Ordem de Timor-Leste

Timor-Leste distingue Teresa Cunha

Abril de 2017

Teresa Cunha, investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, vai ser condecorada por Timor-Leste com a «Ordem de Timor-Leste». A distinção irá ser entregue por Taur Matan Ruak, Presidente da República de Timor-Leste, numa cerimónia pública que decorrerá em Díli, no dia 17 de maio. Esta atribuição procura reconhecer o seu contributo na luta pela autodeterminação do Povo Timorense.

Sobre Teresa Cunha
Nasceu no Huambo em Angola e vive em Coimbra. Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra, desenvolve atualmente o projeto pós-doutoral Women InPower Women. Democracy, dignity and good-living in Mozambique, South Africa and Brazil. É investigadora sénior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Professora na Escola Superior de Educação de Coimbra, Formadora Sénior dos Centros Europeus de Juventude do Conselho da Europa e presidente da ONGD «Acção para a Justiça e Paz».

Estudou teologia, filosofia, ciências da educação e sociologia. Os seus interesses de investigação são feminismos e pós-colonialismos no Índico; mulheres na transição pós-bélica, seguranças e memórias; economias feministas; direitos humanos.

Publicou os seguintes livros: «Women inPower Women. Outras Economias criadas e lideradas por mulheres do sul não-imperial»; «Ensaios pela Democracia. Justiça, dignidade e bem-viver»; «Never Trust Sindarela. Feminismos, Pós-colonialismos, Moçambique e Timor-Leste; Elas no Sul e no Norte»; «Vozes das Mulheres de Timor»; «Timor-Leste: Crónica da Observação da Coragem»; «Feto Timor Nain Hitu - Sete Mulheres de Timor»; «Andar Por Outros Caminhos»; «Raízes da ParticipAcção», para além de artigos em revistas científicas e capítulos de livros em vários países e línguas.