Conferência de Abertura do Ciclo de Conferências "Cidadania e Desenvolvimento: a governação e a organização do sistema de justiça"

Linhas Estratégicas da Nova Reforma Judiciária

Paula Teixeira da Cruz (Ministra da Justiça)

23 de outubro de 2012, 15h00

Anfiteatro 3.1, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Nota biográfica

Paula Teixeira da Cruz nasceu em Luanda, em 1960. É licenciada em Direito e foi advogada.

Foi docente de Direito Administrativo na Faculdade de Direito de Lisboa e na Universidade Livre de Lisboa, de 1983 a 1987, no Instituto de Estudos Financeiros e Fiscais, até 1992, e em diversos cursos de pós-graduação.

Integrou júris e comissões de avaliação de propostas no âmbito dos sucessivos Regimes de Contratação Pública, foi vogal da Comissão de Fiscalização do Instituto de Gestão Informática e Financeira do Ministério da Saúde, membro suplente da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos (CADA), integrou a lista de Árbitros do Centro de Mediação, Peritagens e Arbitragens Voluntárias do Conselho Nacional de Profissões Liberais e foi representante do Conselho Geral da Ordem dos Advogados na Comissão de Análise de Adequação do Ensino Universitário às Necessidades da Profissão de Advogado.

Foi membro do Conselho Superior do Ministério Público de 1999 a 2003, membro do Conselho Geral da Ordem dos Advogados de 2002 a 2005 e membro do Conselho Superior de Magistratura de 2003 a 2005.

É membro da Associação Portuguesa de Direito Europeu (APDE), da Associação para o Progresso do Direito e da Associação Portuguesa de Arbitragem.

No PSD, foi membro da Comissão Política Nacional (1997-1998), Vice-Presidente da Comissão Política Nacional (2005-2006), Presidente da Comissão Política Distrital de Lisboa e Vice-Presidente da Comissão Política Nacional.

Foi Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa de 1998 a 2002 (sem pelouro) e Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa de 2005 a 2009.

Mais informação: http://www.portugal.gov.pt/pt/os-ministerios/ministerio-da-justica/conheca-a-equipa/ministra/paula-teixeira-da-cruz.aspx