Gender workshop

Procura-se! género na biblioteca pública: ler, estar, classificar, representar

Paula Sequeiros (CES)

25 de maio de 2017, 17h00

Sala 2, CES | Alta

Resumo

A biblioteca é instituição genderizada marcada por representações paradoxais, estereotípicas e de sentido comum – por exº, ler é coisa de mulheres e as mulheres procuram literatura “fácil”; literatura séria não inclui tópicos LGBTQ; sexo é assunto que se encobre com outros ou é “abertamente” coisa da medicina.

Catalogar, classificar, organizar e usar espaços físicos e virtuais refletem, por sua vez, tanto permanências históricas sobre o que é a ciência, a literatura, a leitura, como incorporam nas práticas biblioteconómicas a ideia de que os dispositivos sócio-técnicos usados ora são sem género ora são universais masculinos. A atual Classificação Decimal Universal CDU) não só não integrou classes previstas noutras versões nacionais como eliminou classes importantes para visibilizar e legitimar as questões de género, constantes da edição anterior.

Por onde pára a não-conformidade e a resistência a estes constrangimentos?

A concretização da igualdade de direitos requer, ao nível mais básico, a superação dos constrangimentos tanto à liberdade de expressão como de acesso à expressão e o acesso a um serviço público de leitura, para dar corpo a uma biblioteca pública que reconheça as questões de género, e respeite as diferenças e a diversidade nas práticas e nas representações.

[ Para ter acesso ao plano da apresentação e aos artigos em discussão deverá enviar um e-mail para gw@ces.uc.pt]

Nota biográfica

Paula Sequeiros é pós-doutoranda (CES, UC) com o projeto A biblioteca no tempo: bibliotecas dos paradigmas do impresso, do oral e do digital; doutorada em Sociologia (FLUP), mestra em Sociedad de la Información y del Conocimiento (Universitat Oberta de Catalunya), pós-grad. em Ciências Documentais e licenciada em História (FLUP). A sua pesquisa incidiu sobre usos e práticas nas bibliotecas públicas na sua relação com a leitura e as novas tecnologias. Investigadora Associada do Instituto de Sociologia, UP. Foi bibliotecária e professora na área da Biblioteconomia. Foi membro do Executive Board e Editora para Portugal do Repositório de Acesso Aberto e-LIS onde se podem encontrar as suas publicações.