Sessão cinematográfica e debate

«Operação Angola: Fugir para Lutar» de Diana Andringa

21 de março de 2017, 21h30

Teatro da Cerca de São Bernardo (Coimbra)

Resumo

Projeção do documentário no âmbito do ciclo de seminários abertos “Guerras da Memória”. A sessão contará com a presença da realizadora, tem entrada gratuita e inclui uma conversa com o público após a exibição do filme.

O documentário aborda a fuga de Portugal de um conjunto de cerca de 60 estudantes das então colónias portuguesas – entre os quais os ex-presidentes de Cabo Verde e Moçambique, Pedro Pires e Joaquim Chissano, e os ex-primeiros-ministros de Angola e Moçambique, Fernando Van Dunen e Pascoal Mocumbi –, realizada em Junho de 1961. Os estudantes procuravam escapar à repressão pela polícia política da ditadura portuguesa, a PIDE, evitar a mobilização militar ou juntar-se aos movimentos de libertação.

Esta fuga contou com o apoio do Conselho Mundial das Igrejas e a participação activa de uma organização ecuménica radicada em França, a CIMADE. “Operação Angola” (que era também o nome de código dado à missão) refaz essa viagem, guiada pelo actor Miguel Hurst, filho de um dos casais participantes na fuga – Jorge e Isabel Hurst – e inclui depoimentos de vários outros fugitivos.

O filme foi editado em 2015, é uma co-produção luso-moçambicana e é um dos mais recentes trabalhos da Persona Non Grata Pictures, de António Ferreira e Tathiani Sacilotto

Trailer do filme

.