo: um exercício lúdico de cidadania na escola
Giovanni Allegretti, Maria Andréa Luz da Silva, Maria Margareth Lins Rossal, Neiara Morais e Sofia Antunes
6 de dezembro de 2012, 12h00, nº2 de Pampilhosa, Pampilhosa
Orçamento Participativo: um exercício lúdico de cidadania na escola
Giovanni Allegretti, Maria Andréa Luz da Silva, Maria Margareth Lins Rossal, Neiara Morais e Sofia Antunes
5 de dezembro de 2012, 10h10, Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha
Quem entra na cena do crime deixa sempre a sua marca 
Susana Costa
28 de novembro de 2012, 14h30, EBI de Pereira, Coimbra
Orçamento Participativo: um exercício lúdico de cidadania na escola
Giovanni Allegretti, Maria Andréa Luz da Silva, Maria Margareth Lins Rossal, Neiara Morais e Sofia Antunes
23 de novembro de 2012, 10h00, Quinta das Flores, Coimbra
Migrações e Fronteiras
Carlos Nolasco

2011/2012


15 de maio de 2012, 09h00, Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo, Leiria
Oficina de Poesia
Graça Capinha, Luciana Moreira Silva e Rita Grácio
9 de maio de 2012, 22h00, escola secundaria de Jaime Cortesão, Coimbra
Nós e os outros: migrações, o mundo e a "casa"
Elsa Lechner e Marina Galvanese
9 de maio de 2012, 14h00, secundária indanta d. maria, coimbra
"Direitos LGBT são Direitos Humanos": ferramentas para combater a discriminação e a violência
Ana Cristina Santos
8 de maio de 2012, 10h15, Instituto Pedro Hispano, Granja do ulmeiro- Soure
"Direitos LGBT são Direitos Humanos": ferramentas para combater a discriminação e a violência
Ana Cristina Santos
2 de maio de 2012, 10h00, Secundária Emídio Navarro, Viseu
Justiças, Sociedades e Transformação
Conceição Gomes, Élida Lauris, Maria Paula Meneses e Tiago Ribeiro
27 de abril de 2012, Sessão repete 14:30, Agrupamento de Escolas da Mealhada, Mealhada
ABRIL vai à Escola
Maria Manuela Cruzeiro
24 de abril de 2012, 20h00, Secundária de Jaime Cortesão, Coimbra
ABRIL vai à Escola
Maria Manuela Cruzeiro
24 de abril de 2012, 14h00, Secundária de Jaime Cortesão, Coimbra
ABRIL vai à Escola
Maria Manuela Cruzeiro
19 de abril de 2012, 10h15, Instituto Pedro Hispano, Granja do Ulmeiro, Soure
A Construção Social das Masculinidades
Ana Cristina Santos
18 de abril de 2012, 20h00, escola secundaria de Jaime Cortesão, Coimbra
A odisseia do princípio da igualdade no Direito de Família em Portugal
Patrícia Branco e Paula Casaleiro
18 de abril de 2012, 20h00, escola secundaria de Jaime Cortesão, Coimbra
Do Familly Guy ao Twitter: media, violências e interculturalidade
Sofia José Santos
18 de abril de 2012, 10h20, Secundária de Jaime Cortesão, Coimbra
Do Familly Guy ao Twitter: media, violências e interculturalidade
Sofia José Santos
17 de abril de 2012, 16h30, Básica e Secundária de Macedo de Cavaleiros, Macedo de Cavaleiros
Do Familly Guy ao Twitter: media, violências e interculturalidade
Sofia José Santos
17 de abril de 2012, 10h00, Agrupamento de Escolas de Soure, Soure
ABRIL vai à Escola
Maria Manuela Cruzeiro
13 de abril de 2012, 14h30, Agrupamento Escolas S. João de Loure, S. João de Loure
Testemunhos da Guerra Colonial Portuguesa: a História em filme
Bruno Sena Martins
13 de abril de 2012, 10h00, Colégio de Nossa Senhora de Fátima, Leiria
Nós e os outros: migrações, o mundo e a "casa"
Elsa Lechner e Marina Galvanese
12 de abril de 2012, 11h45, Secundária de Emídio Navarro, Viseu
"Minas a explodir nos substantivos": poesia da guerra colonial
Hélia Santos, Luciana Moreira Silva, Margarida Calafate Ribeiro e Mónica Silva
11 de abril de 2012, 08h30, Escola Básica 2/3 Jorge de Montemor, Montemor-o-Velho
Oficina de Poesia
Graça Capinha, Luciana Moreira Silva e Rita Grácio
5 de abril de 2012, 10h20, Secundária de Jaime Cortesão, Coimbra
Deficiência e exclusão social em Portugal
Aleksandra Berg, Bruno Sena Martins e Fernando Fontes
27 de março de 2012, 10h30, Agrupamento de Escolas da Mealhada, MEALHADA
ABRIL vai à Escola
Maria Manuela Cruzeiro
23 de março de 2012, 10h30, Agrupamento de Escolas de Tondela/ Escola Secundária de Molelos, Molelos- Tondela
Nós e os outros: migrações, o mundo e a "casa"
Elsa Lechner e Marina Galvanese
22 de março de 2012, 14h30, Colégio São Teotónio, Coimbra
Deficiência e exclusão social em Portugal
Aleksandra Berg, Bruno Sena Martins e Fernando Fontes
20 de março de 2012, 15h00, Agrupamento de Escolas de Ansião, Ansião
Ficheiros secretos da Guerra Colonial: Alianças escondidas, mapas imaginados.
Bruno Sena Martins, Celso Braga Rosa e Maria Paula Meneses
20 de março de 2012, 10h00, Agrupamento de Escolas de Ansião, Ansião
Ficheiros secretos da Guerra Colonial: Alianças escondidas, mapas imaginados.
Bruno Sena Martins, Celso Braga Rosa e Maria Paula Meneses
19 de março de 2012, 19h30, Agrupamento de Escolas de Soure, Soure
ABRIL vai à Escola
Maria Manuela Cruzeiro
18 de março de 2012, 10h15, Instituto Pedro Hispano, Granja do Ulmeiro, Soure
Deficiência e exclusão social em Portugal
Aleksandra Berg, Bruno Sena Martins e Fernando Fontes
16 de março de 2012, 10h00, Agrupamento de Escolas de Soure
Nós e os outros: migrações, o mundo e a "casa"
Elsa Lechner e Marina Galvanese
15 de março de 2012, 15h00, Agrupamento de Escolas de Soure, Soure
Quando o sonho americano é interrompido. O impacto da deportação na vida dos imigrantes
Katia Cardoso
13 de março de 2012, 00h00, Agrupamento de Escolas de Soure, Soure
As prisões no Estado Novo (1933-1974)
Miguel Cardina
8 de março de 2012, 11h45, Secundária de Emídio Navarro, Viseu
Do Familly Guy ao Twitter: media, violências e interculturalidade
Sofia José Santos
7 de março de 2012, 14h15, Secundária com 2.º e 3.º CEB da Quinta das Flores, Coimbra
Testemunhos da Guerra Colonial Portuguesa: a História em filme
Bruno Sena Martins
2 de março de 2012, 14h30, EBS Dr. Pascoal José de Mello, Ansião
Ficheiros secretos da Guerra Colonial: Alianças escondidas, mapas imaginados.
Bruno Sena Martins, Celso Braga Rosa e Maria Paula Meneses
24 de fevereiro de 2012, 10h30, Secundária Fernando Namora, Condeixa
Nós e os outros: migrações, o mundo e a "casa"
Elsa Lechner e Marina Galvanese
23 de fevereiro de 2012, 10h10, Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, Condeixa-a-Nova
Nós e os outros: migrações, o mundo e a "casa"
Elsa Lechner e Marina Galvanese
16 de fevereiro de 2012, 16h00, Secundária de Emídio Navarro, Viseu
A odisseia do princípio da igualdade no Direito de Família em Portugal
Patrícia Branco e Paula Casaleiro
10 de janeiro de 2012, 10h00, Agrupamento de Escolas de Soure
Deficiência e exclusão social em Portugal
Aleksandra Berg, Bruno Sena Martins e Fernando Fontes
4 de janeiro de 2012, 10h30, Secundária Fernando Namora, Condeixa-a-Nova
Deficiência e exclusão social em Portugal
Aleksandra Berg, Bruno Sena Martins e Fernando Fontes
16 de dezembro de 2011, 19h00, Agrupamento de Escolas de Soure
Ficheiros secretos da Guerra Colonial: Alianças escondidas, mapas imaginados.
Bruno Sena Martins, Celso Braga Rosa e Maria Paula Meneses
13 de dezembro de 2011, 12h00, Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, Montemor-o-Velho - Coimbra
Deficiência e exclusão social em Portugal
Aleksandra Berg, Bruno Sena Martins e Fernando Fontes
12 de dezembro de 2011, 10h20, Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, Pereira - Coimbra
Deficiência e exclusão social em Portugal
Aleksandra Berg, Bruno Sena Martins e Fernando Fontes
5 de dezembro de 2011, 15h10 e 16h55, Escola Secundária Emídio Navarro de Viseu
Conhecer com o Corpo
Berta Teixeira
2 de dezembro de 2011, 13h40, Secundária João da Silva Correia, S.João da Madeira
Deficiência e exclusão social em Portugal
Aleksandra Berg, Bruno Sena Martins e Fernando Fontes


Notícias e resultados


26 de Julho de 2013
O Novo sítio do CES vai à Escola já se encontra em linha. Com uma nova imagem, o sítio do Ces Vai à Escola aloja uma plataforma onde os professores podem efetuar o agendamento de sessões. 

15 de Julho de 2013
O novo cartaz de divulgação do Ces vai à Escola já se encontra disponível. O novo cartaz será distribuído pela comunidade escolar. 

1 de Julho de 2013
O Ces vai à Escola recebeu uma visita técnica de uma comitiva da Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil, em representação da Pró-Reitoria da Extensão daquela universidade. A delegação constituída por 5 docentes daquela universidade, foi chefiada por Maria Lúcia Melo Teixeira de Souza, Substituta Eventual do Pró-Reitor. A visita deveu-se à identificação do Ces vai à Escola  por parte da Pro-Reitoria da Extensão, como um projeto inovador no domínio da extensão, e, portanto, prenhe de potencialidades para ser replicado noutros contextos institucionais. Em sentido contrário, a coordenação do Ces vai à Escola teve uma riquíssima oportunidade para conhecer mais do excelente trabalho que se tem feito na UFF, e no Brasil, no domínio das atividades de extensão.