Maio 2017
Belo Horizonte, Brasil, 31 de maio a 4 de junho de 2017

Giovanni Allegretti é convidado da UFMG como orador no Seminário “Rumo A Um Salto De Escala No Envolvimento Dos Cidadaos Nas Politicas Publicas? Desafios E Ambiguidades Das Experiências Italianas e Portuguesas”, no âmbito das atividades do novo Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação coordenado por Leonardo Avritzer.

Lisboa, Portugal, 30 de maio de 2017

Bruno Sena Martins efetua a apresentação da obra «Deficientes das Forças Armadas – a geração da rutura», uma edição da Associação dos Deficientes das Forças Armadas,  no auditório Jorge Maurício, na sede nacional da ADFA, pelas 14H30.

Bordéus, França, 29 de maio a 2 de junho de 2017

Elísio Estanque visita a Science Po – Universidade de Bordeaux, no âmbito do programa de mobilidade Erasmus+, onde participou em atividades do Departemento de Sociologia: «Journée d’ Études de L’Axe Identification: Les emotions en sciences sociales» e participa no colóquio «La posterité de l’oevre d’Émile Durkheim (1858-1917)». Campus Victoire.

Milão, Itália, 29 de maio de 2017

Giovanni Allegretti participa da apresentação pública do novo ciclo do Orçamento participativo da Câmara de Milão, no âmbito do Projecto EMPATIA.

Roma, Itália, 25 e 26 de maio de 2017

Giovanni Allegretti coorganiza alguns seminários no âmbito da BIENNALE DELLO SPAZIO PUBBLICO para apresentar projetos ligados ao Doutoramento “Democracia no Século XXI” e ao Projecto EMPATIA.

Coimbra, Portugal, 25 de maio de 2017

António Manuel Nunes, José António Bandeirinha e Walter Rossa intervêm na conferência «Por um novo Palácio da Justiça para Coimbra» que decorre no Salão Nobre do Tribunal da Relação de Coimbra, pelas 18h00.

Lisboa, 24 de maio de 2017 Ver

Conceição Gomes e Paula Fernando participam na Conferência “Reforma da Jurisdição Administrativa e Fiscal”, na qual apresentam o estudo do Observatório Permanente da Justiça «Justiça e eficiência: o caso dos tribunais administrativos e fiscais», organizada pelo Ministério da Justiça, na Torre do Tombo.

Florença, Itália, 23 e 24 de maio de 2017

Giovanni Allegretti coorganiza com a Autoridade Independente para a Garantia e a Promoção da participação da Região da Toscânia uma visita de campo de três dias aos processos participativos toscanos para integrantes da Associação de Municipios e Regiões da Suécia, que tem lugar em Firenze, Livorno e Gavorrano.

Pádua, Itália, 19 e 20 de maio de 2017

Giovanni Allegretti participa como orador no Mestrado "Governo delle reti dello sviluppo locale", na Universidade de Pádua.

Milão, Itália, 19 de maio de 2017

Giovanni Allegretti participa na conferência de imprensa de lançamento da nova edição do Orçamento Participativo, cuja plataforma é coordenada pela equipa do projeto EMPATIA.

Montreal, Canadá, 18 de maio de 2017

Tramor Quemeneur apresenta a comunicação «Post-mémoires de la guerre d'Algérie dans la société française contemporaine», no Congrès international des associations francophones de science politique, intitulado Flux et Frontières. Réponses politiques et identitaires, que irá decorrer na Faculté de Science Politique et de Droit Université du Québec.

Aveiro, Portugal, 17 a 19 de maio de 2017

Nancy Duxbury apresenta a comunicação «CREATOUR: Creative Tourism Destination Development in Small Cities and Rural Areas», no conferência internacional «INVTUR 2017: Co-Creating the Future of Tourism», que irá decorrer na Universidade de Aveiro.

Águeda, Portugal, 17 e 18 de maio de 2017

Giovanni Allegretti coorganiza a oficina regional da Rede das Autarquias Participativas que inclui uma sessão dedicada à plataforma EMPATIA e ao jogo “Empaville”.

Londres, Reino Unido, 17 e 18 de maio de 2017

Elísio Estanque participu na 9th TURI Conference on Industrial Relations and Trade Unions. European Trade Union Institute and Labour Research Department. London: UNISON Centre.

Dili, Timor-Leste, 17 de maio de 2017

Como reconhecimento do seu contributo na luta pela autodeterminação do Povo Timorense, Teresa Cunha é condecorada com a «Ordem de Timor-Leste». A distinção será entregue por Taur Matan Ruak, Presidente da República de Timor-Leste, em cerimónia pública.

Roma, Itália, 15 e 16 de maio de 2017

Luca Verzelloni é orador convidado no seminário “Training to leadership:
leaders training needs”, organizado pelo European Judicial Training Network (EJTN).

Liubliana, Eslovénia, 12 de maio de 2017

Giovanni Allegretti é orador convidado no Seminário Internacional Regional Conference on Public Participation in the Budget Process, organizado pela GIFT (Global Initiative for Fiscal Transparency), a Slovenian Court of Audit e o Senado da Eslovénia.

Lisboa, Portugal, 12 de maio de 2017

Giovanni Allegretti participa num juri de Doutoramento em Sociologia no ISCTE-IUL.

Lisboa, Portugal, 10 a 12 de maio de 2017

Francisco Freitas é docente convidado da 2ª Escola de Verão em Análise de Dados Qualitativos Assistida por Computador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Lisboa, Portugal, 10 de maio de 2017

Giovanni Allegretti participa como formador num seminário de formação sobre o Orçamento Participativo para a equipa do OPJ-PT (o processo de Orçamento Participativo do Governo Português, no âmbito do Desporto e Políticas da Juventude).

Milão, Itália, 9 de maio de 2017

Giovanni Allegretti participa como orador num seminário de formação da Universidade IULM sobre Orçamento Participativo.

Porto, Portugal, 4 de maio de 2017

Elísio Estanque integrou mesa-Redonda com João Teixeira Lopes, no âmbito dos «Diálogos Quotidianos Estudantis na FPCEUP». Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Lisboa, Portugal, 3 a 5 de maio de 2017

Giovanni Allegretti coorganiza com a Rede das Autarquias Participativas Portuguesas uma visita de campo de três dias aos OP portugueses da Associação de Municípios e Regiões da Suécia, que tem lugar em Lisboa e Cascais.