Seminário Internacional

Religião: Diálogo, Política, Preconceito

Dia 14 de dezembro: 09h00-13h00 | 14h30-16h00 // Dia 15 de dezembro: 9h00-13h00

Sala 1, CES-Coimbra

André Leonardo Chevitarese (IH-UFRJ)
http://lattes.cnpq.br/8607821911525405
Graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestre em História Social pela Universidade Federal do rio de Janeiro; Doutor em antropologia pelo Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo; Pós-Doutor pela Universidade de Campinas com ênfase no diálogo entre História e Arqueologia, onde é professor visitante no Programa de Pós-graduação em História. Atualmente é Professor Associado do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-Graduação em História Comparada. Tenho me voltado para o estudo das experiências religiosas, em particular, na área do Cristianismo e membro do conselho editorial da Revista do Jesus histórico e suas Recepções, bem como autor e organizador de diversas publicações entre livros e artigos. Coordena o grupo de pesquisa do CNPq do laboratório de Estudos sobre Religião e Poder da Universidade federal do rio de Janeiro.

Haroldo Reimer (UEG/PUC-GO)
http://lattes.cnpq.br/4174125300857603
Doutor em Teologia pela KirchlicheHochschuleBethel, Alemanha (1986-1990); Professor titular no Departamento de Filosofia e Teologiana Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás); Docente permanente no Programa de Pós-Graduação strictosensu em Ciências da Religião (Mestrado e Doutorado) e no Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado); docente colaborador no Mestrado em Direito, Desenvolvimento e Relações Internacionais da PUC Goiás; Professor e Reitor da Universidade Estadual de Goiás; Pesquisador com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (2012-2015); Líder de grupo de pesquisa no CNPq;  Professor horista no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG); Avaliador ad hoc do INEP-MEC (institucional e de cursos de graduação); Avaliador ad hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa de Goiás (FAPEG); Coordenador adjunto da Área de Filosofia/Teologia daCAPES; Bacharel emTeologia pela Escola Superior de Teologia (EST), São Leopoldo, RS (1980 a 1984); Licenciado em Filosofia pela Universidade Católicade Goiás (2002 a 2004); Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2006-2010); Pós-doutorado (em andamento) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Participação em programa de estudo em Arqueologia pela Universidade de TelAviv, Israel(1987) e em Teologia na República Democrática Alemã (1988); Editor da revista Fragmentos de Cultura (PUC Goiás); Membro de Conselho Editorial da Interpretação Bíblica Latino-Americana (RIBLA - português e espanhol) e da revista Caminhos (PUC Goiás);  Membro do conselho editorial da revista Sapiência, da UEG de Iporá; Membro do conselho consultivo da revista Protestantismo em Revista; Autor e organizador de muitas publicações (livros e artigos); Tradutor; Temas de pesquisa: Bíblia, Antigo Testamento, Hermenêutica, Ecologia, Religião e Direito na Antiguidade.

José Claudio Souza Alves (PROEXT-UFRRJ)
http://lattes.cnpq.br/0745043741317989
Possui graduação em Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Brusque (1983), mestrado em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor associado e pró-reitor de extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em violência urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Baixada Fluminense, criminalidade, sociologia da religião, igreja católica - pastorais sociais e Comunidades Eclesiais de Base, movimento Fé e Política, segregação sócio-espacial, grupos de extermínio e milícias e os povos afrodescendentes, temo sobre o qual tem se debruçado nos últimos anos que lhe renderam vários artigos e livros publicados.

André Luis Barroso (PPGH-UNICAMP/POLICREDOS-CES-UC/SEEDUC-RJ)
http://lattes.cnpq.br/0466146822739635
Professor Docente I da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro desde 2007, Graduado e Licenciado em Filosofia pela Universidade do estado do Rio de Janeiro; Especialista em História do Brasil pela União Social Camilianae FAFI-ES, Mestre em História Comparada pelo Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Doutoramento em História Cultural pela Universidade de Campinas/POLICREDOS-Centro de Estudos sociais da Universidade de Coimbra-Portugal. Autor de vários artigos científicos cujo tema é o Jesus histórico, o diálogo inter-religioso e o combate ao fundamentalismo. Autor de capítulos de livros. Membro do grupo de fé e Política no Estado do rio de janeiro e compõe o grupo de pesquisa do CNPq do Grupo de Pesquisa de História das Idéias - Religião e Poder do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ivoni Richter Reimer (DTF-PPCR-PUC-GO)
http://lattes.cnpq.br/2861371052102699
Doutora em Teologia e FIlosofia pela Universidade de Kassel (Alemanha, 1990). Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Interdisciplinar, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Departamento de Filosofia e Teologia - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião; docente no Mestrado em História Cultural). Pesquisadora do CNPq. Pastora ordenada da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Fez graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia em São Leopoldo e Estudos de Teologia pela Faculdade de Teologia Bethel (Alemanha). Tem experiência na área de Teologia e Ciências da Religião, com ênfase em Bíblia, Sociedade e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: exegese, hermenêutica bíblica e feminista, espiritualidade, Novo Testamento, mundo sócio-cultural e bíblia, movimento de Jesus, ecologia, movimentos sociais, relações de gênero e literatura sagrada, Direitos Humanos, história antiga e Bíblia. Autora de vários livros, capítulos e organização de livros, de artigos em revistas especializadas em Teologia, Religião e Hermenêutica (RIBLA, EstTeol, EstBibl, Caminhos, Fragmentos de Cultura, Schlangenbrut, Caminos, Caminhando). É tradutora. Foi professora de Teologia na Universidade Metodista do Rio de Janeiro, no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (RJ) e no Instituto de Filosofia e Teologia (GO). Assessora do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), do Serviço de Animação Bíblica (SAB das ed. Paulinas). Já realizou vários projetos de pesquisa, com produção acadêmico-científica e popular. No momento, seus projetos em andamento são "O movimento de Jesus nos Evangelhos Sinóticos"; "Literatura Sagrada, Saúde e Gênero"; e "Mulheres nas Origens do Cristianismo" (PROPE-PUC Goiás). É membro-fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB) e de StreitgängerInnen (Alemanha)