Apresentação

A delegação do CES em Lisboa, criada em setembro de 2009, contribui e reforça as atividades de extensão do Centro de Estudos Sociais, assim como parcerias e ações de cooperação no plano nacional e iniciativas de internacionalização.
 


O CES Lisboa, pela natureza da sua localização, é uma base de apoio às atividades do CES e dos seus investigadores, aos seus projetos de investigação, às atividades de extensão deles decorrentes, aos contactos com a comunicação social, assim como, à realização de Summer Schools, às atividades de formação avançada para quadros médios e superiores do setor público, empresas e de organizações sociais.

O CES Lisboa é também um polo vocacionado para a promoção de parcerias para a investigação e para intervenção cívica com outros centros de investigação e com instituições e outras organizações nacionais e internacionais.

Intervindo em articulação com o Observatório sobre Crises e Alternativas, o CES Lisboa afirma, no espaço público, interpretações contra-hegemónicas das crises e de alternativas que favoreçam respostas emancipadoras fundamentalmente em quatro domínios temáticos: i) dinâmicas no mundo do trabalho; ii) relações entre finança e economia; iii) Estado Social e políticas sociais; iv) Estado, governação e democracia. A investigação desenvolvida nestas áreas, tem sido disseminada seja em livros, cadernos, barómetros, seja em debates públicos, servindo de fundamento à reflexão em debates muitas vezes organizados em partilha com outras organizações e instituições, em Lisboa e outras localidades. 

Discurso de inauguração - Boaventura de Sousa Santos