Curso de Formação Avançada

A Crise do Trabalho: instituições, políticas e movimentos

9 e 10 de setembro; 16 e 17 de setembro

CES-Lisboa, Picoas Plaza, Rua do Viriato 13, Lj. 117/118

Enquadramento: Os mercados de trabalho em geral e o português em especial são atravessados por inúmeras transformações, quase todas apontando para sinais de perturbação das relações laborais. Este curso pretende tratar, sob diversas perspectivas (académicas, institucionais, sindicais, etc.), os impactos da crise do trabalho no domínio das suas instituições, políticas e movimentos.

Formadores: Alan Stoleroff, Elísio Estanque, Francisco Madelino, Giovanni Alves, Hermes Augusto Costa, Ilona Kovács, Vítor Coelho, Jorge Leite, José Maria Castro Caldas, Manuel Carvalho da Silva, Maria da Paz Campos Lima, Vieira da Silva, Sara Falcão Casaca. 

Públicos-alvo: dirigentes empresariais e sindicais; membros de associações; agentes da concertação social; quadros do IEFP; gestores de recursos humanos; activistas sindicais; estudantes, cientistas sociais, etc.


Programa

9 de Setembro (sexta, 18h-21h)
- Trabalho, Desigualdades e Precariedades, Elísio Estanque (CES-FEUC) e Giovanni Alves (UNESP-SP, Brasil)

10 de Setembro (sábado, 10h-13h)
- Inovação, flexibilidades e oportunidades, Ilona Kovács (ISEG), Sara Falcão Casaca (ISEG)

10 de Setembro (sábado, 14h-17h)
- Desafios à economia e ao direito do trabalho perante a crise, José Maria Castro Caldas (CES), Jorge Leite (FDUC)

16 de Setembro (sexta, 18h-21h)
- Políticas de emprego e combate ao desemprego, Vieira da Silva (ex-Ministro do Trabalho e da Economia), Francisco Madelino (IEFP/ISCTE)

17 de Setembro (sábado, 10h-13h)
- Trabalho e Sindicalismo: que saídas? Hermes Augusto Costa (CES-FEUC), Alan Stoleroff (ISCTE)

17 de Setembro (sábado, 14h-17h)
Mesa Redonda (Moderação: Elísio Estanque/ Hermes Augusto Costa)
- Os bloqueios da contratação colectiva e as respostas necessárias, Manuel Carvalho da Silva (CES/CGTP), Vítor Coelho (UGT), Maria da Paz Campos Lima (ISCTE)


Duração do curso: 18 horas
 

INSCRIÇÕES ESGOTADAS


Coordenação: Elísio Estanque, Hermes Augusto Costa e Manuel Carvalho da Silva | Organização: POSTRADE (Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades)

NOTA: Os formandos receberão no início do curso uma pasta com documentação do CES e textos de apoio. No final, terão direito a um Certificado de Participação.