Seminar

Democracy and violence in the University: the university praxis in Brazil and Portugal

António Ribeiro de Almeida Júnior

Catarina Martins

Teresa Cunha

May 14, 2018, 15h00

Room 2, CES | Alta

Resumo

As praxes universitárias têm vindo a suscitar amplos debates sobre a sua função social, a visão do mundo que transportam e, sobretudo, sobre as múltiplas violências físicas, simbólicas e discursivas com que se revestem. Apesar disso, prevalece ainda um certo senso comum que parece ser dominado pela ideia de que as praxes universitárias são práticas despolitizadas dominadas apenas pelo  jogo e a festa dos colectivos estudantis.

Com este seminário pretendemos discutir, por um lado, as evidências que mostram as praxes universitárias como práticas de violência e de erosão da democracia intelectual e política; por outro lado, ao colocar em diálogo análises feitas em Portugal e no Brasil, poder-se-á perceber múltiplas dimensões e diferenciações que estão inscritas nestas práticas para poder imaginar mais democracia na universidade contemporânea.

Programa:

Apresentação do tema e dos/as investigadores/as convidados/as - Teresa Cunha - CES - Portugal

Apresentação sobre as praxes universitárias no Brasil - António Ribeiro de Almeida Júnior - USP  - Brasil

Apresentação sobre as praxes universitárias em Portugal - Catarina Martins - CES - Portugal

Debate

Notas biográficas

Teresa Cunha. Nascida no Huambo em Angola é doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra. É investigadora sénior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra onde ensina em vários Cursos de Doutoramento; co-coordena o Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP), os ciclos do Gender Workshop e Oficinas das Epistemologias do Sul e o Programa de Investigação Epistemologias do Sul. É investigadora associada do CODESRIA e do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. Em 2017 , foi agraciada com a Ordem de Timor-Leste pelo Presidente da República Democrática de Timor-Leste. Os seus interesses de investigação são feminismos e pós-colonialismos; mulheres transição pós- bélica, paz e memórias; outras economias e economias feministas; direitos humanos. Tem publicados vários livros e artigos científicos em diversos países e línguas dos quais se destacam: Women InPower Women. Outras Economias criadas e lideradas por mulheres do sul não-imperial; Never Trust Sindarela. Feminismos, Pós-colonialismos, Moçambique e Timor- Leste; Ensaios pela Democracia. Justiça, dignidade e bem-viver; Elas no Sul e no Norte; Vozes das Mulheres de Timor; Timor-Leste: Crónica da Observação da Coragem; Feto Timor Nain Hitu - Sete Mulheres de Timor»; Andar Por Outros Caminhos e Raízes da ParticipAcção.

António Ribeiro de Almeida Júnior  é Professor Titular do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) - Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (DIVERSITAS) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) - USP. Ex-Coordenador da Comissão de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada da ESALQ/CENA - USP. Ex-Coordenador do Curso de Gestão Ambiental da ESALQ - USP. Consultor da CAPES. Doutor em Sociologia pela FFLCH - USP. Autor de três livros sobre a praxe universitária e de diversos artigos científicos sobre o tema.

Catarina Martins é Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Investigadora do Centro de Estudos Sociais. Foi leitora, durante vários anos, na Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar. É Doutorada em Literatura Alemã pela Universidade de Coimbra (2008). Tem publicado sobre temas de estudos feministas e pós-coloniais, literatura comparada, literatura de expressão alemã e literaturas africanas, em particular de mulheres. De entre as suas actuais áreas de investigação destacam-se os estudos pós-coloniais e os estudos feministas, associados a temas e problemáticas das literaturas e culturas. É docente em programas de Doutoramento em Estudos Feministas, Estudos Pós-Coloniais e Estudos de Literatura e Cultura.