Seminário

«Que força é essa?!» Manifestações de protesto, democracia e mudança

Alexandre de Sousa Carvalho

Carlos Fraião

Gui Castro Felga

José Manuel Mendes

José Sena Goulão

Raquel Freire

30 de maio de 2012, 14h30

Sala 1, CES-Coimbra


Enquadramento

Na atual conjuntura política, económica e social, marcada pela austeridade, novas expressões reivindicativas têm fortalecido os movimentos de descontentamento. Em várias partes do mundo, esse amplo movimento traduz-se em formas de reação organizadas que refletem um crescente mal-estar social e que procuram constituir-se como armas carregadas de esperança na mudança.

Os protestos são um recurso político de grupos sociais “sem poder”, usados para exprimir o direito à manifestação, à participação e à liberdade de expressão e emergem no espaço público moldados a partir de formatos criativos, dramáticos, mas também repletos de humor, cor, palavras e música.

Neste contexto, a sociedade portuguesa parece hesitar entre a memória da nação valente e o conformismo dos brandos costumes, entre a esperança num povo que mais ordene e a acomodação que sustentou, no passado recente, 48 anos de ditadura. As manifestações de protesto, tendo-se multiplicado e diversificado, dão sinais de que continuam a esbarrar numa cultura social e política que conserva traços de resignação e de fechamento democrático.

Num tempo de mudanças profundas, em que a própria democracia se encontra em discussão, importa questionar as potencialidades desta forma de ação coletiva perguntando: afinal, de que nos serve protestar?

 

Programa

Intervenções de:

Alexandre de Sousa Carvalho
, Protesto “Geração à Rasca” e Movimento 12 de Março
Carlos Fraião, Advogado
Gui Castro Felga, Arquiteta
José Manuel Mendes, investigador do CES
José Sena Goulão, Fotógrafo da Agência Lusa
Raquel Freire, IAC- Iniciativa por uma Auditoria Cidadã à Dívida Pública


Intervalo
 

Debate com Painel de convidados/as e público assistente | Moderação: Ana Raquel Matos


Equipa: Ana Raquel Matos , Pedro Araújo, Sílvia Portugal e Susana Costa

Organização: Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade (NECES) e Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades  (POSTRADE)