Colloquium

The ethics of students and tolerance of teachers before academic fraud in higher education institutions

May 8 and 9, 2014, 10h00

Faculty of Economics of the University of Coimbra


Entrada livre com inscrição obrigatória.

Dia 8 de maio

14h00 – Sessão de abertura

  • João Gabriel Silva – Reitor da Universidade de Coimbra
  • Filipe Almeida - Coordenador do Projeto
  • José Reis - Diretor da FEUC
  • Silvia Rodríguez Maeso - Vice-Presidente do Conselho Científico do CES


14h30 – Mesa Redonda | Ética na sociedade e nas Instituições de Ensino Superior

  • Michelle Bergadaà | Production de mémoire et de thèse: la tentation du plagiat
  • Hermano Thiry-Cherques | Fraude acadêmica discente e contexto moral
  • Teresa Estrela | A ética  docente entre o ideal e o real
  • Jacques Hallak | Ethique et Fraude dans l’enseignement superieur: A la recherche de noveaux modes de regulation
  • Moderação: Ana Seixas

 

Dia 9 de maio

9h30Ética e fraude no ensino superior em Portugal
Políticas institucionais de prevenção e combate à fraude académica

  • Jude Caroll | Untangling the management of student plagiarism from issues of ethics, fraud and cheating:  lessons from experience in European higher education
  • Muriel Poisson | Les institutions d’enseignement supérieurs et les chartes éthiques
  • Christelle Cotton |  Politique de lutte contre le plagiat: Une approche participative étudiants-université
  • Luís Adriano Oliveira | A Ética como Objeto de Ensino
  • Moderação: Paulo Gama


14h30 – Mesa redonda | Fraude e plágio no Ensino Superior em Portugal
Aurora Castro Teixeira
Equipa do projeto: Ana Seixas, Denise Esteves, Eva Vicente, Filipe Almeida, Paulo Gama, Paulo Peixoto, Ulisses Neves Rafael.

 

As apresentações realizadas em francês têm tradução simultânea para português.

 

Evento realizado no âmbito de um projeto financiado pelo ERDF através do COMPETE – Competitive Factors Operational Programme e pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do projeto  “A ética dos alunos e a tolerância de professores e instituições perante a fraude académica no ensino superior"  - FCOMP-01-0124-FEDER-014424 e PTDC/CPE-CED/115915/2009, desenvolvido pelo Centro de Estudos Sociais.