I Encontro de trabalho

“Novo tempo” na educação? Como? O futuro é já aqui!

12 e 16 de junho - 14h-17h (GMT +01) | 07 de julho - 18h-20h (GMT +01) | 2021

Evento em formato digital

Apresentação

O Laboratório de Reflexão e Acção na formação docente reúne um grupo de professores/as, estudantes de cursos de formação de professores/as e pesquisadores/as de distintas instituições de Portugal e do Brasil que se dedicam a investigar as suas práticas, na perspectiva colectiva, de forma a contribuir para a revisão dos modelos de formação docente.

Podemos dizer, metaforicamente, que somos um grupo transatlântico. Ocupamos um lugar virtual entre dois países com muitas histórias, Portugal e Brasil. Contrariamos avisos de distanciamentos, mesmo respeitando-os, e encontramo-nos numa ilha! Um lugar nosso, onde nos organizamos como equipa. É para esse lugar que vos convidamos.

Propomos um encontro virtual para reflectirmos colectivamente as mudanças que a pandemia de Covid-19 nos impôs. Estamos a procurar outras gramáticas, e de condições de expressá-las através de experiências fronteiriças entre a criação artística e científica.

Estamos há mais de um ano a reescrever de forma radical as nossas histórias neste planeta. Desde que a pandemia começou, arregaçámos as mangas e procurámos responder aos desafios como soubemos e pudemos, como nos foi possível. Mas não poderemos voltar ao que éramos antes, nunca podemos. As experiências marcam-nos, não é possível esquecê-las.

E interrogamo-nos: o que sabemos, nós estudantes e professores/as, das nossas histórias destes últimos meses? Como poderemos formular novas condições de aprendizagens se não partilhando as experiências que vivemos desde então? O que aprendemos nestes últimos meses? Conseguiremos ser diferentes depois de tudo isso?

Ora, são as histórias destes tempos que precisamos contar. Antes falávamos em “nova escola”. E agora? O que fazer?

Este Seminário procura criar, através de trabalhos de investigação coletiva, contribuições para os desafios atuais da educação em tempos de distanciamentos social para países com distintas realidades como Portugal e Brasil. Está organizado em quatro oficinas centradas em dimensões que se interligam quando pensamos Educação - formação docente, avaliação, comunidades educadoras e identidades e currículos e práticas pedagógicas - e uma roda de conversa onde se debaterá o trabalho colaborativo produzido em cada oficina.

Público-alvo: todas as pessoas comprometidas com uma visão de educação transformadora, inclusiva, crítica e criativa. Professoras/es no activo ou em formação, do pré-escolar ao ensino universitário, estudantes e famílias, de Portugal e do Brasil.

Datas importantes

Inscrições: 3 a 19 de maio de 2021

Comunicação de aceitação das inscrições: até dia 2 de junho de 2021

Oficinas 1 e 2: 12 de junho de 2021 (14h-17h)