Seminário Aberto do ECOSOL-CES

Errando é que se aprende, será? Os circuitos curtos agroalimentares

Eber Quiñonez

José João Rodrigues

5 de junho de 2017, 14h30

Sala 2, CES | Alta

Resumo

Partindo de algumas experiências de circuitos curtos agroalimentares em Portugal, pretendemos aprofundar o conhecimento sobre esta área da economia solidária, através do confronto entre as distintas definições conceptuais de circuitos curtos, e as  modalidades e variações existentes no terreno. Visamos, desta forma, abrir um diálogo entre as dimensões teórias e as dimensões práticas do fenómeno, entre a reflexão académica e o saber-prático dos atores e dos ativistas.

Notas biográficas

Eber Quiñonez é Doutorando em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Mestre em Sociologia pela mesma Faculdade e Graduado em Psicologia Social pela Universidade de São Carlos de Guatemala. É membro do Grupo ECOSOL-CES e pesquisa nas áreas da sociologia rural, economia solidária, pequena produção agrícola e agricultura familiar, meio-ambiente e desenvolvimento territorial.

José João Rodrigues é um ativista do desenvolvimento local, tem uma vasta experiência como consultor e animador de projetos de associativismo, atividades artesanais e redes colaborativas locais; dinamiza o Projecto Casa do Sal da Figueira da Foz, destinado a criar e explorar produtos e serviços ligados à salinicultura; e foi um pioneiro dos circuitos curtos com a criação da iniciativa AgriCabaz.

Atividade no âmbito do Grupo de Estudos sobre Economia Solidária (ECOSOL) do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra