Racismo em Português – o lado esquecido do colonialismo

Joana Gorjão Henriques (Jornal Público)

11 de maio de 2017, 14h30

Sala 2, CES | Alta

Resumo

Depois de mais de 100 entrevistas e reportagens nos cinco países africanos colonizados por Portugal, Racismo em Português - o lado esquecido do colonialismo reflecte sobre as marcas deixadas nos territórios ocupados. Procurou-se ouvir a versão africana da história colonial recente, e fazer uma reflexão sobre a forma como o racismo foi usado para dominar. É o início de uma conversa com quem está interessado em ter uma visão crítica do colonialismo.

Nota biográfica

Joana Gorjão Henriques nasceu em Lisboa, em 1975.  ​É autora do Livro “Racismo em Português – o lado esquecido do colonialismo”,  ​edições Tinta da China​. ​Entrou para o jornal Público no final de 1999. Trabalhou durante dez anos na Cultura, tendo participado no lançamento do novo suplemento cultural Ípsilon. Em 2009 ​ganhou ​ a bolsa de um ano para jornalistas da Nieman Foundation​,​ na Universidade de Harvard,​ e em 2010 foi estudar Sociologia na London School of Economics, em Londres. Nestes dois anos focou a sua investigação académica nas relações raciais e étnicas. Escreve para o PÚBLICO​ sobre várias áreas e é autora de artigos de opinião para o jornal inglês The Guardian​ e para o site americano The Root. As suas reportagens têm-se centrado em histórias de direitos humanos e de discriminação​.​ ​Participou em inúmeros debates sobre o seu livro, em Portugal e no estrangeiro, tendo sido convidada da conferência sobre "novas direcções na África Lusófona", na Universidade de Oxford, Reino Unido, em Novembro de 2016​.

Organização: CROME - Memórias cruzadas, políticas do silêncio: as guerras coloniais e de libertação em tempos pós-coloniais e MEMOIRS - Filhos de Império e Pós-memórias Europeias (projetos ERC)